A BorgWarner, líder global em soluções de tecnologia limpa e eficiente para veículos a combustão, híbridos e elétricos, apresenta ao mercado seu mais recente lançamento: coolers modulares de recirculação de gases de escape (EGR) para veículos comerciais.
Com o objetivo de apoiar as fabricantes a cumprirem as mais severas regulamentações de nível de emissões, a família de coolers modulares da BorgWarner inclui quatro projetos-padrão altamente adaptáveis para uma flexibilidade máxima, cobrindo uma ampla gama de tamanhos de motores de 2.0 a 16.0 litros de deslocamento.
A nova solução EGR oferece alta robustez contra a fadiga térmica e distribuição aprimorada para um desempenho durável.
Produzido pela BorgWarner em Viana do Castelo, Portugal, a tecnologia já está disponível para os mercado da Europa, Ásia e Américas.
“Com menores volumes de produção e requisitos de alta durabilidade, o segmento de veículos comerciais precisa de uma solução EGR que ofereça um desempenho excepcional, reduzindo a complexidade ao mesmo tempo”, disse Joe Fadool, presidente e gerente-geral da BorgWarner Emissions & Thermal Systems.
“Oferecendo alta flexibilidade e durabilidade, nossos arrefecedores EGR recentemente desenvolvidos já despertaram o interesse de vários fabricantes que veem o potencial de uma solução econômica para atender regulamentações cada vez mais rigorosas”.
Com tecnologia de transferência de calor de tubulação híbrida e um núcleo interno flutuante, os arrefecedores EGR da BorgWarner são projetados para resistir a altos níveis de carga térmica.
A empresa integrou um amortecedor termomecânico no design para facilitar o desacoplamento completo da concha e dos componentes do núcleo interno, absorvendo as diferenças longitudinais e angulares para maior durabilidade.
O amortecedor também fornece algum arrefecimento extra inicial, assim o gás de entrada pode reduzir o choque térmico, permitindo uma melhor distribuição de gás aos tubos para resistir à fadiga térmica.
Além disso, o arrefecimento do amortecedor e da caixa de gás de entrada reduz as temperaturas globais alcançadas, o que, por sua vez, reduz significativamente o estresse térmico.
Quando o sistema é operado a uma temperatura de gases de escape de 850 °C (1.562°F), a temperatura da caixa de gás de entrada é mantida abaixo dos 200 °C (392 °F), em comparação com os mais de 700 °C (1.292 °F) sem resfriamento.
O design avançado também minimiza o efeito dos transientes do motor sobre a durabilidade do cooler EGR.
Os quatro novos arrefecedores permitem a padronização da maioria dos componentes de uma aplicação a outra, com exceção da caixa e dos acessórios de montagem, resultando em máxima capacidade de adaptação para soluções robustas e sob medida, além de alta eficiência de custos.