Sistema de telemática permite auxílio na localização, inclusive em caso de furtos e roubos de veículos e de cargas através de rastreamento e bloqueio remoto, além de já vir integrado ao gerenciamento eletrônico do veículo, evitando manipulações ou retirada do aparelho – O Mecânica Online teve a oportunidade de conhecer de perto os principais recursos da nova geração do FleetBoard, uma solução de alta tecnologia que permite ganhos na gestão da frota, rastreamento, aumento da segurança e maior capacidade na qualificação dos motoristas.
Até então somente disponível para os extrapesados Axor e Actros, o FleetBoard – produto da Daimler comercializado pela Mercedes-Benz do Brasil – passa a ser oferecido, a partir de março 2015, para toda a linha de caminhões da marca, sendo de série nos modelos Axor, Actros e Atego 2430 e opcionais nos demais modelos, cuja instalação é feita na rede concessionária.
Os transportadores de carga e logística encontram uma das ferramentas mais atuais por meio da telemática, com a integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas, assim como auxiliar na segurança do veículo e da carga.[box type=”shadow” align=”alignright” ]• Redução de até 15% no custo operacional, aumentando a rentabilidade dos negócios e a disponibilidade dos caminhões
• Acesso on line às informações da frota, via Internet, pode ser feito no computador do cliente e também por meio de tablets e smartphones[/box]
“Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a redução de até 15% do custo operacional, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Marketing, Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso atende às expectativas das empresas de transporte do nosso País, que estão se profissionalizando cada vez mais, buscando entender melhor sua frota a fim de otimizar os custos operacionais”.
Leoncini destaca que o FleetBoard integra um conjunto de serviços e soluções oferecidos pela Mercedes-Benz para atender o cliente de uma forma ainda mais completa.
Ampliação da segurança – A Mercedes-Benz combinou seu conhecimento em caminhões, com uma empresa referência em soluções para o rastreamento e gerenciamento de risco de cargas e logísticas, a Zatix.
Essa parceria objetiva apoiar o cliente na localização dos veículos e cargas, inclusive em caso de furtos e roubos. Para esta prestação de serviços é utilizada uma tecnologia de ponta, possibilitando a localização geográfica do veículo e carga caso seja solicitada pelo Cliente.
“O Brasil é o primeiro país a receber a nova geração do FleetBoard, que depois será disponibilizada para outros mercados”, destaca Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da Mercedes-Benz com o Brasil. Em conjunto com a Alemanha, foram investidos mais de R$ 40 milhões no desenvolvimento do atual sistema, com envolvimento de mais de 100 técnicos nesse trabalho”.
“Desenvolvida em parceria entre a FleetBoard da Alemanha e a equipe de Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil, essa tecnologia é ideal para atender às características do mercado brasileiro e às necessidades dos nossos clientes”, diz Andre Weisz, Head of Fleetboard Brasil. “E para garantir a eficiência do sistema, contamos com uma equipe própria de consultores para prestar todas as orientações e esclarecimentos sobre este inovador serviço”.
Uma demanda dos transportadores que foi integrada a nova geração do FleetBoard é que o sistema não seja manipulável. “O novo aparelho não está visível no interior da cabina e faz parte do gerenciamento eletrônico do veículo. Por isso, é extremamente seguro, não permitindo manipulação ou mesmo sua retirada. Isso propicia tranquilidade e uma solução na qual o cliente pode depositar sua confiança”, garante André Weisz.
“Graças às facilidades do FleetBoard, os gestores da frota têm total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução”, diz André Weisz. “Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando os intervalos entre as manutenções”.
A avaliação do estilo de condução de todos os motoristas possibilita que a empresa alcance um desempenho mais uniforme, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade. O treinamento dos motoristas é contínuo, identificando as conduções inadequadas e contribuindo para o aprimoramento profissional do motorista.
De acordo com André, outro possível resultado proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. “As vantagens não param por aí. Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução significativa do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga. Dois terços da perda de cargas é proveniente de acidentes, que de acordo com dados da Polícia Federal, têm na falha humana seu maior índice de causa”, diz”.
Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.
A gestão de frota é feita à distância, nos computadores dos escritórios das empresas de transportes. Também por meio de smartphones e tablets – incluindo aplicativos para iPhone e iPad – o gestor pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota. Ou seja, ele tem sempre à mão diversas informações, como a localização e a performance de seus caminhões, entre outras.
De forma adicional, a nova geração oferece sistema de segurança de não apenas do veículo, mas também da carga. O módulo TP5 foi desenvolvido para suportar os sistemas de rastreamento e bloqueio (segurança) sem que um interfira no funcionamento do outro.
Durante a apresentação tivemos a possibilidade de testar o sistema integrado, que permite bloquear o veículo à distância e de forma progressiva: uma vez bloqueado, o cavalo mecânico tem a velocidade reduzida automaticamente para 40 km; passados 30 segundos, a velocidade cai para 10 km, dando tempo ao condutor de parar em local seguro. Ao desligar, o veículo só poderá ser ligado quando desbloqueado pela transportadora ou central que monitora o veículo, tudo pela internet. É possível também o envio de alertas caso a carga venha a ser violada.
São quatro as opções de pacotes de serviços oferecidos pela Mercedes-Benz, com preço inicial de R$ 99,00 mensais. “O preço não aumentou com relação à geração antiga do Fleetboard. As soluções atendem tanto os grandes quanto os pequenos frotistas. O preço máximo dependerá de alguns fatores, como tamanho da frota e opção de pacote, mas será muito competitivo”, garante Weisz.
Dessa forma o novo FleetBoard reforça o conceito da oferta de uma solução completa para o sucesso do transportador. “O nosso compromisso é que o cliente não precise comprar o caminhão em um lugar, um sistema de gestão de frota em outro e o rastreador em um terceiro local”, destaca Leoncini. “Na Mercedes-Benz, ele encontra tudo isso, com a credibilidade de quem dispõe de amplo conhecimento e experiência no assunto. No Brasil, são mais de 3.000 caminhões Axor e Actros operando com o FleetBoard. No mundo, mais de 100.000 veículos”.
Para sua tranquilidade e comodidade, o cliente do FleetBoard conta ainda com suporte da Central de Atendimento 24 horas, durante sete dias por semana, bem como da Rede de Assistência Técnica, presente em todo o País.