sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Melhor equipe de Serviços do Brasil vai disputar final mundial

Btech, do Rio Grande do Sul, se classificou na decisão regional do Top Team; próximo passo será buscar título inédito em abril na Suécia

O Scania Top Team 2022/2023, torneio global apenas de colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, conheceu as duas equipes sulamericanas classificadas para a final mundial, em abril de 2023, na Suécia.

- Publicidade -

A La Mudoneta, de Buenos Aires (Argentina), e a gaúcha Btech, da Casa Brasdiesel de Ijuí, que se tornou a tricampeã da final nacional, em junho, vão representar o continente.

Ao todo a edição atual contou com a participação de mais de 70 países e 8 mil profissionais.

O Top Team é uma competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe.

No Brasil, a Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte necessário aos profissionais e na realização das etapas.

- Publicidade -

A Btech, que pela terceira vez consecutiva obteve a vaga para a decisão mundial, disputou a final regional com participantes vencedores de outros seis países (Argentina (sede), Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai), no dia 12 de novembro.

Fazem parte da Btech o mecânico geral Marcelo Bueno e Neilson Goi Freitag, mecânico de transmissão, os únicos tricampeões, e os estreantes Diorle da Silva Legonde, mecânico geral e coaching do time, Bruno Claudy Alves, eletricista, Jardel Bealozourw Franco, mecânico de motor, e John Maicon Fritz Noronha, consultor técnico. Ao longo dos anos, representantes venceram as edições 2014/2015, 2017/2018 e 2022/2023.

Em provas práticas e teóricas, sendo quatro estações práticas com desafios de diagnósticos em veículos/componentes e uma estação teórica com foco na literatura técnica da Scania, a final avaliou a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo possível, sempre trabalhando em equipe.

A competição reproduz em um ambiente de laboratório as condições da realidade diária de caminhões, ônibus e motores Scania.

Competência técnica e trabalho em equipe – “O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição e um programa de sucesso nos países onde a Scania atua, além de contribuir para a marca como boa empregadora e nos ajudar a atrair profissionais a trabalhar conosco. Trata-se de uma grande oportunidade para os profissionais técnicos estarem em equipe aperfeiçoando juntos os conhecimentos, buscando novos aprendizados e mostrando o quanto conhecem o produto Scania. Eles se tornarão ainda mais capazes de entregar bons serviços aos clientes e reciclar seus estudos”, ressalta Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania no Brasil e da Scania Academy. “A equipe Btech está de parabéns por mais uma vez representar o Brasil na final global. São motivo de orgulho para todos nós.”

- Publicidade -

“O Top Team reproduz em um ambiente de laboratório as condições da realidade diária. O cliente deseja que seu veículo chegue na concessionária e seja atendido de forma precisa, com o diagnóstico certo e numa solução ágil para que ele volte à operação o mais rápido possível entregando disponibilidade e rentabilidade. É uma competição em que todos ganham: os profissionais, a Scania, a rede de concessionários e, principalmente, os clientes”, diz Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Humildade e foco para representar mais uma vez o Brasil – “Após a conquista do título nacional, iniciamos os preparativos para a etapa regional. Foram meses de dedicação e estudos realizados pela equipe para conquistar a vaga para a Suécia. A Brasdiesel possui uma cultura de treinar continuamente suas equipes. No Top Team o treinamento é muito mais intenso, tivemos cursos realizados por técnicos de alta performance da matriz e filiais, além de cursos de novas tecnologias ministrados pela Scania. Essa intensa jornada de preparação é um meio de ampliar e alavancar o desempenho dos profissionais, bem como entregar uma maior disponibilidade dos serviços aos clientes”, conta Cláudio Padilha, gerente-geral de Pós-Vendas e Top Team Brasdiesel.

Para o tricampeão Marcelo Bueno, mecânico mais experiente da equipe, conhecimento técnico, aliado a dedicação e foco é a chave para o sucesso.

“Ter a vontade de aprender é o primeiro passo, mas também precisamos fazer acontecer, treinar muito, transmitir conhecimento e incentivar o desenvolvimento dos competidores mais jovens. Dessa forma, o time se torna mais qualificado e juntos conseguimos gerar melhores resultados. Neste ano, recebemos quatro novos componentes e o equilíbrio e a união foram decisivos. O time está renovado para buscar mais uma vez o inédito título mundial. Humildade acima de tudo”, diz.

Aliás, humildade é tema central do grupo. Prova disso, é que mudaram o nome da equipe, no original Btec, adicionando um h.

“Mantivemos a confiança, o respeito mútuo e a boa vontade. A dificuldade maior foi, de novo, correr contra o relógio na resolução dos diversos desafios das estações práticas.”

Estratégia para vencer o Top Team na Suécia – “A equipe atual está renovada, por isso contamos com a experiência do Marcelo e do Neilson para focarmos no melhor planejamento possível em busca do título mundial. Baseado na experiência e ótimos resultados que obtivemos nas últimas duas edições mundiais, estamos alinhando com a Scania Brasil a estratégia ideal de preparação técnica e emocional da Btech. Cada detalhe é importante. Sabemos o que poderia ter sido melhor nas participações anteriores, e vamos trabalhar para evoluir a performance da equipe”, completa Cláudio Padilha.

“Vamos trabalhar nas próximas semanas para colocar em prática o melhor plano de disputa na Suécia. Continuar o trabalho em equipe e aperfeiçoar ainda mais o conhecimento. Veremos com a gerência e a direção da Brasdiesel, mais a Scania, o planejamento para deixar a Btech com alta performance nas estações práticas. Temos uma equipe que está em sintonia na busca pelo primeiro lugar do Top Team mundial.”

Top Team 2022/2023 – A edição foi dividida em cinco fases, sendo as duas iniciais realizadas de forma virtual. A primeira foi o período de inscrições, que registrou 196 times e quase 1 mil participantes. A segunda foi o processo seletivo por meio de provas teóricas, com 50 questões, realizadas em abril e maio. A terceira etapa foi a final nacional, realizada na sede da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). A Btech se tornou a melhor equipe de Serviços do Brasil no dia 11 de junho. Foram dez finalistas, de quatro estados. A quarta foi a final regional e a quinta será a decisão mundial.

Em 2018, a taça mundial foi disputada por Argentina, Áustria, Brasil, China, Emirados Árabes, Finlândia, Itália, Holanda, Nova Zelândia (campeã), Polônia, Suiça e Taiwan.

Histórico – O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus. Em 2005, o número de países subiu para 21.

O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos — SP).

Em 2012/2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais — PR. Nas últimas edições (2014/2015) e (2017/2018), a vitória foi da então chamada Btec da Brasdiesel, do Rio Grande do Sul. Em 2021, em função da pandemia, não foi realizado o torneio presencial.

Por isso, foi criado o Top Team Challenge, que recebeu de forma virtual ideias para melhorias nos serviços da rede Scania. O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% de todas as sugestões enviadas em todo o mundo).

A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança