A BMW do Brasil convoca os proprietários dos veículos BMW:
Ø Série 3 da geração E46, modelos 320i, 323i, 323Ci Coupé, 328i e 330i;
Ø Série 5 das gerações E34, E39 e E60, modelos 530i (E34 e E60), 530i Touring (E34), 540i (E34 e E39), 540i Touring (E34), 545i (E60) e 550i (E60);
Ø Série 6 da geração E63, modelo 645Ci Coupé;
Ø Série 7 das gerações E38 e E65, modelos 750i (E38 e E65) 750Li (E38);
Ø Z4 da geração E85, modelo 3.0i Roadster;
fabricados entre 1994 e 2006, a entrarem em contato com um concessionário autorizado para agendar a verificação e, caso necessário, o reparo gratuito dos componentes que poderão apresentar inconformidades técnicas (veja tabelas abaixo), não se descartando risco de acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes dos veículos e a terceiros.
BMW Série 3 - Publicidade -
|
||||
Modelo |
Chassis afetados |
Período de fabricação |
Reparo |
Risco |
320i (E46) |
CG51027 |
2001 |
Substituição dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros |
Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento do rolamento dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros |
323i (E46) |
De FM82805a FM83097 |
1999 |
Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio |
Mau funcionamento das luzes de freio |
323Ci Coupé (E46) |
JH67072 e JH67275 |
1999 |
Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio |
Mau funcionamento das luzes de freio |
328i (E46) |
De EH74749 a EH75134 |
1999 |
Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio |
Mau funcionamento das luzes de freio |
330i (E46) |
De JT46374 a PE00349 |
Entre 2000 e 2001 |
Verificação e, se necessário, substituição das rodas |
Perda do controle da direção do veículo devido à perda de ar repentina do pneu |
Substituição dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros |
Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento do rolamento dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros |
BMW Série 5 |
||||
Modelo |
Chassis afetados |
Período de fabricação |
Reparo |
Risco |
530i (E34) |
GE63124 |
1994 |
Substituição do módulo geral por uma versão atualizada |
Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
530i Touring (E34) |
De GF66646 a GF66653 |
1994 |
Substituição do módulo geral por uma versão atualizada |
Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
540i (E34) |
De GF06511 a GF07073 |
1994 |
Substituição do módulo geral por uma versão atualizada |
Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
540i Touring (E34) |
GK00788 |
1994 |
Substituição do módulo geral por uma versão atualizada |
Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
530i (E60) |
CM04409 e CM05094 |
2006 |
Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros |
Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros |
540i (E39) |
GG87451 e GG87738 |
1999 |
Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio |
Mau funcionamento das luzes de freio |
545i (E60) |
De B077776 a B079527 |
Entre 2003 e 2004 |
Instalação de um anel de retenção no acoplamento rápido da linha de combustível |
Vazamento de combustível em caso de colisão frontal severa |
550i (E60) |
CN20942 |
2006 |
Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros |
Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros |
BMW Série 6 |
||||
Modelo |
Chassi afetado |
Período de fabricação |
Reparo |
Risco |
645Ci Coupé (E63) |
B200676 |
2004 |
Instalação de um anel de retenção no acoplamento rápido da linha de combustível |
Vazamento de combustível em caso de colisão frontal severa |
BMW Série 7 |
||||
Modelo |
Chassis afetados |
Período de fabricação |
Reparo |
Risco |
750i (E38) |
De DG21519 a DG21760 |
1995 |
Verificação e, se necessário, substituição do eixo de roda traseiro |
Perda do controle da direção do veículo por quebra no cubo de roda traseiro direito |
750Li (E38) |
De DH36768 a DH36904 |
1995 |
Verificação e, se necessário, substituição do eixo de roda traseiro |
Perda do controle da direção do veículo por quebra no cubo de roda traseiro direito |
750i (E65) |
DH77822 |
2006 |
Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros |
Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros |
BMW Z4 |
||||
Modelos |
Chassis afetados |
Período de fabricação |
Reparo |
Risco |
Z4 3.0i Roadster (E85) |
De LS61138 a LS62769 |
2003 |
Verificação e, se necessário, instalação de uma resistência na bomba de combustível |
O motor parar de funcionar durante o uso, sendo possível religá-lo apenas após 20 minutos, aproximadamente |
A BMW do Brasil também convoca os proprietários dos veículos BMW:
Ø X3 da geração E83, modelo X3 2.0d;
Ø X5 das gerações E53 e E70, modelos X5 3.0i (E53), X5 4.4i (E53), X5 4.8is (E53) e X5 xDrive 48i (E70);
fabricados entre 1999 e 2008 a entrarem em contato com um concessionário autorizado para agendar a verificação e, se necessário, o reparo gratuito dos componentes que poderão apresentar inconformidades técnicas (veja tabelas abaixo), não se descartando risco de acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes dos veículos e a terceiros.
