Atualmente a Dunlop Pneus é dona de uma fatia correspondente a 13% no mercado de reposição de pneus voltado aos veículos de passeio no Brasil e 5,6% da produção para reposição de caminhões e veículos de carga.
A empresa está de olho na retomada da economia do País.
Prova disso é que está colocando em prática o plano de expansão da fábrica, situada no Paraná e que hoje produz uma média de 15 mil pneus por dia – para carros de passeio e SUV’s.
“Nossa fábrica é modular. Atualmente estamos trabalhando com quatro módulos, em três turnos diários. Estamos construindo o quinto módulo com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva”, explicou Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da empresa.
A ideia, segundo o executivo da marca, é aumentar a produção diária de pneus para 18 mil a partir de outubro deste ano para, em 2019, implementar uma outra novidade: a produção de pneus para caminhões em território nacional.
“Queremos passar a produzir 500 unidades por dia no Brasil de pneu de carga e, com isso, atender mais da metade de nossas vendas com produção nacional”, revelou Rodrigo.
Novas montadoras na mira – Hoje a Dunlop fornece parte da gama de pneus para montadoras como Volkswagen, Fiat e Toyota.
O plano da empresa com o aumento da produção diária e o maior investimento na área de marketing, impulsionado pela campanha publicitária que mostra a alta tecnologia e benefícios do pneu sem emendas, Sun System, é também expandir a oferta aos clientes.
“Hoje atendemos aproximadamente 6% das montadoras como Fiat e Volkswagen no Brasil, além da Toyota na Argentina. A ideia é ampliar os projetos com essas parceiras e trazer mais montadoras para o portfólio, uma vez que a presença em equipamento original endossa a qualidade do nosso produto”, confirmou o executivo.
Pneus sem emenda – Os pneus da Dunlop são produzidos no Brasil com a alta tecnologia Sun System, que permite a produção sem emendas nas partes de borracha do pneu, o que garante pneus mais redondos que proporcionam maior conforto, estabilidade e menor consumo de combustível.
Segundo Rodrigo Alonso, a mesma tecnologia será aplicada aos pneus de caminhão que serão produzidos no país a partir do primeiro trimestre de 2019.
“Introduziremos a produção sem emenda para pneus de caminhão e isso hoje não existe no mercado brasileiro”, concluiu.
O pacote de ações da Dunlop no País não para por aí, a empresa projeta a expansão do número de lojas espalhadas pelo território brasileiro, das 205 atuais para cerca de 240 até o fim do ano. Neste ano de 2018 a Dunlop já abriu cinco novas lojas espalhas pelo Brasil.
Em 2018 já foram abertas 3 novas lojas de pneus de passeio:
Ribeirão Preto – Distribuidor Ponto 5
Campinas – Distribuidor Ponto 5
Aracaju – Distribuidor Pneubrás
E 2 novos Truck Centers:
Itajaí – Distribuidor JR Dias
Teresina – Distribuidor Pneubrás.
Além da venda dos pneus, todas as lojas oferecem alinhamento e balanceamento e uma gama completa de serviços automotivos para todos os tipos de veículos.