O Brasil passa a ser a rota das concessionárias digitais. Para 2019 temos a previsão de 30 lojas instaladas em várias regiões do País. Fiat e Volkswagen largam na frente.
A Fiat já está operando a primeira concessionária digital da marca e primeiro ponto de venda com estas características no País. Localizada na avenida Pacaembu, nº 1.954, em área nobre da capital paulista, a loja é um ponto de venda da concessionária Amazonas, tradicional distribuidora Fiat de São Paulo.
A concessionária digital é um espaço de venda e de experiência do consumidor com a marca e seus produtos, sempre operada por um concessionário devidamente estabelecido. Ocupa uma área menor do que um ponto de venda tradicional, porque muitas das operações são digitais. A loja, que já está operando, tem área construída de 300 m².
As inovações começam na fachada. A identidade visual é distinta das demais concessionárias e se baseia na geometria de uma colmeia, formada por hexágonos brancos, cinzas e da cor bordô que caracteriza o logotipo da marca.
A marca apresentada na fachada é formada pelas letras que compõem o nome FIAT (script) e não o disco bordô tradicional.
À noite, a fachada tem iluminação sutil nos hexágonos e também dois painéis de led de alta definição, que compõem uma vitrine que comunica com agilidade as ações da marca, características dos veículos e ofertas. O resultado visual remete à ideia de modernidade e de uma rede interconectada.
Quando o cliente entra na loja, tem à sua disposição um totem de autoatendimento, no qual se identifica com nome, endereço eletrônico e telefone. Recebe um QR code impresso ou via SMS no seu celular, que utilizará em outras etapas do processo de interação com a marca e os carros.
Sempre há a alternativa de solicitar o apoio de um especialista da loja. Mas toda a arquitetura física e de informação permite o autoatendimento completo.
O espaço é aberto e há três carros em exposição – os modelos Fiat Toro, Argo e Cronos. As informações sobre cada modelo podem ser obtidas através de um totem digital ao lado do veículo.
O plano prevê a inauguração de 20 concessionárias digitais e a implantação do conceito em outras 110 concessionárias já existentes até o final de 2019, totalizando 130 pontos de venda
Há duas mesas interativas, que são telas de 43 polegadas sensíveis ao toque. Neste equipamento o cliente pode configurar todos os modelos da marca, escolhendo cores, opcionais, acessórios e serviços extras, sempre tendo acesso ao valor total do modelo configurado.
Há uma terceira tela, dedicada à Mopar, divisão da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) encarregada de pós-vendas, serviços, acessórios e customização, na qual o cliente pode personalizar seu veículo e adquirir serviços exclusivos.
A loja conta ainda com um mostruário físico de opções de acabamento – cores, tecidos e outros detalhes.
Está disponível também um sistema de realidade virtual, através de óculos VR (Virtual Reality), que permite que o cliente experimente as diferentes alternativas de acabamento e versões de cada modelo, alterando itens opcionais e cores. Configurado e escolhido o modelo, o cliente pode fazer um test drive acompanhado de um especialista.
Na hora de finalizar a compra, o consumidor solicita o apoio do especialista em negociação, que concluirá o processo de vendas. A operação de venda pode incluir o seminovo do cliente como parte do pagamento.
A entrega do veículo é feita na própria concessionária digital, mas, em breve, o cliente poderá optar pelo serviço de entrega a domicílio. Os serviços de manutenção e pós-vendas serão prestados pela concessionária nos endereços em que já mantém estrutura de serviços.
O sistema inicou a operação em 5 de novembro e, desde então, foram vendidos 14 veículos, praticamente um por dia, descontando os feriados do período.
“O brasileiro é um dos povos mais digitalizados do mundo e sente-se à vontade para fazer compras através de canais digitais. Também sabemos que o consumidor de hoje busca cada vez mais independência no processo de compra, por isso implementamos uma Concessionária Digital sem barreiras de entrada físicas ou humanas. A experimentação do consumidor é livre e intuitiva”, explica Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para a América Latina e diretor comercial da Fiat para o Brasil.
“Estamos operando desde o dia 5 de novembro e o retorno dos clientes e visitantes é muito positivo. Notamos grande interesse entre os concessionários para aderir a esse modelo”, completa Tai Kawasaki, diretor de Desenvolvimento de Rede da FCA para a América Latina.
Vantagens da concessionária digital
– Em lugar do vendedor tradicional, o processo é apoiado por especialistas no produto e em negociação;
– Como o processo de compra de um carro envolve cada vez mais a família ou o casal, a concessionária digital conta com espaço kids, lounge café, estacionamento de bicicletas, espaço pet e estande de vendas da Fiat Fashion;
– Para o concessionário, o espaço digital permite a ampliação da presença física em áreas urbanas de alto poder aquisitivo, como em um shopping center, por exemplo, com custos de instalação mais competitivos;
– Na prática, o sistema pode ampliar a cobertura territorial do mercado, através da instalação de pontos de venda em áreas em que a marca não está presente, melhorando a conveniência para os clientes;
– Atualmente a rede de distribuição Fiat é composta por 521 pontos de venda.
Volkswagen – O Brasil é o primeiro mercado a implementar o formato de concessionária digital da marca Volkswagen, com tela touch, óculos de realidade virtual e tablet.
Os clientes brasileiros serão os primeiros a contar com uma concessionária com esse nível de implementação de recursos digitais.
O novo formato, que está sendo lançado por meio de um projeto piloto em 10 pontos de venda, a partir de dezembro desse ano, conta com concessionárias digitalizadas, flexíveis, enxutas (a partir de 90 m²) e com espaços de convivência.
“Em linha com a Nova VW e pensando neste novo perfil de consumidor que busca tecnologia, sofisticação, design e conectividade, a Volkswagen do Brasil inova e moderniza sua Rede de Concessionárias. Em breve, a partir do primeiro trimestre de 2019, aproximadamente 30 lojas em toda a América Latina estarão equipadas com ferramentas digitais inovadoras que permitirão vivenciar uma nova experiência com a Marca VW. Até o final de 2019 cerca de 100 pontos de venda da marca só no Brasil já deverão contar com essa tecnologia.”, afirma o Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.
Digitais e humanizadas – A Volkswagen do Brasil já está preparando sua Rede de Concessionárias, que conta com mais de 500 lojas em todo Brasil, para que receba em breve os mais diversos recursos de digitalização.
Por meio de óculos de Realidade Virtual, os clientes poderão ‘entrar’ em todos os veículos do portfólio VW. Em tótens com tablet, clientes e vendedores poderão pesquisar todos os detalhes e diferenciais dos veículos, condições de compra e financiamento no aplicativo Saiba Mais Volkswagen.
As TVs com tela touch de 55 polegadas contarão com o recurso de “Configurator”, onde o cliente pode montar o carro dos sonhos, além de responder a um quizz sobre qual é o modelo que melhor se adequa ao seu estilo de vida.
A digitalização também permitirá o nascimento de um novo padrão de concessionárias mais enxutas (a partir de 90 m²), com quantidade menor de carros físicos em exposição. Esse novo formato facilitará a presença da Volkswagen nas regiões mais nobres e altamente valorizadas.
Os novos concessionários também poderão escolher se a loja será exclusiva para vendas de veículos, oficina de reparos ou se agregará todos os serviços.
A humanização também estará presente nas concessionárias VW, que terão espaços de convivência com sofás, mesas em estilo bistrô e bancadas onde o cliente poderá conversar, carregar seu celular e usar o notebook (com inspiração no estilo coworking) enquanto aguarda por um serviço. Tudo isso com o melhor atendimento personalizado, para tornar real o sonho de ter um VW na garagem.