O segmento de caminhões atravessou uma fase muito difícil nos últimos três anos com quedas seguidas nas vendas. Fatores políticos e de mercado foram decisivos para a retração que todos acompanhamos.
Desde a edição 2017 da FENATRAN, considerada a edição da retomada do crescimento, o mercado começa a encontrar um novo folêgo, com o aumento da confiança do consumidor na melhora gradativa da economia.
O Mecânica Online® foi até São Paulo e acompanhou a apresentação com as perspectivas da Scania para 2018 e também um resumo de 2017, ano que a marca comemorou 60 anos de presença no Brasil.
A confiança na melhora da economia nacional e aposta na recuperação do mercado são os temas principais para um planejamento positivo no mercado de caminhões em 2018.
A redução na taxa de juros e renovação da frota Euro 5, adquirida entre 2012 e 2014 são características que podem contribuir com essa perspectiva positiva.
De acordo com as previsões da marca, o resultado do segmento acima de 16 toneladas, que compreende os veículos semipesados e pesados, deverá superar as 40 mil unidades. Essa quantidade representa aumento de 30% em relação ao resultado de 2017.
No caso de ônibus rodoviários a previsão é de um aumento de vendas de 10% em relação a 2016. Para os urbanos, as vendas devem permanecer no mesmo patamar.
“Estamos marcando nossa atuação com uma postura firme e forte, devido aos nossos produtos que entregam o melhor resultado como retorno do investimento do cliente. Nosso crescimento em 2017 foi acima do mercado e esperamos por outro resultado positivo neste ano”, celebra Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
“Sabendo do grande objetivo da Scania, que é continuar ao lado de nossos clientes, podemos afirmar que os bons resultados das vendas dos nossos caminhões e ônibus serão impulsionados pelo compromisso na parceria com o transportador, dando suporte para que obtenham cada vez mais eficiência e rentabilidade nas operações e oferecendo soluções completas em serviços e conectividade. Continuaremos em direção a um setor de transporte mais sustentável”, completa Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania no Brasil.
Sintonizadas com a melhora do ambiente econômico, observamos que fabricantes como a Mercedes-Benz, Volvo e Scania preveem crescimento de 30% em 2018 para o mercado interno de caminhões.
Campeões de vendas – Em 2017 o R 440 ganhou o título de maior venda do ano na indústria de caminhões, de acordo com o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
No período foram 3.033 unidades emplacadas, liderando em sua faixa de atuação, com 16% do mercado de pesados. Além disso, o modelo também conquistou a primeira colocação de vendas no mercado, levando em conta todas as categorias de veículos comerciais, sendo o mais vendido de toda a indústria.
O R440 também foi o campeão de 2016, na categoria dos pesados, com 1.905 unidades.
Somando todas vendas do R 440 desde o lançamento do veículo, em 2012, já são quase 28 mil unidades vendidas, tornando o modelo o mais comercializado da história da Scania no Brasil, ultrapassando o lendário T 113.
No mercado de ônibus a solução rodoviária 8×2 para carrocerias de até 15 metros vem puxando uma tendência. A logística de transporte e a nova regulamentação das linhas interestaduais estão levando os empresários a escolherem modelos mais rentáveis.
Em 2017, a Scania conquistou 40% de participação neste nicho de motorização traseira com motores acima de 300 cavalos, ficando entre as líderes do segmento.
Retrospectiva 2017 – No acumulado de janeiro a dezembro, a empresa emplacou 5.754 caminhões. Em todas as categorias em que atua, acima de 16 toneladas, – caminhões semipesados e pesados – houve alta de vendas e de participação de mercado.
A Scania vendeu 36,5% a mais do que em 2016 (4.216 unidades), em um mercado total que cresceu 10,7%.
No segmento dos pesados, que teve a briga mais intensa pela liderança da indústria, a marca vendeu 4.901 unidades. Alta de 39,5% em relação aos 3.514 modelos comercializados de janeiro a dezembro de 2016.
Enquanto o mercado cresceu 26,5%. Foi o maior crescimento entre as marcas de caminhões.
A Scania teve Market Share de 26,1% em 2017 contra 23,5% de 2016.
Nos semipesados, as 853 unidades comercializadas pela marca propiciaram um acréscimo de 21,5%, no comparativo com os 702 veículos de 2016, e foram na contramão da queda de 5,7% da categoria.
“Foi o maior índice de crescimento da categoria. Ficamos pela primeira vez em quinto lugar no total e estivemos muito perto da quarta colocação no acumulado. A participação subiu de 4,7% para 6,3%”, explica Barral.
As vendas para o agronegócio representaram cerca de 25% de todo o volume vendido de caminhões rodoviários em 2017.
Manutenção com Planos Flexíveis marca início da mudança na gestão de frotas – Atenta às tendências globais de utilização da conectividade e foco em eficiência, a Scania, marca líder na transição para um transporte sustentável, faz um balanço positivo dos primeiros meses de operação do Plano de Manutenção Flexível.
Desde o lançamento, em outubro de 2017, foram mais de 1.000 contratos negociados em quatro meses.
O serviço com uso inteligente de dados é algo inédito no mercado nacional. O lançamento da Scania apresentou ao transportador uma solução inovadora para fazer a gestão de sua frota, a fim de encontrar alternativas cada vez mais rentáveis para o negócio.
A previsão da Scania é que a Manutenção com Planos Flexíveis já represente mais de 50% das vendas de Programas de Manutenção no País até o final de 2018.
“Confiamos na eficácia deste produto, pois sabemos que essa preocupação com cada detalhe da operação dos clientes é uma exclusividade da Scania. Colocamos o mercado de transporte nacional no patamar de personalização da operação, ou seja, conseguimos oferecer serviços individualizados e com pagamento variável de acordo com a necessidade de cada caminhão de cada frota. Antes ninguém tinha pensado nisso”, esclarece Gustavo Andrade, gerente do portfólio de Serviços.
A conectividade é a base de funcionamento da Manutenção com Planos Flexíveis, pois é por meio dos dados recebidos que a cobrança do plano de cada caminhão é feita, além do próprio cálculo do plano e as próximas paradas.
Com pouco mais de um ano de operação, a Scania já chega a marca de 8 mil veículos conectados em todo o Brasil. Este posicionamento é uma quebra de paradigma no mercado de transportes nacional, e continuará na estratégia da fabricante em 2018, com as demais ferramentas dos Serviços Conectados.
“Colocamos as prioridades dos clientes junto com as nossas. Conseguimos oferecer um pacote de soluções que traz resultados imediatos e reais, como a redução do tempo de parada na oficina, menos emissão de CO2 e o próprio custo da manutenção. Em complemento, o cliente passa a ter uma mensalidade variável, pagando apenas pela quilometragem que rodar. O futuro sustentável já começou”, explica Andrade.
Desempenho da Scania em 2017 reforça presença da marca no segmento de ônibus – O ano de 2017 trouxe ótimos resultados para a divisão de ônibus da Scania.
Com 538 unidades vendidas, entre urbanos e rodoviários, a marca alcançou crescimento de 80% durante os dozes meses em relação ao desempenho de 2016. Nesse mesmo intervalo, a média de crescimento do mercado ficou em 5,3%.
“Esse é um importante resultado para o posicionamento da Scania no mercado nacional de ônibus. Estamos marcando nossa atuação com uma postura firme e forte, devido aos nossos produtos que entregam o melhor resultado como retorno do investimento do cliente. Os veículos Scania possuem reduzido consumo de combustível e mais disponibilidade, juntas essas características ajudam a baixar o custo total de operação do cliente”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
Entre as principais vendas urbanas do período estão 20 unidades do modelo K250UB 4×2 para a Viação Gato Preto (SP) e 14 unidades do modelo K310IA 6X2/2 articulado para o ConSor, Consórcio Sorocaba, ambas empresas do estado de São Paulo. Em Santa Catarina, se destacam as vendas de 32 unidades do K310IB 6×2*4, sendo 20 para a BluMob, 6 para a Canasvieiras Transportes e outras 6 unidades para o Consórcio Fênix.
Trajetória com foco no cliente – A Scania entrega para o transportador brasileiro pacotes de soluções que envolvem desde produtos e serviços até o motorista, com o objetivo de reduzir o custo da operação.
Atenta às tendências de conectividade e do uso inteligente de dados, oferece soluções inéditas para o setor de transportes, posicionada um passo à frente dos concorrentes, com o compromisso de proporcionar a melhor eficiência e rentabilidade do setor ao transportador.