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Thyssenkrupp investe em novas tecnologias para impulsionar o downsizing de motores para veículos leves

A entrada em vigor de políticas ambientais mais rígidas e a busca constante por motores menores têm impulsionado o desenvolvimento de novos componentes automotivos que contribuam para reduzir perdas mecânicas e tornar os automóveis mais econômicos e eficientes.

Na esteira das mudanças em andamento, os virabrequins são um dos componentes mais críticos, havendo hoje fornecedores investindo em novas linhas de produção e em pesquisa e desenvolvimento no Brasil a fim de criar produtos que antecipem e superem as necessidades do mercado.

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Uma das líderes globais no fornecimento de materiais e componentes para a indústria automotiva, a thyssenkrupp é referência mundial na produção de virabrequins e está alinhada a esse movimento do mercado.

Integrado à biela e ao bloco do motor, os virabrequins são responsáveis por converter o movimento alternativo dos pistões, gerado pela queima do combustível, em movimento rotativo, resultando em torque.

É, portanto, uma das peças fundamentais no projeto de qualquer motor.

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Esse componente pode ser fundido ou forjado, sendo este último uma alternativa que confere maior resistência, pelo fato de que o processo de forjamento garante a obtenção de uma peça com propriedades mecânicas superiores se comparada à fundida, uma vez que orienta a microestrutura do material conforme a geometria definida.

Isso permite uma redução de massa do componente, resultando em virabrequins mais leves e, por consequência, reduz o consumo de combustível.

Só para se ter uma ideia, o motor pode representar de 10% a 20% do peso total de um carro, levando em conta um modelo popular.

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“O aumento de resistência dos virabrequins é fundamental para a obtenção de maior potência em motores, como por exemplo, nos 1.0 e 1.4 litros equipados com turbo, propiciando uma redução do nível de emissões por meio da diminuição do consumo de combustível”, salienta Amadeu Crodelino, COO da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo.

Em paralelo à fabricação de virabrequins forjados, a thyssenkrupp também tem investido em linhas de pesquisa e desenvolvimento a fim de estudar e testar novos materiais e tecnologias embarcadas nesse componente.

Um desses projetos de inovação, conhecido como U-Shape, busca modificar a geometria dos mancais do virabrequim para um formato similar a um “U”, visando à diminuição das tensões mecânicas nas regiões críticas desse componente (raio de transição entre o mancal e o braço do virabrequim), de modo a possibilitar o downsizing do mancal para as mesmas cargas aplicadas.

Em outra frente, a empresa também tem investido no desenvolvimento e aplicação de diferentes texturas no mancal, a fim de reduzir atritos e consequentemente aumentar a potência do motor.

“Temos trabalhado em parceria com as principais montadoras e fabricantes de motores do País no desenvolvimento de novos modelos de motores e, consequentemente, de virabrequins. As pesquisas em andamento são fundamentais ao suportar nossos clientes e garantir a evolução da indústria automotiva ao longo dos próximos anos”, destaca José Carlos Cappuccelli, CEO da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo.

Atualmente, 9 em cada 10 veículos fabricados no Brasil contam com componentes fabricados pela thyssenkrupp e 1 em cada 3 caminhões levam componentes da empresa.

Os clientes da marca incluem praticamente todos os grandes fabricantes de automóveis e veículos pesados do mundo.

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