Desde que decidiu atuar no mercado brasileiro, em 2011, inicialmente importando modelos de sua fábrica na China, a Foton Caminhões manteve sua estratégia de atuar prioritariamente no segmento de veículos leves abrangendo modelos de 3,5 a 10 toneladas.
“Conhecendo bem o mercado nacional, tomamos esta decisão porque enxergamos neste segmento grande potencial para a entrada de novos produtos”, diz Luiz Carlos Mendonça de Barros, CEO da Foton Caminhões.
O segmento de leves tradicionalmente responde por cerca de 25% dos emplacamentos de caminhões no Brasil e, durante os dois anos de retração do mercado interno, entre 2015 e 2016, foi o segmento que menos encolheu.
“Setores menos afetados com a crise, como o E-Commerce, além da ampliação das áreas de restrições a caminhões de porte maior nos grandes centros urbanos, foram fatores que contribuíram para este segmento ser menos afetado pelo encolhimento econômico”, diz Mendonça de Barros.
Outro fator estratégico que levou a Foton Caminhões a se concentrar, neste primeiro momento, na produção de caminhões leves é a preocupação da empresa em oferecer excelência em pós-venda, mesmo com uma rede de concessionárias ainda muito jovem e em construção.
“Como vamos atender veículos que são vocacionados para entregas urbanas e logísticas intermunicipais, teremos sempre uma revenda atuante na região onde efetuarmos nossas vendas”, comenta Ricardo Mendonça de Barros, diretor de Vendas e Pós-Venda da Foton Caminhões.
De acordo com Ricardo, a força de vendas vai se concentrar em regiões onde a Foton Caminhões já possui revendas (são 23 casas em todo território nacional.)
“Vamos atuar de maneira muito responsável e zelosa para que possamos sempre atender nossos clientes com um serviço de pós-venda de alta qualidade, diferenciado e personalizado”, comenta Ricardo, acrescentando, “à medida em que nossa rede for expandindo, vamos, paralelamente, acompanhando esta expansão com nossa força de vendas”.