A Bardahl, empresa que está há 60 anos no mercado brasileiro e introduziu o conceito de aditivo para óleo e combustível no Brasil, está lançando este mês um novo aditivo para óleo de motor, o Bardahl B12 Sintético. O novo produto é o primeiro aditivo para tratamento de óleos sintéticos de última geração (API SM e API SN) do mercado, e vem complementar a linha de aditivos para óleo lubrificante da empresa, formada também pelos Bardahl B12 Plus e B12 Plus Moto, Bardahl Power Racing, Bardahl B12 Turbo e Bardahl Prolonga. Diferentemente dos demais produtos da linha, comercializados em embalagens de 500 ml, o Bardahl B12 Sintético chega ao mercado em frascos de 200 ml devido sua alta concentração – um frasco é suficiente para um cárter com capacidade de até 5 litros.
O novo produto foi desenvolvido para atender e proteger os motores que usam óleos sintéticos de baixa viscosidade (0W-30, 0W-40, 5W20, 5W-30, 5W-40 e 10W30, entre outras faixas de viscosidade) já que sua adição não altera a viscosidade destes lubrificantes. Esta garantia é importante porque os motores mais novos têm folgas cada vez menores, exigindo a perfeita fluidez do lubrificante em baixas temperaturas (na partida) ou em altas temperaturas (durante o funcionamento do veículo).
Um dos principais benefícios deste produto é a sua potente ação de limpeza, que combinada às características dos lubrificantes sintéticos é capaz de deixar as peças do motor limpas como novas. A limpeza do motor é fundamental, uma vez que possíveis depósitos podem gerar perda de eficiência por atrito fluido. Conservar os anéis dos pistões limpos, por exemplo, garante melhor vedação e, consequentemente menor consumo de óleo lubrificante e combustível.
Se os anéis estão sujos, o combustível pode contaminar o óleo lubrificante ou o lubrificante pode entrar na câmara de combustão, ser queimado e gerar resíduos, que acabam por alterar a eficiência da combustão e a potência do veículo. Em relação à vedação, o Bardahl B12 Sintético tem em sua formulação um agente protetor de selos (elementos de vedação), que evita que as juntas ressequem e ocorra vazamento de óleo – outro benefício para quem quer manter o motor do carro como novo.
Assim como os demais aditivos de lubrificantes da Bardahl, este produto deve ser adicionado em todas as trocas de óleo ou na reposição de óleo, sempre observando o nível do óleo, que deve ficar entre o mínimo e o máximo, e nunca ultrapassar estas marcas.
O desempenho deste produto foi testado na Sequência 3G, um teste de classe mundial extremamente severo. Neste teste, o motor funciona 100 horas com carga pesada (250 Nm), sendo que pode haver aumento de até 150% da viscosidade e desgaste das peças de até 60µm. Após a realização do teste, com a adição do Bardahl B12 Sintético em lubrificante sintético SAE 5W-30 API SN, os resultados mostraram que não houve alteração da viscosidade e que o desgaste ficou na casa dos 12,1µm. O produto foi testado na proporção indicada pela Bardahl, de 4% a 10% da capacidade do cárter.
Este produto não foi desenvolvido para veículos novos ou velhos, ele é para óleo sintético – e não é só carro novo que usa óleo sintético. Por exemplo: um carro ano 2003 que usa óleo sintético, independentemente da quilometragem, vai poder usar o novo B12 Sintético, com o benefício de limpar este motor que não é mais novo.