quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-AMG e Bernd Mayländer: parceria de sucesso dentro e fora da Fórmula 1

Bernd Mayländer é um dos pilotos de corrida mais conhecidos da Alemanha e completou no final do mês de maio 50 anos.

- Publicidade -

Desde 2000, como piloto do Safety Car oficial do Campeonato Mundial FIA de Fórmula 1, Mayländer, sempre esteve no centro da questão quando a segurança é exigida em pistas de corrida ao redor do mundo.

Desta forma, o piloto do sul da Alemanha – juntamente com o Mercedes-AMG GT R e, a partir de 2021, também com um Aston Martin – dá uma contribuição decisiva para reduzir os riscos em cada Grand Prix.

- Publicidade -

“Se você somar os diferentes aspectos de minhas funções, eu realmente encontrei o emprego dos meus sonhos”, afirma o piloto. Até hoje, Bernd Mayländer já dirigiu o Safety Car em 390 Grandes Prêmios.

“Em quase metade das corridas que participei, tive que sair para a pista”, lembra ele. Para ele, um fim de semana de corrida começa na quinta-feira, com uma inspeção na pista feita a pé para avaliar características relevantes para a segurança, como zebras e barreiras de segurança.

No final do dia, o circuito está disponível exclusivamente para o Safety Car por uma hora.

- Publicidade -

“Isso me dá a oportunidade de ganhar velocidade na pista”, diz ele. Quando as coisas chegam a um ponto crítico e com os carros de Fórmula 1 alinhados atrás do “Safety Car”, Mayländer aumenta o ritmo para até quase o limite de sua capacidade e do automóvel.

As principais diferenças entre o Mercedes-AMG GT R de 585 CV e os ainda mais potentes veículos de Fórmula 1 não estão tanto em suas velocidades máximas, mas em velocidades de frenagem, aceleração e curvas.

Seu trabalho mais incomum foi também o Grande Prêmio mais longo da história. A corrida em Montreal, Canadá, em 12 de junho de 2011 durou 4 horas, 39 minutos e 39,537 segundos devido a inúmeras interrupções.

“Liderei por 34 voltas, o que foi 46,9% das voltas percorridas”. A Mercedes-Benz fornece o Safety Car oficial da Fórmula 1 desde 1996. Além do Safety Car, ele também é Embaixador da marca Mercedes-Benz.

“É um trabalho multifacetado. Gosto muito de dirigir os carros de corrida históricos da Mercedes-Benz ao participar da 1000 Miglia na Itália”, explica.

Mas isso não é tudo: Bernd Mayländer faz parte da AMG Driving Academy, onde treina os proprietários dos veículos mais potentes da marca sobre como dirigir com segurança no limite. E todas essas suas atividades exigem muito tempo.

“Desde 1999, fico longe de casa cerca de 35 fins de semana por ano”, diz Mayländer. Mas, no intervalo, há dias e semanas com a família, em que ele gosta de cuidar dos gêmeos nascidos em 2018. Ele tem um desejo, mesmo com mais experiência: “Tenho certeza que vou continuar no automobilismo por muitos anos mais. Ainda amo o trabalho como no primeiro dia”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança