O Head da área de TI da VW do Brasil, José Roberto Giro, conquistou o Prêmio Executivo de TI do Ano, na categoria Indústria Automotiva, Autopeças e Mecânica.
A premiação é promovida pela IT Mídia, que reconheceu a Volkswagen pela iniciativa inovadora do Manual Cognitivo do Virtus, também presente no Tiguan Allspace, Novo Jetta e T-Cross, que usa inteligência artificial IBM Watson para responder perguntas sobre o veículo.
Especializada em eventos empresariais de tecnologia no Brasil há mais de 20 anos, a IT Mídia conta também com portais de notícias com alcance de mais de 16,2 milhões de usuários únicos por ano.
“O manual cognitivo é resultado do trabalho em equipe dos times de TI, Digitalização, Engenharia e Vendas & Marketing, visando simplificar a interação entre nossos clientes e seus veículos. É um reconhecimento importante à estratégia vencedora da Nova Volkswagen”, explica Giro.
“A ideia era desenvolver um aplicativo que funcionasse como plataforma de relacionamento da Volkswagen com os clientes, possibilitando aos usuários interagir com o carro em linguagem natural, ágil e descomplicada”.
Desenvolvido inicialmente para o lançamento do Virtus, nos idiomas Português e Espanhol, o Manual Cognitivo está disponível hoje para proprietários de veículos no Brasil, Argentina e demais mercados da América Latina.
Nas próximas semanas será disponibilizado para o T-Cross, que chega ao mercado brasileiro em abril.
Além da inclusão de novos modelos, o aplicativo deverá ter novas funcionalidades durante o ano de 2019.
“A implementação do Manual Cognitivo possibilita que a empresa receba informações diretamente dos clientes”, diz Giro.
“Transformar o manual do proprietário em algo interessante e interativo cria mais um diferencial para os produtos da Volkswagen”.
Em 2018, a Volkswagen recebeu mais de 28 mil downloads do aplicativo, que respondeu a mais de 100 mil perguntas dos consumidores.
O aplicativo oferece ainda outros serviços, como o agendamento de serviços na rede de concessionários Volkswagen.