O Mecânica Online®, representado por Tarcisio Dias, faz parte do seleto grupo de representantes da imprensa automotiva internacional que integram o júri do Prêmio Internacional de Veículo Dinâmico 2019.
O resultado da edição 2019 foi divulgado no dia de hoje e você já acompanha todos os vencedores.
Resultados do Prêmio Internacional de Veículo Dinâmico 2019
Carro do ano – Com uma vasta gama de veículos concorrendo, não foi fácil para os jurados a escolha do veículo vencedor na melhor combinação entre dinâmica e engenharia na linha de produção. Qual veículo mais impressionou em sua configuração dinâmica nos últimos 12 meses?
Competidores entre Best-sellers como o BMW série 3 e o Ford Focus, além do modelo de médio porte, o Alpine A110 e para o luxo do novíssimo BMW série 7.
O aumento da popularidade dos SUVs refletiu-se na lista de 2019, em diferentes formas, desde o Jeep Wrangler cada vez mais refinado, até o Lamborghini Urus que define uma nova marca de referência no setor SUV de desempenho, para o inteligente Jaguar I-Pace e para o Rolls-Royce Cullinan, que oferece uma sensação majestosa de condução mesmo no mais áspero percurso.
Vencedor: Jaguar I-Pace EV400
Mais comentado: Alpine A110
vice-campeão:
• Ford Focus
• Lamborghini Urus
• BMW 7 séries
• BMW 3 série
• Rolls-Royce Cullinan
• Jeep Wrangler
O I-Pace marca a entrada da Jaguar na revolução de veículos elétricos, projetado para oferecer desempenho esportivo sustentável, tecnologia de inteligência artificial (IA) de última geração e a praticidade de SUV de cinco lugares. Um design limpo, que aproveita a nova tecnologia de bateria elétrica com uma arquitetura projetada desde o início para otimizar o desempenho, a aerodinâmica e o espaço interno.
Dois motores elétricos projetados pela Jaguar – que possuem veios de transmissão passando pelos próprios motores para compactação – são colocados em cada eixo, produzindo desempenho combinado de 400PS e 696Nm, tração nas quatro rodas e tração total – e um tempo de 0 a 60 mph de apenas 4,5s.
A arquitetura de alumínio EV sob medida usa tecnologia avançada de rebitagem e colagem para fornecer uma estrutura de corpo leve e rígida.
Juntamente com a bateria estrutural, tem uma rigidez torcional de 36 kNm / grau – a mais alta de qualquer Jaguar.
A bateria é colocada centralmente entre os dois eixos e o mais baixo possível, com uma vedação entre o alojamento e o piso. Esta localização permite uma distribuição de peso de 50:50 e um baixo centro de gravidade: juntamente com a avançada frente dupla de fúrcula e eixo traseiro Integral e suspensão pneumática (opcional) da Tenneco e dinâmica adaptável configurável, que proporciona uma condução ágil e excelente conforto de condução.
Equipe dinâmica do ano – Do desenvolvimento de inovações de dinâmica, para aplicá-las para a produção de veículos, de trabalho duro, esta categoria reconhece o trabalho das equipes de dinâmica em todo o mundo.
Vencedor: Lamborghini
Mais comentado: BMW
vice-campeão:
• Mazda
• Audi
• GM
Inovação do ano – Se hardware ou software, engenharia ou computação, esta categoria reconhece ideias inovadoras que avançam e melhorar as configurações dinâmicas de veículo.
Vencedor: ZF sMotion
Mais comentado: Mazda G-vectorização
vice-campeão:
• Tenneco CVSA2
• ZF eLSD
• NXP
• Dynamics AB Flex-0
Ferramenta de desenvolvimento do ano – De simulação para avaliação de durabilidade, software para máquinas de laboratório, a ferramenta de desenvolvimento do ano na categoria reconhece a inovação na criação de ferramentas que ajudam a alcançar excelência automotiva e dinâmica veicular excepcional.
Mais comentado: Ansible movimento e IDIADA (segundo lugar comum)
vice-campeão:
• Simulação mecânica
• Kistler
O júri:
• Joo Choi-sik, Autocar Coreia
• Robert Bielecki, Polônia, Oponeo
• Christophe Congrega, L’Automobile Revista, França
• Brian Cowan, freelance, Nova Zelândia
• Carl Cunanan, C!, Filipinas
• Padraic Deane, gerenciando Irlanda editor, publicações automotivas,
• Tarcisio Dias de Araujo, Mecânica Online, Brasil
• Jim Kenzie, estrela de Toronto, Canadá
• Nikos Kounitis, 4Wheels, Auto Bild Hellas, Grécia
• Nicol Louw, carro África do Sul
• Marco Marelli, freelance, Itália
• Frank Markus, Motor Trend, EUA
• Marc Noordeloos, freelance, EUA
• Sergio Oliveira de Melo, El Informador, México
• Tomaz Porekar, Avto Magazin, Eslovénia
• Alvaro Sauras Alonso, Autofacil e carro & Tecno, Espanha
• Mohamad Sheta, Al-Masry Al-Youm jornal, Auto Arábia, agência de notícias do Médio Oriente Auto
• Gábor Szécsényi, Az Autó e Mobil Retro, Hungria
• Oleg Vasilevsky, Auto Bild, Ucrânia
• Hormazd Sorabjee, Autocar India
• Jürgen Zöllter, freelance, Alemanha
O prêmio: candidaturas recebidas do VDI especialista em leitores de chassis e dinâmica de profissionais e da equipe editorial. Da lista de entradas, entre quatro e seis finalistas são classificados para cada categoria e esta lista é avaliada pela Comissão Julgadora internacional, independente, de membros da imprensa automotiva para decidir os vencedores.