sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Continental explica o novo DOT dos pneus

O DOT, sigla para Departament of Transportation, foi criado nos Estados Unidos onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas que sejam permanentemente impressas nas laterais de todos os pneus comercializados no país, como tamanho, largura, validade e ano de fabricação.

Essa prática foi adotada por outros mercados, inclusive o Brasil.

- Publicidade -

Recentemente, o DOT, que é composto por série de números e letras, passou a ter treze dígitos.

“Conhecer o DOT é como ter acesso à carteira de identidade de um pneu”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, maior fabricante de pneus da Alemanha e integrante de um dos maiores grupos sistemistas do mundo, acrescentando que o dígito adicional foi agregado ao primeiro bloco de números, que informa a fábrica na qual o pneu foi produzido.

A fábrica da Continental no Brasil tinha o número 65 e agora recebeu o número 1 na frente.

- Publicidade -

Definido onde o pneu nasceu vamos conhecer mais sobre ele.

O segundo bloco passa a ter seis componentes, entre números e letras.

“Ele define a medida do pneu e o modelo, sendo que agora essas informações estão todas juntas em um só bloco”, detalha Astolfi.

- Publicidade -

O grupo de números subsequente, o terceiro, é como a certidão de nascimento do pneu.

Ele é composto por quatro algarismos, sendo que os dois primeiros informam a semana e os dois últimos o ano em que o pneu deixou a linha de produção.

O pneu traz impressas ainda outras informações importantes que o motorista deve observar na hora de trocá-los ao final de sua vida útil.

A primeira é a dimensão: os dados 185/55R16, por exemplo, significam, em ordem, a largura em milímetros, a altura em porcentagem e o diâmetro da roda em polegadas.

Na sequência está a descrição de serviço do pneu: 83V, indicando o índice de carga e o símbolo de velocidade.

Na tabela de equivalência, esse conjunto de dados indica que ele é capaz de suportar até 487 kg a uma velocidade de 240 km/h.

Estão ainda inseridas as indicações do tipo de construção do pneu: radial, tubeless (sem câmara) ou tube type (com câmara de ar).

Nos pneus assimétricos, o DOT vem sempre impresso na lateral externa (outside) e, nos simétricos, como nos modelos da General Tire e Altimax, marcas integrantes do portfólio do Grupo Continental, ele é inserido apenas em uma das laterais.

Como eles podem ser montados independentemente do lado, a Continental recomenda que a lateral com DOT fique exposta para a face externa, tornando assim essas informações sempre visíveis.

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens.

Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte.

Em 2018, a Continental gerou vendas de € 44,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 245.000 pessoas em 60 países e mercados.

A Divisão de Pneus tem 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo.

Como um dos principais fabricantes de pneus, com cerca de 54.000 colaboradores, a divisão registrou vendas de € 11,3 bilhões em 2017.

A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para veículos de passeio, veículos comerciais e duas rodas.

Por meio do investimento contínuo em P&D, a Continental faz uma contribuição importante para a mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente.

O portfólio dessa divisão inclui serviços para a comercialização de pneus e para aplicações de frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus de veículos comerciais.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn