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Do cliente para o mercado: Scania apresenta cavalo mecânico rodoviário 8×2 de fábrica

Nova tendência no mercado, solução foi desenvolvida em parceria com transportador e permite mais uma alternativa ao transporte de cargas  A Scania lança o cavalo mecânico com configuração de rodas 8×2, sua nova solução para o segmento de caminhões rodoviários.

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O modelo se encaixa como mais uma opção para o transporte de cargas de longas distâncias, e ficará posicionado entre a composição chamada de “vanderleia” (de eixos espaçados) e o bitrem. Ele pode ser 100% financiado por meio das atuais linhas de crédito disponíveis.

No início de 2011, entrou em vigor a resolução do Contran nº 210/211, que definiu a obrigatoriedade de tração dupla, tipo 6×4, para as combinações cujo peso bruto total combinado (PBTC) seja superior ou igual a 57 toneladas.

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O rigor dessa lei teve forte reflexo em alguns modais de transporte, principalmente na combinação cavalo mecânico mais bitrem, que antes era tracionada por um veículo 6×2.

As consequências mais impactantes no dia a dia do transportador foram o maior valor de investimento para adquirir veículos 6×4, o aumento no consumo de pneus por não haver a possibilidade de levantar um eixo quando o implemento estivesse vazio e o acréscimo no consumo de combustível, pelo fato de a tração dupla causar maior arraste com o solo.

De olho na redução de custos, o Grupo G 10, transportador rodoviário de Maringá (PR), adaptou um cavalo mecânico 6×2 para transformá-lo em 8×2, e trafegar com carretas de três eixos.

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A empresa fez a adaptação em oficinas independentes, e a alternativa foi copiada por outras transportadoras.

A configuração 8×2 rodoviária permite o aumento de capacidade de carga em comparação à 6×2 com “vanderleia” e menor custo operacional em relação a um bitrem, mantendo a composição dentro da lei.

Em razão de a alternativa ter virado tendência e ser cada vez mais rentável, o G 10 procurou a fabricante sueca para desenvolver uma solução de fábrica.

A Scania, que já vinha estudando a configuração de eixos 8×2 rodoviária desde 2009, acompanhou o projeto do G10 e desenvolveu o caminhão internamente com peças e componentes capazes de atender também às demandas dessa aplicação.

Victor Carvalho (2)“A Scania busca atender às necessidades dos clientes e aceitou o desafio de desenvolver e produzir o caminhão. Agora, a Scania traz ao mercado um modelo com garantia 100% de fábrica para o quarto eixo, com todas as suas vantagens e sem nenhum tipo de adaptação”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.

“A versão 8×2 original representa para o cliente redução do investimento inicial de compra ante uma composição de bitrem com cavalo 6×4 e também na adaptação de um quarto eixo não original no mercado. Ou seja, nossa solução oferece um conjunto confiável, rentável e com menor custo operacional. Isso é fundamental para o mercado do transporte rodoviário de cargas, que tem margens cada vez mais apertadas nos valores dos fretes.”

O cavalo mecânico Scania 8×2 tem capacidade para 54,5 t de PBTC, de 37 t de carga líquida, leva carreta de três eixos e se encaixa entre a composição “vanderleia” (tração 6×2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53 t) e o bitrem (o famoso sete eixos, tração 6×4, com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57 t). Há opções das cabines R, R Highline ou R Streamline.

CELSO MENDONÇA
CELSO MENDONÇA

O pesado campeão de vendas da marca, R 440, também ganhou sua versão 8×2. “Uma das aplicações do pesado R 440 8×2 será no transporte de grãos, um serviço em que os caminhões Scania são referência.

“Embora já estejamos notando a tendência para outros segmentos, como os de transporte de combustível, produtos químicos, sucos e leite, e de carga geral com caçamba para levar estruturas de construção, vamos acompanhar o mercado com nossas soluções”, diz Celso Mendonça, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.

“Os transportadores desses segmentos têm como característica usar veículos 6×2 e 6×4 em viagens pela maior parte do País. Eles buscam o máximo de produtividade, disponibilidade e rentabilidade do conjunto. O 8×2 é a nova alternativa para alcançar esses objetivos, com o benefício de não ter restrições de circulação, ao contrário do rodotrem, e ainda transportar quase a mesma quantidade de carga de um bitrem, que hoje precisa rodar com um cavalo 6×4.”

Outras vantagens do 8×2 são a maior agilidade em manobras, principalmente em portos e centros de distribuição, e uso de dois pneus a menos que o bitrem. “Nas operações carregado/vazio indo ou voltando de um serviço, o 8×2 rodoviário consome menos combustível e pneus, pois conta com levantadores dos dois eixos do cavalo mecânico e da carreta”, salienta Mendonça.

Características do produto e benefícios originais de fábrica – O Scania R 440 8×2 sai de fábrica equipado com motor de 13 litros, que gera 440 cavalos de potência e desenvolve torque de 2.300 Nm entre 1.000 e 1.300 rpm. Seus freios são a tambor, o entre-eixos é de 3.900 mm, o eixo de tração é o R 885 (com capacidade máxima de tração de 78 t) e a relação de diferencial de 3,07:1.

Também são itens de série a caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, ar-condicionado digital e Scania Driver Support, exclusiva tecnologia que serve como um tutor eletrônico, instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real. Nos itens opcionais, freio hidráulico auxiliar Scania Retarder de 4.100 Nm, rádio com GPS e faróis de xenônio.

Tanques de combustível – Para a Scania conceber um cavalo mecânico com dois eixos direcionais, o 8×2, e manter excelente manobrabilidade e perfeita distribuição de peso, foi escolhido o entre-eixos de 3.900 mm; os tanques de combustível foram removidos das laterais, para dar espaço ao eixo, e fixados lado a lado atrás da cabine.

