Goodyear mostra protótipo de pneu para a terra e para o ar em Genebra

Enquanto os desafios para a mobilidade continuam a crescer, a Goodyear, fabricante de pneus que este ano comemora 100 anos no Brasil, já iniciou o desenvolvimento de protótipos para o carro do futuro.

É o caso do novíssimo protótipo apresentado pela empresa no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019 (Suíça), Goodyear AERO, que vai do chão às nuvens em carros voadores autônomos à medida que também serve como hélices para os veículos do futuro.

Este novo conceito é um pneu dois-em-um, concebido para carros voadores autônomos e que poderia ser usado tanto para rodar nas ruas e estradas como em um propulsor, para que o veículo atinja o céu.

Entre os seus diferenciais, o pneu conta com uma série de inovações: design multimodal, estrutura não-pneumática, propulsão magnética, sensores ópticos e inteligência artificial.

Estas características permitem aliviar o choque do veículo com o solo, proporcionar propulsão sem atrito, monitorar as condições dos pneus e comunicar-se com outros veículos.

Embora ainda se trate de um protótipo, a Goodyear acredita que este conceito possa ser uma parte essencial de um futuro ecossistema de mobilidade aérea, e já está desenvolvendo algumas tecnologias, como pneus não-pneumáticos e inteligência artificial.

“Os protótipos da Goodyear destinam-se a provocar um debate sobre pneus e tecnologias de transporte para um novo ecossistema de mobilidade”, afirma Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear.

Outro destaque da Goodyear no Salão de Genebra foi a apresentação do veículo Golden Sahara II, restaurado em colaboração com Klairmont Kollections.

O automóvel icônico dos anos 50 e 60 foi equipado com os inovadores pneus transparentes da Goodyear e foi um dos primeiros protótipos de veículo autônomo da história.