As picapes são, além de muito charmosas, veículos indispensáveis para quem precisa lidar com cargas constantemente ou mesmo enfrentar terrenos mais agressivos, como terra e morros.
A indústria automobilística conta com diferentes modelos e categorias de picapes. No entanto, é justamente a gama de modelos comercializados que pode fazer o consumidor ter dúvidas na hora de escolher o veículo para sua necessidade.
Veja quais são os principais aspectos a ser considerados para adquirir a picape ideal e fazer uma boa escolha.
Capacidade da caçamba – Por mais que pareça óbvio avaliar o tamanho da caçamba, muitos se esquecem de que esse deve ser um aspecto pensado e repensado considerando sua utilização em longo prazo.
O inconveniente aqui é projetar a quantidade de carga cotidiana, já que as caçambas pequenas costumam comportar 500 quilos, enquanto as próximas categorias já abrangem os 1000 quilos, deixando o usuário sem opções intermediárias.
Independentemente da capacidade, tenha em mente que não se deve ultrapassar a capacidade de carregamento da caçamba. Caso contrário, os prejuízos serão enormes quando toda a estrutura da picape for comprometida.
Dica: instale um protetor na caçamba para que nenhum tipo de carga danifique sua pintura.
Caçamba aberta x Caçamba fechada – Optar pela cobertura da caçamba de fábrica pode impactar muito no preço da compra da picape. No entanto, há outras soluções, como a instalação das capotas marítimas, como estas. Elas são eficientes na proteção contra chuva e também de poeira, mesmo quando a caçamba está descarregada.
Quem vai transportar cargas maiores também pode providenciar capotas de fibra.
Gasolina ou diesel? – Apesar dos modelos com motor a diesel custarem mais, eles são indicados para quem vai fazer uso do veículo diariamente, principalmente carregado. Em longo prazo, a diferença para encher o tanque vai compensar o investimento maior, já que além de mais econômico, o motor a diesel é mais robusto para aguentar o peso das jornadas de trabalho.
Pesquise – Uma dica que vale para todo consumidor, independentemente da preferência por uma determinada marca ou modelo de picape, é fazer uma pesquisa em sites especializados e também em sites de reclamação. A experiência de outros proprietários pode ajudar em sua tomada de decisão.