A Scania não abre mão da segurança da operação, e indica para a solução 8×2 rodoviária o uso de dois tanques de 330 litros, que garantem autonomia nas mais diversas condições de uso do chassi. Outras diferenças da garantia de fábrica são a estrutura passar por testes em campo e ensaios vibracionais em laboratório, o suporte dos tanques ser homologado e certificado pelo Inmetro, e o veículo ser equipado com as conexões do semirreboque e de seu apoio.

O motorista adentra ao chassi de forma ergonômica e segura, pois o caminhão conta com degraus de superfície antiderrapante, e a alça de acesso está localizada no suporte do tanque, com fácil alcance. Para evitar o acúmulo de sujeira, os degraus são vazados.

Quinta roda – Para suportar o aumento de carga sobre o cavalo 8×2, a quinta roda utilizada é a mesma dos rodoviários 6×4, que tem capacidade de 24 t. No novo modelo Scania, a altura da quinta roda sobe em comparação ao 6×2, para evitar o contato do chassi com o implemento em situações de trafego por terrenos irregulares ou em rampas de acesso. Outra vantagem Scania é o reposicionamento da quinta roda em relação ao eixo de tração para melhor distribuição de carga e garantir mais equilíbrio ao conjunto durante a viagem.

Os dois eixos direcionais são independentes, idênticos e genuínos Scania, e o segundo eixo tem suspensão pneumática e suspensor. Os traseiros têm suspensão pneumática com quatro bolsões, e suspensor no segundo eixo de apoio. O novo modelo dispõe de balança eletrônica integrada, que permite ao motorista ver no painel a informação precisa da distribuição do peso nos eixos. Por segurança, há trava mecânica para impedir o contato da estrutura do eixo com o cardam quando o eixo for suspenso.

O Scania 8×2 rodoviário está em conformidade com a Lei da Balança. Para isso, o modelo foi homologado com o limite de comprimento de 18,6 metros, e os eixos direcionais são de rodagem simples, e os dois eixos traseiros são de rodagem dupla, tanto o trativo quanto o de apoio. Se fossem de outra forma, os eixos traseiros (segundo direcional mais o bogie traseiro) seriam caracterizados como tandem triplo, ferindo a lei.

Cavalo mecânico 8×2 oferece amplo pacote de serviços – O cavalo mecânico 8×2 da Scania proporciona uma série de vantagens de serviços ao cliente. Quem adquirir o lançamento da marca terá, além do tradicional período de um ano de cobertura, um aumento de 12 meses de proteção para o trem de força. A garantia estendida para o segundo ano do trem de força engloba peças banhadas a óleo do motor, caixa de mudança e diferencial. Outro benefício está no uso de uma alternativa ao tradicional óleo mineral, o óleo sintético.

A garantia estendida de dois anos, somada às manutenções realizadas na rede de concessionárias Scania, garante ainda mais vida útil, economia de combustível e redução dos custos, que podem ser ainda menores caso o cliente opte por uma das quatro categorias dos programas de manutenção disponíveis para o rodoviário 8×2 da marca. O regulamento da garantia estendida está disponível no site da Scania (www.scania.com.br) ou em um dos 116 pontos de atendimento da rede de concessionárias da fabricante, que cobrem 100% do território nacional.

Vantagem do óleo sintético – O cavalo mecânico 8×2 que utilizar o óleo mineral fará a primeira troca aos 20 mil km. Caso o cliente use o opcional óleo sintético (LDF-3), o primeiro intervalo de manutenção poderá até dobrar, chegando a até 40 mil km (dependendo da análise dos dados operacionais do veículo). Trata-se do mesmo período de um cavalo 6×2 com composição “vanderleia” (de eixos espaçados). Ou seja, a alternativa sintética gera maior economia na hora da troca do óleo do motor, de cerca de 15%, no custo de manutenção.

Já os programas de manutenção disponíveis para o lançamento da marca são Premium, Mais, Trem de Força e Standard. Vale a pena lembrar que os valores de cada categoria serão calculados a partir de variáveis como tipo de veículo, implemento utilizado, aplicação/operação, quilometragem rodada por ano, treinamento do motorista e tempo contratado.

Outros serviços que o cliente pode adquirir são o intervalo de manutenções personalizadas e o sistema de diagnose e programação.

Intervalo de manutenções personalizadas – As soluções em serviços Scania permitem um plano de manutenção flexível, porque levam em consideração o tipo de aplicação e a maneira de condução do veículo. Na primeira revisão realizada na Casa Scania, entre 10 mil e 20 mil quilômetros, uma ferramenta fará o diagnóstico completo do caminhão. A partir dessa análise, será possível programar as próximas revisões.

Sistema de diagnose e programação – A Scania possui um avançado e exclusivo sistema de diagnose eletrônica, que analisa todas as informações do veículo por meio de um completo e detalhado relatório. Isso assegura manutenção ainda mais customizada e precisa, além de garantir maior disponibilidade. Essa modalidade personaliza as funções do caminhão conforme a necessidade do motorista e da operação e atualiza os softwares sempre que necessário.

Atualmente, as Soluções de Serviços Scania oferecem um portfólio desenvolvido para cada segmento em busca da máxima disponibilidade dos produtos. As soluções também contemplam: Scania Assistance, um serviço de emergência 24 horas durante todo o ano e em qualquer localidade do Brasil (0800-019-4224), assistência técnica, treinamento de motoristas, serviços dedicados na estrutura do cliente, checklist de serviços, atendimento remoto, Scania Oil, peças, sistema de troca de peças, pacotes de serviços, mão de obra especializada, reformadora e garantia Scania.

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