A nova Ford F-150 2015 foi eleita a “Picape do Ano da América do Norte”, por um júri de jornalistas especializados dos Estados Unidos e Canadá. A premiação foi anunciada durante a coletiva de imprensa do Salão de Detroit. O título da F-150 é o oitavo conquistado pela Ford na categoria de Picape e Utilitário do Ano, nos 22 anos de existência do prêmio.
“A Ford tem a honra de ser apontada a melhor entre um grupo forte de concorrentes”, disse Joe Hinrichs, presidente da Ford nas Américas. “Os empregados da Ford e os clientes têm muito do que se orgulhar dessa picape inovadora e premiada.” A Ford F-150 concorreu na fase final com a Chevrolet Colorado e o utilitário esportivo Lincoln MKC.
O prêmio de Picape do Ano da América do Norte avalia os veículos com base em fatores como inovação, design, segurança, dirigibilidade, satisfação do motorista e valor. Mais de 50 jornalistas veteranos participaram da seleção dos finalistas, que para participar devem ser totalmente novos ou com mudanças significativas em relação ao modelo anterior.
Mais forte e inovadora – A nova F-150 é a picape mais forte e inovadora já produzida na tradicional linha, com carroceria em liga de alumínio de nível militar e chassi em aço de alta resistência, cerca de 230 kg leve que qualquer modelo anterior. Essa redução de peso beneficia toda a linha, que tem capacidade de transportar 240 kg adicionais e de rebocar mais 500 kg em comparação com o modelo 2014, com a maior economia de combustível entre as picapes a gasolina do mercado. A nova F-150 4×2 com motor EcoBoost 2.7 tem um consumo estimado de 8 km/l na cidade, 11 km/l na estrada e um consumo combinado de 9,35 km/l.
A F-150 também introduziu diversos recursos inovadores e exclusivos na categoria:
câmeras externas de 360 graus para dar uma visão panorâmica da picape e ajudar o motorista a estacionar, manobrar em locais apertados e rodar em trilhas e vias estreitas;
rampas de carga integradas para facilitar o carregamento de motocicletas, cortadores e equipamentos;
“BoxLink”, sistema que combina suportes de metal e presilhas para fixação de vários acessórios na caçamba – como rampas para caixas e divisórias;
sistema auxiliar de engate de reboque, novo recurso com câmera traseira que permite alinhar a picape com o reboque sem precisar sair do veículo ou da ajuda de alguém externo; e
controle remoto na chave para abertura, travamento e destravamento da tampa da caçamba.