Tem um velho ditado que diz que “em time que está ganhando, não se mexe”. Pode ser verdade no futebol ou no basquete, mas nos negócios não funciona bem assim.
Sempre é possível encontrar formas de administrar a empresa com mais eficiência, melhorar as vendas e deixar os clientes mais satisfeitos. E se os resultados das vendas não estão aquela “goleada”, é preciso se mexer mais rapidamente ainda.
Por isso, os mecânicos precisam ficar atentos para as novidades que o mercado oferece e que podem facilitar muito o dia-a-dia à frente do negócio. É importante ter o controle sempre na palma da mão.
Existem muitas ferramentas simples que podem ajudar o mecânico a administrar melhor os recursos e até aumentar o lucro de sua oficina
Além de contar com ferramentas de pagamento seguras e práticas que auxiliem na gestão financeira da sua empresa, existem duas ações que, apesar de simples, são fundamentais para continuar oferecendo bons produtos e serviços para os consumidores: o controle de vendas e de estoque.
Controle de vendas – Fazer um bom controle de vendas não é uma tarefa nada fácil. Felizmente, existem algumas formas de tornar essa tarefa mais simples e eficiente.
Com um controle de vendas eficaz você pode: otimizar tempo, se organizar e, até mesmo, ter uma melhor visão do que mais agrada seus clientes e criar estratégias para vender mais. Criar promoções, liquidações e ofertas exclusivas fica muito mais simples se você sabe, com precisão, quais são os seus produtos mais atrativos e quais ficam esquecidos nas prateleiras.
Uma solução complementar é o uso de aplicativos oferecidos por empresas de tecnologia financeira. Os apps garantem relatórios diários, semanais ou mensais, controle de estoque, recibos personalizados para os clientes e até acompanhamento da sua equipe de vendas, com contas individuais para cada funcionário!
Controle de estoque – A aparência da sua oficina e a forma como você se apresenta é bastante importante para atrair e passar confiança para os seus clientes. Porém, muitos mecânicos acabam se esquecendo que uma parte fundamental fica nos bastidores: o estoque.
Como ele é visível apenas para você e seus funcionários, muitas vezes é negligenciado e acaba se tornando uma grande bagunça. E isso pode prejudicar suas vendas mais do que você imagina.
Se um cliente precisa de uma peça específica, por exemplo, quanto tempo seus vendedores demoram para encontrá-lo no estoque? A desorganização faz com que o tempo de espera se alongue, podendo levar o consumidor até mesmo a procurar um concorrente. Ainda pior se essa espera termina com a resposta que o produto desejado está esgotado.
Para evitar que situações como essa aconteçam, é importante que você saiba como organizar o estoque da sua oficina. Para isso, esteja atento a três pontos principais: disciplina, gerenciamento e tecnologia.
Tenha disciplina – A verificação constante das mercadorias disponíveis e a programação de datas para realizar pedidos aos fornecedores diminuem a possibilidade de faltar peças no seu estoque.
Verifique diariamente o seu estoque, principalmente os itens mais procurados pelos consumidores e mantenha um calendário de pedidos. Isso faz com que inclusive os seus fornecedores se organizem e consigam te atender com mais rapidez.
Não descuide do gerenciamento – Mantenha registros de todos os itens que possui estocados, bem como seus tamanhos, cores e outras variantes. Isso permite não apenas que você tenha uma boa visão dos produtos que precisam de reposição, como também descubra os que têm maior saída e os que acabam ficando “encalhados”. Esse gerenciamento constante permite que você faça boas escolhas na hora de repor seu estoque e também possa organizar promoções e liquidações.
Use a tecnologia a seu favor – Diversos aplicativos e ferramentas possibilitam o gerenciamento rápido e fácil dos seus produtos e facilitam a consulta das mercadorias disponíveis quando um cliente solicita por uma peça específica. Eles são mais simples e mais fáceis do que os caderninhos e planilhas, que necessitam ser atualizadas manualmente, e permitem uma melhor gestão de estoque, com mais rapidez e praticidade.
Simplifique pagamentos e reduza os seus custos – A fórmula para se tornar um empreendedor de sucesso no concorrido mercado de oficinas automotivas passa pelo uso da tecnologia como um grande aliado para auxiliá-lo nas tarefas de gestão. Atualmente, existem diversas ferramentas para ajudar o empreendedor na busca por mais eficiência e agilidade nos negócios.
Fundada em Estocolmo, em 2010, a empresa sueca iZettle ingressou no Brasil em 2013 com o objetivo de apoiar os pequenos negócios a competirem com os grandes por meio de baixas taxas, adesão sem burocracia, antecipação do valor das vendas sem taxa adicional e aplicativo para o celular traz ferramentas digitais que auxiliam a gestão do negócio.
Com o objetivo de simplificar pagamentos e reduzir os custos para os empreendedores, a empresa está reinventando as soluções de pagamentos e serviços financeiros com a junção de duas das melhores ferramentas para controle de vendas: o aplicativo gratuito e a máquina de cartão. São produtos e serviços seguros, práticos, simples de usar e que serão fundamentais para ajudar o desenvolvimento do seu negócio.
Para saber mais
www.izettle.com.br
Telefone: 3003-0688