A Ford anunciou mais um equipamento inovador que será lançado com a F-150 2016 nos Estados Unidos: o assistente de ré para reboque, tecnologia inédita no segmento que facilita a manobra da picape com trailer. Um vídeo sobre o seu funcionamento está disponível neste link.
Dar a ré com reboque é considerada uma das manobras mais difíceis para o motorista, porque as rodas têm de ser viradas na direção oposta em que se deseja mover o trailer. Quando se erra no cálculo, o trailer pode bater no veículo ou fazer o “L”, como dizem os caminhoneiros. Mesmo com alguém ajudando do lado de fora, costuma ser uma operação tensa.
Com o novo recurso de assistência, o motorista só precisa girar um botão no painel, à direita ou esquerda, enquanto o sistema controla a direção e limita a velocidade. Além de ganhar tempo, o recurso dá mais confiança à manobra, mesmo para motoristas experientes.
O sistema foi desenvolvido pelos engenheiros da Ford aproveitando a tecnologia avançada de câmeras e testado durante quase uma década. Nesse trabalho a Ford registrou cinco patentes, além de outras 10 que estão pendentes. No total, o projeto da F-150 gerou mais de 100 patentes, o maior número já registrado no desenvolvimento de um veículo.
Recursos de assistência
O assistente de ré com reboque se junta a outras tecnologias de assistência oferecidas . Uma delas é o controle de curvas, que reduz automaticamente o torque e aciona os freios para ajudar o motorista a manter o controle do veículo caso entrar numa curva muito rápido.
O sistema de manutenção na faixa usa uma câmera para monitorar as marcações na pista e alerta o motorista se o carro sair da faixa sem o acionamento do pisca. O piloto automático adaptativo com alerta de colisão e suporte de frenagem usa o radar para manter uma velocidade constante e distância segura dos veículos à frente.