No primeiro semestre de 2017, a Porsche AG aumentou seu resultado operacional, faturamento, entrega de veículos e número de funcionários.
Com seis meses do ano já transcorridos, o resultado operacional da Porsche alcançou 2,1 bilhões de euros, com crescimento de 16 por cento.
O faturamento aumentou oito por cento, atingindo 11,8 bilhões de euros.
A margem de lucro da empresa chegou a 18,1 por cento (no semestre anterior havia sido de 16,8 por cento), enquanto o número de automóveis entregues aumentou em sete por cento, alcançando 126.497 unidades.
A força de trabalho da companhia cresceu doze por cento, para um total de 29.280 funcionários.
Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, afirma: “A prioridade da Porsche é garantir o entusiasmo dos clientes e empregos seguros e sustentáveis. Resultados financeiros fortes criam uma sólida base para o futuro. A Porsche conta com carros esportivos autênticos e apaixonantes – a relação inclui o novo 911 GTS, o 911 GT3, o 911 Turbo S Exclusive e o 911 GT2 RS – assim como tecnologias para o futuro como híbridos plug-in e mobilidade elétrica pura.”
Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho Executivo para Finanças e TI (Tecnologia da Informação) da Porsche AG, enfatiza que uma estratégia de proteção cambial de longo prazo e uma organização eficiente com uma estrutura de custos ainda mais otimizada fundamentam o caminho para obter resultados positivos.
Mesmo assim, ele diz crer que será difícil manter no futuro resultados extremamente altos como os do primeiro semestre deste ano. Para Meschke, “Só iremos obter retorno de nosso considerável investimento feito no primeiro carro esportivo puramente elétrico da Porsche e na expansão da produção nas instalações de Zuffenhausen quando o Mission E começar a ser vendido, no final da década.”
A Porsche está investindo um bilhão de euros no Mission E e criando mais de 1.200 novos empregos. Além disso, a fabricante de carros esportivos está gastando várias centenas de milhares de euros em tecnologias futuras e trens de força híbridos plug-in.
“É extremamente desafiante administrar uma soma significativa de investimentos e ao mesmo tempo manter um alto nível de retorno financeiro”, continua Meschke.
Desde que as cotações de câmbio permaneçam estáveis no atual ano fiscal de 2017, Blume e Meschke esperam registrar um resultado operacional no final do ano ligeiramente acima do nível do ano passado.
Desta forma, a Porsche deverá alcançar seu objetivo estratégico de uma margem de lucro operacional de pelo menos 15 por cento.
Quanto à atual discussão em relação ao diesel, a Porsche assume total responsabilidade junto aos seus clientes.
A Porsche não desenvolve nem fabrica motores diesel por conta própria.