A última geração do acoplamento AWD da BorgWarner foi otimizada com um motor compacto de corrente contínua sem escovas (BLDC) e eletrônica altamente integrada.
A unidade atuadora resultante possui durabilidade elevada e redução de peso de aproximadamente 15% em comparação com um acoplamento AWD convencional.
O design leve e de alto desempenho tem os melhores tempos de resposta, densidade de torque e precisão de sua categoria.
Como resultado, a dirigibilidade, a estabilidade e a tração do veículo são aprimorados.
No núcleo do acoplamento está uma bomba de pistão patenteada com 6 pistões controlados centrifugamente que cria e controla a pressão hidráulica do sistema.
Agora, com o projeto interno da BorgWa rner de motor BLDC, o acoplamento de última geração é um componente-chave para os sistemas com modo Eco, devido à sua alta funcionalidade start/stop.
Espera-se que os algoritmos de controle de motores, que permitem a otimização do sistema, levem à introdução de novas aplicações com atuadores em veículos híbridos e puramente elétricos.
“A BorgWarner continua inovando, desenvolvendo tecnologias líderes que não apenas melhoram o desempenho, mas também suportam sistemas start/stop de economia de combustível com excelente durabilidade”, disse o Dr. Stefan Demmerle, presidente e gerente-geral da BorgWarner PowerDrive Systems.
“Com base em nossa tradição de fornecer aos clientes soluções competitivas e refinadas, esta última geração oferece excelente desempenho e embalagem, peso e eficiência muito competitivos. Também cria uma plataforma para a introdução de atuadores para novos sistemas em veículos híbridos e elétricos.”
O acoplamento AWD preventivo opera independentemente da velocidade diferencial entre dois eixos, fornecendo torque de travamento, dependendo das condições da estrada e da distribuição da carga do veículo.
Para os motoristas, isso significa um controle de torque bem balanceado a qualquer velocidade e em todos os momentos.
A vida útil operacional de um motor de corrente contínua é geralmente limitada pelo desgaste do sistema de escovas e do comutador.
Essa desvantagem é completamente eliminada por um motor BLDC porque não há contato entre o rotor e o estator.
Quando um veículo está no modo Eco em situações em que não é necessária transferência de torque, o motor pode ser completamente desligado, reduzindo o consumo de energia de todo o sistema.
Também é possível gerenciar ativamente o fluxo de lubrificação para o pacote de discos de fricção para minimizar as perdas por agitação de óleo.
Outros avanços importantes no novo Acoplamento AWD incluem uma unidade de controle eletrônico (ECU) integrada, que reduz o custo e melhora a embalagem.
Além disso, os diâmetros da ECU e do estator estão alinhados, permitindo um processo de montagem eficiente.