Quem chega depois tem a obrigação de fazer melhor. Essa afirmativa pode ser muito bem aplicada aos novos modelos bicombustíveis que a JAC Motors lança no Brasil.
Os novos J3 S 1.5 Jet Flex e J3 Turin S 1.5 Jet Flex chegam com as carrocerias recentemente redesenhadas pela marca e oferecem o que há de mais atual em tecnologia flex, sem a necessidade de uso do tradicional tanquinho de gasolina, que facilitava às partidas em dias mais frios.
A motorização foi devidamente calibrada para dar ao consumidor a oportunidade de experimentar um sedã compacto com alma esportiva, considerando que esta é a estreia do 1.5 16V VVT no J3 Turin. A ideia consiste em creditá-lo com a mesma essência que a primeira versão do J3 mais esportivo já havia proporcionado.
As letras na tampa do motor alertam: 1.5 VVT. Herdado do sedã médio J5, o nome completo do motor é 1.5 16V VVT Jet Flex. Ele foi inteiramente retrabalhado para receber a tecnologia flex fuel, em conjunto entre os engenheiros da JAC Motors e da Delphi, tanto na China quando no Brasil. O resultado desta parceria foi a eliminação de um inconveniente: o tanque de gasolina para partida a frio.
O motor colocado nos dois compactos tem potência máxima de 125 cv a gasolina e 127cv com etanol, a 6000 rpm. De torque, são 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Fazendo de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, J3 S e J3 Turin S se aproximam de 200 km/h de velocidade máxima. Isso com sua transmissão manual de cinco velocidades.
O foco no desempenho, porém, não cegou nossos engenheiros em relação ao consumo. É aí que tecnologia VVT entra. O Variable Valve Timing, ou Comando Variável de Válvulas, permite a variação no tempo de abertura das válvulas, fazendo com que o motor ofereça torque em baixas e médias rotações, bem como apresente potência nos altos regimes.
Para receber a tecnologia Jet Flex, os engenheiros da JAC China, com apoio das equipes brasileiras, que realizaram os testes de rodagem nas etapas de desenvolvimento, promoveram algumas adaptações ao motor 1.5 genuíno.
A flauta de alimentação do sistema de injeção de combustível é a principal delas: ela é maior e mais alta, com o intuito de acomodar novos bicos injetores que possuem um sistema de pré-aquecimento do etanol.
É esse aparato, em conjunto com uma nova central eletrônica, que promove o grande diferencial da família Jet Flex: dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio.
Para Sérgio Habib, presidente da empresa, temos: o consumidor brasileiro mostra-se cada vez mais exigente. E sabemos que nossa estreia, em março de 2011, incentivou esse processo, pois os carros vinham completos, sem opcionais e com 6 anos de garantia.
Nossas pesquisas apontam que esse consumidor já não vê com bons olhos – esportivos de enfeite. Um carro de aparência esportiva precisa, necessariamente, ter um desempenho compatível com sua proposta e uma tecnologia que sustente a essa imagem. Daí o lançamentos dos modelos Jet Flex.
Esportividade visual – No design observamos faixas decorativas na lateral do J3, ampliando a percepção de esportividade, característica que tanto agrada ao gosto dos brasileiros. Novas rodas especialmente desenhadas também fazem parte desse pacote. Há também o logo – Jet Flex – que identifica o modelo na tampa do porta-malas.
Ao abrir a porta dos veículos, diversas características deixam claras as intenções da família J3 S 1.5 Jet Flex. Os modelos ganharam costura do volante, bancos, coifa do cambio e toda a iluminação do painel em cor vermelha, novos pedais e soleiras.
A sensação no ganho de acabamento dos modelos é visível. A qualidade dos materiais está melhor, não identificamos folgas.
Ser completo significa que o chinês vem com direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura e mais uma boa lista de itens de série.
Na mecânica, o conforto do modelo se encontra em sua suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais; e suspensão traseira independente, tipo Dual Link também com molas helicoidais.
Além disso, há também a segurança de seus freios ABS com EBD e seu airbag duplo, que também são padrões da marca antes da obrigatoriedade por lei no Brasil. Com pneus 185/60 R15, as rodas em liga de alumínio de 15 polegadas estão disponíveis em diversos modelos ao gosto do consumidor.