BMW X3 |
||||
Modelo |
Chassis afetados |
Período de fabricação |
Reparo |
Risco |
X3 2.0d (E83) |
WJ55333 |
2008 |
Substituição do dispositivo de aquecimento do filtro de combustível |
Descarga precoce da bateria e possível incêndio por curto circuito |
BMW X5 |
||||
Modelos |
Chassis afetados |
Período de fabricação |
Reparo |
Risco |
X5 3.0i (E53) |
De LM21026 a LM25098 |
De 2000 a 2001 |
Verificação da folga do pedal do freio e, se necessário, substituição do suporte do pedal |
Impossibilidade de acionamento do freio pelo respectivo pedal |
X5 4.4i (E53) |
De LG92213 a LU53241 |
De 1999 a 2004 |
Substituição da DME (Unidade Eletrônica Digital do Motor) e programação das unidades de comando |
O motor pode para de funcionar durante o uso |
Verificação do torque aplicado nos parafusos de fixação do diferencial dianteiro, suporte de rolamento do semieixo direito e suporte do motor |
Ruídos indesejáveis e perda de tração durante o uso |
|||
Verificação e, se necessário, substituição do interruptor de posição da transmissão |
Impossibilidade do aumento de marchas (possível apenas redução) |
|||
Verificação da distância entre a tubulação de freio e da coluna de direção e, se necessário, correção |
Falha no funcionamento do sistema de freios devido à vazamento |
|||
Montagem de um espaçador de borracha entre as tubulações do filtro de óleo e de freio |
Falha no funcionamento do sistema de freios devido à vazamento |
|||
Verificação da folga do pedal do freio e, se necessário, substituição do suporte do pedal |
Impossibilidade de acionamento do freio pelo respectivo pedal |
|||
Verificação da data de fabricação dos cintos de segurança dianteiros, e se necessário, substituí-los |
Atuação restritiva ineficiente dos cintos de segurança dianteiros |
|||
X5 4.8is (E53) |
De LD79267 |
De 2005 |
Substituição da placa guia do bloqueio de estacionamento da transmissão |
O veículo pode mover-se mesmo com a alavanca da transmissão em P |
X5 xDrive48i (E70) |
De LY64447 a LY87899 |
De 2006 a 2007 |
Instalação de cabos de massa (fio terra) entre a tubulação de combustível e a bobina de ignição |
O motor pode parar de funcionar durante o uso |
Verificação e, se necessário, substituição da tampa do reservatório de expansão do fluído de freio |
Falha na detecção de perda de fluido de freio, podendo ocasionar falha no funcionamento do sistema de freios |
Esta convocação envolve um total de 158 veículos, sendo 116 modelos das Séries 3, 5, 6 e 7, e Z; e mais 42 SUVs da Linha BMW X.
A BMW do Brasil ressalta que, até o presente momento, não teve conhecimento de acidentes relacionados a estas campanhas de recall.
As verificações e/ou correções das inconformidades técnicas apresentadas nestas campanhas de recall podem ser agendadas imediatamente.
O tempo total estimado para o conserto é pode ser de até 2 horas.
Para verificar se sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou para mais informações, por favor, acesse www.bmw.com.br/recall ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para Recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas.