sábado, 25 maio , 2024
28 C
Recife

Campanha Maio Amarelo busca conscientização para redução de acidentes de trânsito

Campanha Maio Amarelo busca conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito, a campanha internacional Maio Amarelo destaca a necessidade de reduzir os alarmantes números de acidentes viários. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem todos os anos devido a acidentes de trânsito, sendo mais de 100 crianças vítimas fatais por mês apenas no Brasil.

- Publicidade -

Os dados alarmantes fornecidos pela OMS revelam a gravidade do problema dos acidentes de trânsito, que afetam pessoas de todas as idades, com uma parcela significativa sendo jovens, com menos de 15 anos, e outra parte considerável abaixo dos 50 anos. Além do impacto humano, os acidentes também geram um forte impacto econômico, com um custo anual que ultrapassa os R$ 50 bilhões, incluindo gastos com saúde, danos materiais e perda de produtividade.

A campanha destaca que medidas simples, como o uso obrigatório da cadeirinha para crianças, podem fazer uma grande diferença na redução dos acidentes e suas consequências. De acordo com a OMS, as cadeirinhas e dispositivos de segurança podem reduzir significativamente as mortes de crianças em casos de acidentes, chegando a diminuir em até 70% as mortes de bebês e entre 54% e 80% as mortes de crianças.

Os acidentes de trânsito podem resultar em diversos tipos de traumas, desde lesões neurológicas até ortopédicas, com consequências que podem afetar permanentemente a vida das vítimas. Lesões na coluna cervical e traumatismo cranioencefálico estão entre os riscos mais graves, podendo levar a danos neurológicos e até mesmo à morte.

O Dr. Alexandre Canheu, neurocirurgião pediátrico, destaca a importância de medidas de prevenção e de primeiros-socorros adequados em casos de acidentes. O uso correto da cadeirinha para crianças, juntamente com a adoção de medidas de primeiros-socorros que evitem movimentar as vítimas de forma inadequada, são essenciais para preservar a vida e a saúde dos envolvidos.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais