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Pesquisas pioneiras revelam os novos rumos das tecnologias automotivas – Parte II

Continuando a coluna que iniciamos no final de abril, sabemos que reduzir a indução ao erro dos motoristas é uma razão chave para o desenvolvimento de veículos mais inteligentes, uma vez que 99% dos acidentes atualmente são causados por erros dos motoristas. Como o futuro da tecnologia automotiva espera ajudar os motoristas nesses desafios?

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As novas tecnologias de assistência ao motorista que serão introduzidas nos próximos anos têm o potencial de reduzir os acidentes a zero. Mas isso não quer dizer que nós iremos deixar de lado a emoção e o prazer gerado pela condução da nossa linha de veículos com a chegada desses sistemas autônomos, conforme o Dr. Epple, diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land Rover.

Um Jaguar ou Land Rover do futuro terá ainda mais atributos que reforçam esse prazer em dirigir. Nós estamos trabalhando para melhorar a experiência do motorista e atender as necessidades dentro e fora de estrada. O carro inteligente pode tirar do motorista as partes menos estimulantes da viagem, mas não vai simplesmente executar uma função robótica.

Nosso objetivo é oferecer a opção do motorista em ter uma condução prazerosa ou autônoma. Isso significa que o carro poderia agir automaticamente ou ser ajustado para uma direção extremamente envolvente. Esse veículo inteligente da Jaguar Land Rover se tornará uma realidade dentro dos próximos 10 anos, afirma Dr. Epple.

Sistema de Interface Homem Máquina (HMI) que inclui vidros inteligentes – O sistema de vidros inteligentes equipa toda a área envidraçada do conceito Discovery Vision Concept, desde as janelas até o vidro panorâmico. No para-brisa, o vidro também possui o Head-Up display (HUD), sistema que projeta informações do veículo aos olhos do motorista.

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Segundo o Dr. Epple, esses sistemas oferecem inúmeras vantagens aos ocupantes do veículo, entre elas, as informações mais relevantes do conceito em um lugar de melhor visibilidade. Câmeras espalhadas pelo conceito também podem projetar imagens, tanto nos vidros inteligentes quanto no sistema HUD.

Se você estiver passado com seu veículo por um ponto de interesse como o Empire State Building, por exemplo, o nosso sistema pode projetar nos vidros inteligentes algo parecido como uma página do Wikipedia com informações completas sobre esse ponto, permitindo que um passageiro do banco traseiro passe essas informações a partir de sua janela ou de seu tablet, diz o Dr. Epple.

O Discovery Vision Concept utiliza a interface que já está presente nos principais sistemas operacionais dos smartphones atuais. Esse tipo de interface com o usuário deverá ser utilizado amplamente pela indústria automobilística mundial.

Basta olharmos ao nosso redor e percebermos a quantidade imensa de pessoas que já estão familiarizadas com um tablet ou um telefone. Esse tipo de interface com o usuário irá migrar também para o mundo do automóvel, para proporcionar toda a funcionalidade disponível dessas diversas tecnologias que estarão disponíveis futuramente, complementa o executivo.

Ainda segundo Dr. Epple, Tudo isso irá simplificar bastante o design interior dos veículos. Essa tendência já pode ser observada nos mais recentes veículos da Land Rover como o Range Rover Sport e o Range Rover Vogue, cujos interiores possuem uma quantidade 50% menor de botões e alavancas.

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A Interface Homem Máquina do Discovery Vision Concept inclui comandos por gestos e por voz – Todas as portas – incluindo a tampa do porta malas – do Discovery Vision Concept podem ser abertas e fechadas por gestos assim como uma série de outras funções do veículo. Nós queremos deixar a utilização do modelo da forma mais intuitiva possível, diminuindo os botões e as alavancas, diz Dr. Epple.

Comandos por gestos deverão se tornar uma realidade dentro da linha Jaguar Land Rover muito em breve. Esses controles reconhecem os movimentos das mãos e dos dedos, mas não deverão acionar qualquer sistema ou função por meio de movimentos involuntários.

O controle gesto é apenas uma entre muitas possibilidades interessantes, diz o Dr. Epple. Nos próximos 25 anos vamos usar a biometria para interagir com o veículo. O controle por voz também vai desempenhar um papel mais importante.

O poder de processamento quase ilimitado de funcionalidades na nuvem como temos visto recentemente permitirá algoritmos mais sofisticados para reconhecimento de voz e interação. Algo que jamais poderíamos imaginar que existiria em um carro. A nuvem oferecerá a solução para sistemas de reconhecimento de voz de última geração .

Sistema de Capô Transparente melhora a visibilidade e o posicionamento do veículo por meio de imagens virtualmente projetadas – As várias tecnologias de assistência ao condutor apresentadas no Discovery Vision Concept foram concebidas para melhorar a dirigibilidade, aumentar o prazer proporcionado pelo contato com o veículo e o torna-lo mais seguro.

Dentre esses novos sistemas, um dos mais fascinantes é o de Capô Transparente que melhoram enormemente a visibilidade do condutor na parte dianteira do conceito.

A nova tecnologia capta imagens de câmeras posicionadas na grade dianteira dos veículos e as projetam no capô, criando um Head-up Display. Efetivamente, isso permitirá que o motorista e os passageiros vejam através da parte dianteira do modelo, como se ela fosse transparente.

Essa tecnologia também proporciona vantagens durante uma condução na estrada. Em um Jaguar, essa nova geração de Head-Up Display poderá melhorar ainda mais a performance dos veículos da marca, ao projetar as linhas pintadas em uma estrada ou em uma pista de corridas, melhorando a visibilidade e a condução. O sistema também é útil em caso de curvas, já que as câmeras anteveem o traçado para o motorista.

Orientação a laser permite comunicação com outros motoristas – À medida que avançamos em direção a níveis mais elevados em termos de autonomia de condução, a Jaguar Land Rover reconhece que é importante encontrar novas formas de interação visual entre os outros usuários de uma via.

O Discovery Vision Concept também é equipado com um sistema de faróis a laser, que utiliza a iluminação em cores específicas para projetar imagens que podem ser visualizadas tanto pelos ocupantes do conceito quanto pelos demais motoristas.

Essa tecnologia possui inúmeras aplicações como, por exemplo, a projeção de triângulos desenhados na pista atrás do veículo, para alertar os demais condutores em situação de parada brusca ou neblina intensa.

O sistema também pode projetar imagens pelas vias e em paredes para auxiliar o motorista em manobras de estacionamento, em caso de grandes congestionamentos ou mesmo em lugares estreitos, comuns em situações fora de estrada.

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