Com um seleto grupo de jurados internacionais, inclusive com a participação do Mecânica Online®, com Tarcisio Dias, o Vehicle Dynamics International anunciou os vencedores da edição 2017.
A competição não foi nada fácil, mas com certeza os vencedores tiveram méritos para suas conquistas. Então vamos ao que interessa!
Carro do ano – BMW Série 5
Dinâmica foi a palavra chave no desenvolvimento do BMW Série 5 2017. O modelo ganhou um novo chassi, baixou o centro de gravidade, aumentou a rigidez torcional e ainda perdeu peso com a aplicação do uso de alumínio, ligas de magnésio e aços de alta qualidade. O fato é que o novo modelo é 100 kg mais leve que a geração anterior.
Separar a construção da suspensão dianteira do triângulo duplo em um nível superior e inferior do braço de controle deu aos engenheiros a liberdade de afinar o equilíbrio entre dinâmica e conforto. Como os ajustes da mola não são necessários para desempenhar funções de posição de roda, eles só precisam lidar com forças transversais mínimas.
A nova suspensão traseira de cinco ligações possui elementos especialmente calibrada, com o sistema de montagem e suporte de subtrama de eixo grande. O modelo 2017 também marca a primeira vez que o sistema inteligente de tração integral xDrive da BMW pode ser combinado com a Direção Ativa Integral.
O que o júri disse:
Choi Joo-Sik, editor, Autocar Korea : “Um desenvolvimento claro para um sistema autônomo”.
Nicol Louw, editor técnico, Car South Africa: “A nova série 5 atinge o equilíbrio perfeito entre conforto, refinamento e desportividade para seu segmento. Esta é, sem dúvida, uma conquista maior do que a capacidade dinâmica absoluta de um carro esportivo”.
Hormazd Sorabjee, Autocar India :” Tanto o conforto quanto o manuseio são de primeira classe.
Concorrente direto
Alfa Romeo Giulia
Também estavam na disputa:
• Honda Civic
• Land Rover Discovery
• Aston Martin DB11
Vehicle Dynamicist of the Year
Leonardo Pascali, McLaren Automotive
Inovação do Ano
Audi eROT
De acordo com a Audi, a recuperação da energia irá desempenhar um papel cada vez mais importante na mobilidade futura, incluindo sistemas de suspensão de veículos.
Com isso em mente, os engenheiros da empresa estão desenvolvendo o eROT, um sistema protótipo em que os amortecedores rotativos eletromecânicos substituem os amortecedores hidráulicos usados hoje para um passeio mais confortável.
O princípio básico por trás do eROT é que cada buraco, cada colisão, cada curva induz energia cinética no carro.
Os amortecedores de hoje absorvem essa energia, que se perde sob a forma de calor.
Com o novo sistema de amortecedor eletromecânico no sistema elétrico 48V, esta energia pode ser usada e apresenta novas possibilidades para ajustar a suspensão.
O sistema eROT destina-se a responder rapidamente e com inércia mínima. Como uma suspensão ativamente controlada, ele se adapta às irregularidades na superfície da estrada e ao estilo de condução do condutor, com uma característica de amortecedor praticamente livremente definível através de software.
Segundo a Audi, o design do amortecedor eliminaria a dependência mútua dos movimentos de rebote e compressão que limitavam os amortecedores hidráulicos convencionais.
Com o eROT, o Audi configura o curso de compressão para ser confortavelmente macio, sem comprometer o amortecimento tenso do golpe de rebote.
Outra vantagem do sistema é a sua geometria, com os motores elétricos dispostos horizontalmente na área do eixo traseiro que substituem os amortecedores telescópicos verticais, o que permite espaço adicional no compartimento de bagagem.
Para converter a energia cinética gerada durante a compressão e rebote na eletricidade, um braço de alavanca absorve o movimento do suporte da roda e transmite essa força através de uma série de engrenagens para um motor elétrico, o que o converte em eletricidade.
