quinta-feira, 30 maio , 2024
28 C
Recife

Simpósio destaca a Vocação Brasileira para a Descarbonização da Mobilidade

Evento, que acontece hoje, dia 18/4, em São Paulo, reúne especialistas e representantes da indústria para discutir alternativas brasileiras para reduzir as emissões de poluentes nos meios de transporte.

A discussão sobre a descarbonização da mobilidade ganha destaque no Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e apoiado pela Mecânica Online®, parceiro de mídia. O evento, que acontece hoje, dia 18/4, em São Paulo, reúne especialistas e representantes da indústria para discutir alternativas brasileiras para reduzir as emissões de poluentes nos meios de transporte.

- Publicidade -

O Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, realizado pela AEA e com o apoio da Mecânica Online®, destaca a importância da descarbonização da mobilidade no Brasil.

Com o tema principal “Vocação Brasileira para Descarbonização da Mobilidade”, o evento reúne especialistas e representantes da indústria automotiva para discutir soluções renováveis para os meios de transporte.

Tarcisio Dias, editor do Mecânica Online®, e eleito Influenciador para Mobilidade Sustentável, pelo Ibescs em 2023, destaca que a descarbonização da mobilidade no Brasil é fundamental para enfrentar os desafios ambientais, econômicos e sociais associados ao setor de transporte, sendo uma oportunidade para promover o desenvolvimento sustentável, melhorar a qualidade de vida das pessoas e construir um futuro mais resiliente e próspero para o país.

O simpósio, que acontece até às 16h10 no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), proporciona um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre os caminhos que o Brasil pode seguir para alcançar a descarbonização da mobilidade de forma eficaz e viável.

Na palestra de abertura do X Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis – que traz o tema “Vocação brasileira para a descarbonização da mobilidade” -, intitulada “Propostas e tendências do Brasil”, Marlon Arraes Jardim, do Departamento de Biocombustíveis, do MME, falou sobre os desafios da transição energética, diante da realidade de o mundo ter algo em torno de
2 bilhões de motores a combustão interna, que vão continuar dependendo de combustíveis líquidos.
Na sequência, Marlon Jardim falou sobre a disponibilidade de fontes energéticas no Brasil capazes de reduzir ainda mais a intensidade de carbono versus a realidade da mudança drástica e disruptiva da tecnologia elétrica, cuja infraestrutura completa e eficaz vai demandar investimentos da ordem de R$ 1 trilhão.
08h00CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE
09h00Abertura
Marcus Vinicius Aguiar, Presidente, AEA
09h10Palestra Abertura: Propostas e Tendências do Brasil
Marlon Arraes, MME
Perguntas e Respostas
09h50Visão ANFAVEA da Descarbonização na Mobilidade
Henry Joseph Junior, ANFAVEA
Perguntas e Respostas
10h20A evolução do powertrain para o cenário atual e futuro da mobilidade no Brasil
Gustavo Lopes, Robert Bosch
Perguntas e Respostas
10h50Frota 100 % biodiesel
Ricardo Tomczyk, AMAGGI
Perguntas e Respostas
11h20Bioeletrificacão para Veiculo Elétrico (BEV)
Bernardo Pelliciari, AVL South America
Perguntas e Respostas
12h00Almoço
Painel Hidrogênio Verde
13h30Hidrogênio como vetor sustentável para a descarbonização da mobilidade
Daniel Cantane, Parque Tecnológico Itaipu
13h50Infraestrutura para Mobilidade com H2 a partir do etanol
Thiago Lopes, USP
14h20Intervalo
14h50FCEV/ Mirai
Gustavo Noronha, Toyota
15h20Veículos pesados a hidrogênio. Fuel Cell
Anderson Costa, Hyundai
15h40Debate
Mediador: Carlos Vinicius Massa, Vice- Coordenador da Comissão H2 da AEA
16h10Encerramento

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais