sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Propostas para redução de emissão de carbono e caminhos para a mobilidade sustentável

Qual o caminho para alcançar a mobilidade ideal e o transporte sustentável? Esta foi uma das principais questões debatidas durante o Painel Presidentes do 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que ocorre simultaneamente à Fenatran, no São Paulo Expo.

- Publicidade -

Para o presidente do Congresso SAE BRASIL 2019 e CEO da Scania Latin América, Christopher Podgorski, o mercado converge para a automação, conectividade e eletrificação num futuro próximo. No entanto, o setor não pode depender de regulamentações definidas para agir.

“Temos dois caminhos a perseguir: esperamos tudo maturar ou começamos agora buscar as respostas e soluções de forma proativa. Num futuro, conseguiremos espaços descarbonizados? Uma missão difícil, mas é possível de ser alcançada”, afirmou.

“Quando falamos em sistema de transporte sustentável, é necessário atender o âmbito econômico, financeiro, social e ambiental. E se não tiver um aglomerado de parceiros, não é possível atender os quatro pilares com ações isoladas. Não podemos esperar até 2030. Temos a possibilidade de fazer a nossa contribuição agora, gerar novos empregos e novos negócios”, salienta.

A gerente geral da UBER Brasil, Claudia Woods reforçou a ideia de parceria e apresentou os novos projetos que a companhia disponibilizará em breve no país, como o serviço de frete.

- Publicidade -

“A UBER tem total interesse em trocar conhecimento com empresas centenárias da indústria automotiva, pois nosso negócio está planejado para ir além do transporte de passageiros. O nosso desafio é continuar replicando o know how dessa modalidade para outros negócios, como o UBER Eats, sistema delivery de comida que já está disponível no Brasil e UBER Freight, que conecta caminhoneiros a empresas que precisam transportar seus bens de uma cidade para outra. Mesmo sendo uma plataforma tecnológica, estamos impactando a sociedade. São vidas e pessoas que estão atrás do aplicativo, tanto parceiras como usuários”, aponta a executiva.

Para o presidente da ABB Brasil, Rafael Paniagua, a crescente concentração de pessoas em centros urbanos demanda cada vez mais a descarbonização dos transportes para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida, que só será possível com uma matriz energética neutra de CO2.

“Temos desafios, mas o Brasil possui uma grande matriz energética limpa e disponível, como eólica, solar e hídrica. Outros países falam de mobilidade sustentável, mas sua matriz está contaminada com CO2. Temos que atuar em parceria, trabalhando juntos em prol da sustentabilidade”, ressalta.

O presidente da DHL Brasil, Maurício Barros afirmou que o momento exige processos cada vez mais eficientes, que atendam os anseios do consumidor, ofereçam segurança no ambiente virtual e às cargas, com menor impacto ambiental.

“A entrega com drones já é real, mas hoje repensamos como quebrar os paradigmas para penetração em ambientes urbanos, como São Paulo. Quando falamos de logística, o usuário acompanha o rastreamento. É uma verdadeira experiência, com participação desde o clique até a entrega final”, diz.

- Publicidade -

A companhia, segundo ele, assume o papel de deixar um ambiente melhor para as novas gerações. Por isso, o investimento em frotas limpas está crescendo cada vez mais, bem como os parcel stations, pontos de retirada de encomendas.

“Temos bicicletas e veículos elétricos fazendo entregas e rodando pelo Brasil. Podemos dizer que foi uma alternativa resiliente durante a greve dos caminhoneiros, pois mesmo com a falta de combustíveis, nossos prazos foram cumpridos”, salientou.

O presidente do grupo CAOA e presidente da SAE BRASIL, Mauro Correia, destacou que a influência digital interfere no momento de compra de um veículo. Por isso, é necessário ofertar valor agregado e antecipar o que os consumidores buscam.

“Os carros estão se transformando rapidamente como os celulares. A atualização dos modelos é veloz. Procurar as dificuldades dos clientes e antecipar as soluções é o que o faz fiel à marca. Estamos num momento disruptivo também com essa nova geração de consumidor”, ressaltou.

Painéis Temáticos-Para ter mais informações sobre cada painel temático realizado no Congresso SAE BRASIL 2019, clique para acessar a cobertura jornalística no site da SAE BRASIL.

Painel Transformação Digital
Transformação digital na mobilidade traz soluções do campo à cidade

Transformação digital não é só tecnologia: envolve mudança cultural das pessoas

Painel Educação de Engenharia
Futuro da educação de engenharia se faz com transversalidade de currículo, colaboração e atenção ao socioemocional

Painel Caminhões e Ônibus
Novas alternativas energéticas oferecem caminhos mais sustentáveis e menos poluentes

Painel Ferroviário
Investimento na infraestrutura ferroviária é caminho para mobilidade sustentável

Sessões Técnicas
Sessões técnicas apresentam soluções para a Engenharia da Mobilidade

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança