quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Jeep Compass fica mais eficiente e tecnológico na Europa

A linha 2020 do Compass foi apresentada hoje na Itália com destaques para a nova motorização 1.3 litro turbo que produz 131 CV e 152 CV de potência. O modelo também ganha os itens mais atuais de tecnologia da gama Jeep.

- Publicidade -

O novo Jeep Compass passa a ser fabricado também na Itália, na fábrica da FCA em Melfi para clientes italianos e europeus. O modelo também tem produção no México, Brasil, China e Índia.

O sucesso do Compass, inicialmente produzido na fábrica de Toluca, no México, para clientes na Europa, tornou possível transferir a produção, incluindo a da nova versão eletrificada de 4xe com tecnologia híbrida plugável, diretamente para a Itália.

- Publicidade -

Esta é a conclusão de mais um passo no programa de investimentos de 5 bilhões de euros que a FCA destinou às fábricas italianas e um passo importante na evolução da marca que destaca tanto sua vocação para inovação tecnológica quanto excelência da fábrica italiana, uma das mais inovadoras do mundo, juntamente com a fábrica instalada em Pernambuco, no Brasil.

O Jeep Compass produzido na fábrica de Melfi é equipado com o novo motor turbo de 1.3 litro capaz de fornecer 131 cv ou 152 cv de potência, além de uma versão atualizada do motor a diesel 1.6 litros MultiJet II de 120 litros com SCR (redução catalítica seletiva).

Além disso, apresenta novos conteúdos tecnológicos, através do sistema Uconnect para conectividade de bordo e off-board, novas soluções estilísticas para as rodas e uma renovada gama de cores com cinco novos tons para o exterior.

- Publicidade -

O Compass fabricado em Melfi aprimora seu manuseio graças a um ajuste na direção que visa melhorar suas qualidades de leveza e progressividade e intervenções direcionadas na configuração das suspensões, que incluem a introdução de amortecedores com válvulas FSD (Frequency Selective Damping) , que limita os movimentos da estrutura sem penalizar as qualidades de absorção da aspereza e, portanto, o conforto.

O novo Compass aumenta as velocidades nas curvas e a frenagem ganhou uma configuração ainda mais estável.

Lá fora o Jeep Compass é oferecido em quatro versões de equipamentos – Longitude, Night Eagle, Limited e S – todos equipados com motores turbo a gasolina e diesel (a versão Plug-in Hybrid 4xe será introduzida na segunda metade deste ano). Os preços variam de 28.750 euros para as versões equipadas com motor a gasolina de 131 cv 1.3 na versão Longitude, até o topo da gama com a versão S com motor diesel a 36.500 euros.

Novo motor a gasolina turbo de 1.3 litro – Vamos para a principal novidade da linha Compass, seu novo motor turbo de 1.3 litro e quatro cilindros a gasolina.

Essa motorização faz parte da nova família FCA Global Small Engine, lançada em meados de 2018 no Jeep Renegade. Este motor é baseado em uma estrutura modular e está disponível no Jeep Compass na configuração de quatro cilindros com dois níveis de potência: 131 cv combinado com a caixa manual de seis marchas e 152 cv com transmissão automática de dupla embreagem (DDCT), ambos com tração dianteira.

É a primeira vez que uma transmissão automática está disponível no Jeep Compass, juntamente com a tração dianteira: isso tornará o veículo mais acessível a novos clientes do segmento C-SUV na Europa (onde as vendas de veículos 4×2 com transmissão automática representam atualmente o 28% do mercado).

O novo motor também permite otimizar o consumo em até 30% (ciclo WLTP) em comparação com as versões 4×4 a gasolina anteriores com transmissão automática.

O Jeep Compass, com o novo motor turbo de 1.3 litro e transmissão automática de dupla embreagem, apresenta pela primeira vez o modo de direção esportiva, que pode ser selecionado simplesmente pressionando um botão no console central.

A família Global Small Engine foi desenvolvida pelo Grupo FCA com o objetivo de oferecer um novo tipo de motor a gasolina caracterizado por consumo e desempenho moderados de combustível em uma ampla gama de aplicações.

A estrutura básica garante eficiência, modularidade, um notável nível de padronização dos componentes e do processo produtivo, flexibilidade e predisposição para futuras evoluções.

Esses motores são inteiramente feitos de alumínio para garantir a máxima leveza (os pesos partem dos 110 quilos do turbo de quatro cilindros).

O bloco de cilindros, desenvolvido em colaboração com a Teksid, é fabricado em liga de alumínio fundido sob alta pressão.

Após o estudo de diferentes soluções da base do motor, foi selecionada uma arquitetura com sub-base capaz de garantir a melhor síntese entre o peso, desempenho estrutural, ruído e vibrações.

Todas as versões turbo da família de motores Global Small Engine apresentam a exclusiva tecnologia MultiAir de terceira geração, que melhora a combustão ajustando a elevação e o tempo das válvulas e otimiza ainda mais o controle independente da abertura e fechamento das válvulas de admissão .

O torque máximo para ambos nas versões, é igual a 270 Nm (até 40 Nm a mais que o motor a gasolina de 1.4 litro anterior). Ambos os motores são oferecidos em conjunto com a tração dianteira.

Novos serviços Uconnect TM para conexão avançada on e off board – O Jeep Compass produzido em Melfi possui conectividade de ponta para atender às necessidades de clientes cada vez mais exigentes.

Introduzidos pela primeira vez na linha Jeep com o Jeep Renegade MY2020, os novos Serviços Uconnect apresentam uma série de funções acessíveis através de diferentes pontos de contato, incluindo o aplicativo móvel My Uconnect, seu smartwatch, o site, os botões na luz de teto e rádio.

Os Serviços Uconnect estão divididos em vários pacotes. O My Assistant , disponível como serviço básico, já está ativo no momento da compra e oferece serviços de emergência em caso de acidente, serviços de assistência na estrada, incluindo recuperação de veículos e relatórios de integridade do veículo.

My Car permite que o motorista monitore a “saúde” e os parâmetros do carro. O My Remote oferece a possibilidade de abrir / fechar as portas, acender as luzes, encontrar o veículo, verificar alguns parâmetros como velocidade e área e ser avisado se eles não forem respeitados.

O My Navigation (disponível apenas no Uconnect 8.4 ”NAV) inclui serviços de envio (que permitem ao cliente enviar o destino em seu navegador diretamente do smartphone ou portal da web), informações sobre tráfego, condições climáticas e radares em tempo real e a capacidade de procurar pontos de interesse.

Além disso, os modelos de eletrificados adicionam recursos específicos para direção eletrificada que permitem aos clientes verificar o nível de carga da bateria diretamente do aplicativo móvel My Uconnect, programar carregamento e ar condicionado e visualizar as estações de carregamento mais próximas no aplicativo móvel My Uconnect e no sistema NAV Uconnect de 8,4 ”quando a bateria está fraca.

O Uconnect Services oferece um pacote de serviços opcional, que pode ser adquirido no site do Connectivity. Os pacotes My Wi-Fi , My Theft Assistance e My Fleet Manager se enquadram nessa categoria . Alguns dos novos serviços Uconnect estão disponíveis no Jeep Compass produzido em Melfi no lançamento, enquanto outros serão integrados no final do ano.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança