terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

72% dos acidentes com colisões traseiras poderiam ser evitados com o uso da tecnologia

A Bosch, uma líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e serviços, está sempre buscando desenvolver soluções para uma mobilidade mais segurança e confortável.

Neste sentido, a empresa reforça a importância do movimento mundial Maio Amarelo, que tem como objetivo alertar a sociedade para o índice alarmante de mortes no trânsito em todo mundo e promover a conscientização para redução de acidentes.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem por ano no trânsito.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que os acidentes ocupam a nona posição em causas de morte no mundo todo.

Em 2018 no Brasil, a OMS relata 39 mil fatalidades e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) aponta adicionais 400 mil pessoas sequelas por acidentes de transito.

- Publicidade -

Somado a isso, a Bosch também está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e uma das metas que faz parte da ODS3 é reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas até 2020.

“Acreditamos que as tecnologias de assistência ao condutor são base para tornar o trânsito das cidades e rodovias mais seguro e confortável”, ressalta Michel Braghetto, gerente de Marketing da Divisão Chassis System da Bosch.

“Estudos apontam que mais de 80% dos acidentes de trânsito são causados por algum tipo de falha humana. Exatamente por isso que os sistemas como o Programa Eletrônico de Estabilidade, a Frenagem Automática de Emergência e o Detector de Fadiga do Motorista, por exemplo, são um marco importante para a conquista de uma mobilidade livre de acidentes”, conclui o executivo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

As colisões traseiras e os atropelamentos de pedestres ou ciclistas estão entre os piores incidentes.

A Frenagem Automática de Emergência (AEB – Automatic Emergency Braking) pode prevenir tais colisões totalmente ou, pelo menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes.

Se o radar ou a câmera de vídeo detectar obstáculo à frente do veículo, o sistema é preparado para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado.

Se o condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o motorista pise no freio, o dispositivo aumenta a potência da frenagem a fim de evitar o acidente.

Dados mostram que na Alemanha, cerca de 72% das colisões traseiras poderiam ser evitadas se todos os automóveis fossem equipados com este dispositivo.

O potencial para o Brasil fica evidente.

Segurança ganha espaço no mercado brasileiro-Apenas no Brasil, um estudo realizado pela Bosch identificou que o mercado nacional teve 19 mil veículos equipados com a tecnologia AEB em 2018.

Esse número é ainda maior se levar em consideração os consumidores que adquiriram a tecnologia como item opcional, integrando pacotes de tecnologias de conforto e segurança.

Usualmente presente nos segmentos de SUVs, crossovers e sedans de luxo, os dados também apontam que o AEB está disponível nos segmentos mais populares de veículos como em hatchs, sedans e SW médios – nofim de 2018, 10% de todas versões disponíveis para venda no Brasil possuíam AEB como série e 3% como opcional.

“Isso mostra que os sistemas de assistência ao condutor também estão se popularizando no Brasil, especialmente porque o Programa Eletrônico de Estabilidade, que é a base tecnológica para muitos desses dispositivos, se tornará obrigatório em todos novos projetos de veículos fabricados ou importados a partir de 2020 e para os demais modelos em 2022”, destaca Braghetto.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil