DEKRA apresenta tecnologias para medição de emissões veículares em congresso de líderes mundiais

A 82ª Session Island Transporte Committee – ITC (sessão do comitê de transporte terrestre), que é o mais alto órgão de decisão da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) sobre transporte, reuniu ministros de transportes, secretários de Estado e embaixadores de mais de 50 países em Genebra, na Suíça.

Durante a conferência, eles puderam se inteirar sobre os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos na medição de emissões de poluentes veiculares por meio da participação da DEKRA, que é uma organização internacional de especialistas.

“A medição precisa das emissões, não é essencial apenas para garantir que os veículos cumpram os limites de poluição do ar, mas também cumpre o papel de influenciar a decisão de compra dos consumidores com base nos resultados dos testes anunciados. Reduzir as variações entre as emissões medidas durante a condução real do veículo e também nos laboratórios é uma medida importante para combater os efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente”, explica Nicolas Bouvier, vice-presidente-executivo e chefe da inspeção de veículos da Divisão de Serviços da DEKRA.

Em constante desenvolvimento, essas tecnologias de medição de emissões estão em sintonia com o desenvolvimento da tecnologia veicular.

“É essencial garantir que os benefícios obtidos com a inovação e o progresso técnico sejam mantidos durante todo o ciclo de vida de um veículo”, informa o especialista.

Diante de participantes muito interessados — incluindo a diretora-executiva da UNECE, Olga Algayerova — nas mais recentes tecnologias de medição, os especialistas da DEKRA demonstraram os equipamentos usados ​​tanto na homologação (antes da venda de um veículo) como quando os veículos estão em uso nas estradas. Entre os equipamentos, estavam:

· um sistema portátil de medição de emissões (PEMS) usado na homologação para medir emissões fora do laboratório, na estrada
· um derivado chamado Mini-PEMS, destinado a ser utilizado em veículos já em uso
· um banco de ensaios em rolos destinado a medir óxidos de nitrogênio (NOx) na inspeção técnica periódica (PTI) dos veículos em uso e
· um dispositivo de contagem de partículas emitidas pelo veículo que pode ser utilizado na homologação e no PTI.

Segundo Nicolas Bouvier, essas tecnologias podem ajudar os líderes de países e cidades a elaborarem regulamentos para futuras verificações de emissões em novos modelos de veículos, bem como nas estradas: “Como número um do mundo em inspeções de veículos, somos gratos pela oportunidade de contribuir com nossa experiência mais uma vez nesta conferência de alto nível.”

- Publicidade - Mercedes-Benz