quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Inédito! Red Bull Racing faz pit stop histórico na gravidade zero

Gravidade zero? Problema zero. Depois de quebrar três recordes mundiais de pit stop mais rápido da Fórmula 1, a Red Bull Racing foi ainda mais longe e realizou outro feito histórico: uma parada para troca de pneus na gravidade zero. O vídeo, divulgado nesta quinta-feira (21), pode ser conferido neste link.
A uma altitude de quase 33.000 pés a bordo do avião de treinamento cosmonauta Ilyushin Il-76 MDK, membros da equipe de pit stop da Red Bull Racing protagonizaram a cena icônica para a Fórmula 1 no carro 2005 RB1.
“Foram necessárias duas ou três passagens para (meu corpo) entender o que estava acontecendo. No começo, eu não conseguia pensar direito. Eu já estive envolvido em muitos projetos especiais. Mas esse é com certeza o mais diferente, pois não há nada que se compare”, afirma Mark Willis, coordenador da equipe.
Para que a ação ocorresse, os membros da Red Bull Racing tiveram um curso intensivo ao longo de uma semana e auxílio da agência espacial russa Roscosmos.
Cada voo consistia em uma série de parábolas, com a aeronave subindo em um ângulo de 45° e, em seguida, descendo em um movimento capaz de produzir a ausência de gravidade durante 22 segundos, antes de alçar novamente.
Tetracampeã da Fórmula 1, a Red Bull Racing detém vários feitos especiais à modalidade.
Além do pit stop mais rápido do mundo no tempo de apenas 1.82s, alcançado no último domingo, em Interlagos (SP), a equipe já levou o carro do Himalaia às margens do Mar Morto, além de travessias épicas, passando por cenários de neve, gelo e deserto.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn