A Scania oferece na Europa um colete conectado que pode ser utilizado para expandir a segurança do caminhoneiro durante a viagem.
“O colete Scania C-me alia inteligência, visibilidade e segurança, que elevam o nível de proteção do condutor,” comenta Peter Hellberg, gestor de Produto de Acessórios para Veículos na divisão global da Scania.
As funcionalidades do C-me são geridas por um app com múltiplas possibilidades de configuração, como nível de iluminação, as condições exteriores, o número de emergência, dentre outros, que podem ser ajustadas em função das preferências individuais do condutor.
O colete C-me conecta-se com o celular do motorista via Bluetooth; a aplicação do telefone transmite o alarme e a posição real do motorista ao Scania Fleet Management, o sistema de gestão de frotas Scania, ou a um número de emergência pré-estabelecido.
A aplicação pode também mostrar dados do operador, o número de vezes que entrou e saiu da cabine, além de outras informações relevantes.
O Scania C-me pode ser regulado de vários modos. Por exemplo, uma programação para que as luzes nele incorporadas liguem automaticamente quando o condutor sai da cabine e está escuro no exterior.
Mesmo sem estas características, o colete cumpre com todos os requisitos legais europeus estabelecidos em vestuário protetor de alta visibilidade.
A peça ainda tem um sensor capaz de detectar quando o caminhoneiro fica imobilizado após um movimento rápido involuntário (como uma queda) e aciona um alarme automático.
“Isto é realmente algo que podemos chamar de ‘sexto sentido’. Uma peça de vestuário que fica em constante estado de alerta e que pode, de fato, fazer a diferença em situações que coloquem a vida do motorista em perigo”, explica Hellberg.
“Cabe a cada usuário decidir com que nível de acompanhamento se sente confortável. Mas, estou convencido de que se alguém cair do caminhão durante uma entrega, e se ferir gravemente, gostaria de receber uma rápido atendimento emergencial.”
O colete Scania C-me está disponível na rede de concessionárias Scania na Europa desde o final de 2018.