O que o júri disse:
Tarcisio Dias, Mecânica Online® , Brasil: “Quanto maiores as opções de recuperação de energia, melhor. O sistema eROT da Audi permite mais um ganho: uso eficiente da energia no sistema, redução da emissão de gases e maior conforto e espaço interno.”
Sergio Oliveira, El Informador , México: “Audi eROT prepara o caminho para a próxima fase lógica de eletrificação (híbridos suaves), permitindo o desenvolvimento de soluções inovadoras para sistemas de recuperação de energia.”
Nicol Louw, editor técnico, Car South Africa :”A vantagem do sistema é que ele não só persegue ganhos de eficiência, mas tem a vantagem adicional de mais compacto Embalagem e benefícios de ajuste de suspensão em tempo real ”
Dynamics Team of the Year
Audi
Enquanto a equipe de dinâmica da Audi estava ocupada desenvolvendo o premiado sistema eROT, eles também encontraram tempo para desenvolver novos modelos – vários modelos novos, na verdade.
O novo Q7 SUV possui um layout compacto de suspensão de cinco ligações que permite a colocação de rack de direção otimizada, com manuseio e aprimoramentos de conforto gerados através do peso reduzido e não suspenso de componentes de braços de controle de alumínio leves e atributos elásticos revisados.
Em uma escala menor, o Q2 possui uma direção progressiva como padrão em todas as versões, o que varia a relação do trem de direção em função da entrada da direção.
O novo A3 tem um chassi revisto com uma construção McPherson com wishbones no eixo dianteiro e uma suspensão traseira de ligação múltipla, enquanto o novo A5 possui um chassi completamente desenvolvido, um novo sistema de direção eletromecânica e uma direção dinâmica opcional.
Outros projetos recentes incluem novos modelos e revisões, como o S1 (completo com vetor de torque, um chassi completamente revisado e direção assistida eletromecânica especialmente desenvolvida) e variantes de desempenho como S4, S5, SQ5, RS3, RS5 e RS7, e ainda com desenvolvimentos no SUV Q8.
O que o júri disse:
Tarcisio Dias, Mecânica Online® , Brasil: “É muito bom observar as atividades de engenharia da Audi sendo aplicadas em uma gama mais ampla de modelos. O comportamento dinâmico de seus modelos está sempre evoluindo.”
Christophe Congrega, L’Automobile Magazine , França: “A Audi realmente fez muitos bons produtos no ano passado, com sistemas de direção e suspensões adaptativas muito bem calibradas. O bom manuseio significa bons produtos … ”
Concorrente direto
BMW
Também estavam na disputa:
Mazda
Honda
Ferramenta de Desenvolvimento do Ano
Cruden Panthera Free.
Os jurados
• Tarcisio Dias de Araujo, Mecânica Online®, Brazil
• Roberto Nasser, O Globo, Brazil
• Choi Joo-sik, Autocar Korea
• Robert Bielecki, Oponeo, Poland
• Christophe Congrega, L’Automobile Magazine, France
• Brian Cowan, freelance, New Zealand
• Carl Cunanan: C!, Philippines
• Padraic Deane, managing editor, Automotive Publications, Ireland
• Jim Kenzie, Toronto Star, Canada
• Nikos Kounitis, 4Wheels, Auto Bild Hellas, Greece
• Nicol Louw, Car South Africa
• Marco Marelli, freelance, Italy
• Frank Markus, Motor Trend, USA
• Marc Noordeloos, freelance, USA
• Sergio Oliveira de Melo, El Informador, Mexico
• Tomaz Porekar, Avto Magazin, Slovenia
• Alvaro Sauras Alonso, Autofacil and CAR&Tecno, Spain
• Mohamad Sheta, Al-Masry Al-Youm Newspaper, Auto Arabia, Middle East Auto News Agency
• Gábor Szécsényi, Az Autó and Retro Mobil, Hungary
• Oleg Vasilevsky, Auto Bild, Ukraine
• Graham Johnson, UKi Media & Events, UK
• Hormazd Sorabjee, Autocar India
• Jürgen Zöllter – freelance, Germany
Saber mais | http://viewer.zmags.com/publication/39036223#/39036223/28