Carro, casa e fornecimento de energia combinados para formar uma rede inteligente: o projeto piloto ‘Audi Smart Energy Network’ possibilita, pela primeira vez, a interação com a rede elétrica, o que marca um grande avanço para a estabilidade da rede.

O projeto piloto, que faz parte de um estudo, está sendo realizado com famílias na área de Ingolstadt, na região de Zurique. Ele envolve a combinação de sistemas fotovoltaicos (painéis solares) de vários tamanhos com baterias de armazenamento fixas.

O software de controle da start-up Ampard distribui a energia solar de forma inteligente, com base na demanda atual ou panejada do carro, da casa e do sistema de aquecimento.

Uma característica única do projeto é que ele é capaz também de interagir com a rede de energia: em uma interface de comunicação integrada, todos os sistemas estão interligados para formar uma ‘usina de energia virtual’, constituindo uma rede inteligente.

Os dispositivos de armazenamento domésticos estão conectados e podem fornecer o que é conhecido como ‘energia balanceada’. Ou seja, eles equilibram as flutuações entre geração de energia e o consumo, e estabilizam a frequência armazenando quantidades menores e temporárias de energia por um curto período.

Isso possibilita a otimização do consumo interno: os operadores de sistemas fotovoltaicos aumentam sua proporção de energia solar de uso próprio enquanto reduzem seus custos de aquisição de energia.