terça-feira, 30 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Renault avança 3,2% nas vendas mundiais: volume global de 2,7 milhões de unidades

Em 2014, as vendas de veículos de passeio e comerciais leves do grupo Renault aumentaram 3,2%, com 2,7 milhões veículos licenciados, em um mercado automobilístico mundial em alta de 3,5% – Na Europa, a participação de mercado do grupo Renault atingiu o patamar dos 10%, em progressão de 0,6 ponto percentual. Com 1.464.611 vendas, os volumes do Grupo estão em alta de 12,5%, com uma progressão duas vezes maior do que a do mercado. Impulsionada pelo sucesso do Clio, Captur, Duster e Sandero, esta performance das marcas Renault e Dacia permite que Grupo compense a desaceleração de suas vendas fora da Europa.

Apesar das crises econômicas e financeiras em seus principais mercados emergentes, o Grupo Renault apresenta participações de mercado recorde no Brasil (7,1%) e na Rússia (7,9%), seus 2º e 3º maiores mercados. Todavia, os emplacamentos fora da Europa recuaram 5,9%.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em resumo, em 2014:

As vendas do Grupo Renault (automóveis e comerciais leves) aumentaram de 3,2% com um volume global de 2,7 milhões de unidades.
O Grupo Renault ganhou participações de mercado em 9 de seus 10 principais mercados.
Na Europa, a participação de mercado do Grupo é de 10%: a marca Renault ganhou 0,2 ponto percentual de participação de mercado e a marca Dacia ganhou 0,4 ponto. Em veículos utilitários, a Renault mantém sua liderança pelo 17º ano consecutivo, com uma participação de mercado de 14,2%.
Fora da Europa, o Grupo obteve ganhos de participação de mercado em 6 de seus 7 principais mercados, dentre os quais o Brasil (7,1%) e a Rússia (7,9%).
« Em 2014, as vendas da Renault aumentaram 3,2%, ficando em 2,7 milhões de unidades e realizando 10% de participação de mercado na Europa. O Grupo dá mais um passo adiante no âmbito de seu plano de médio prazo, o Renault Drive the Change » declarou Jérôme Stoll, Membro do Comité Executivo, Diretor Delegado de Performance e Diretor Comercial do Grupo.

EUROPA – Em 2014, o Grupo Renault registrou uma progressão de seus emplacamentos de 12,5%, em um mercado em alta de 5,9%, e ultrapassou o patamar dos 10% de participação de mercado (+0,6 ponto percentual). O grupo teve um aumento em volumes e participações de mercado na quase totalidade dos países. Suas maiores progressões foram registradas no Reino Unido (41,9%), Portugal (42,1%), Espanha (30,2%) e Itália (28,9%).

- Publicidade -

– A marca Renault ocupa o 3º lugar do mercado de automóveis e comerciais leves, com 7,6% de participação de mercado (aumento de 0,2 ponto percentual). A Renault é líder na França e se tornou a 2ª marca na Espanha. Os modelos Clio e Captur permitiram que a Renault assumisse o 1º lugar do mercado dos compactos urbanos (segmentos A+B). Em comerciais leves, a marca mantém sua liderança pelo 17º ano consecutivo (14,2% de participação de mercado).

– Pelo segundo ano consecutivo, a marca Dacia registrou o maior crescimento de participação de mercado na Europa: 2,5% (avanço de 0,4 ponto). Na França, onde é a 5ª marca do mercado, a Dacia ganhou 0,5 ponto percentual de penetração, ficando com 4,9%, impulsionada principalmente pelo sucesso dos modelos Duster e Sandero (3º veículo mais vendido para pessoa física). Na Espanha, graças ao Sandero, aDacia teve um ganho de participação de mercado de 0,7 ponto, ficando com 4,7% de participação de mercado, para 45.986 emplacamentos. A Dacia também atingiu volumes e participações de mercado recorde na quase totalidade dos países da Europa, como Itália (2,7% de participação de mercado e aproximadamente 40.000 emplacamentos) ou no Reino Unido, onde, após apenas 2 anos de comercialização, a Dacia já conquistou quase 1 ponto de participação de mercado (23.862 novos clientes em 2014).

– Na França, o grupo Renault ganhou 1,3 ponto de participação de mercado, com 26,6% e volumes em alta de 5,5% em relação a 2013. Com mais de 105.000 emplacamentos, o Clio é o veículo mais vendido do mercado francês e o Captur é o primeiro crossover. O Grupo tem 5 veículos entre os 10 veículos de passeio mais vendidos. A marca domina amplamente o mercado de comerciais leves, com 31,7% de participação de mercado e emplacamentos em alta de 1,3%.

- Publicidade - Ofertas FIAT

FORA DA EUROPA – Em um contexto de declínio de seus principais mercados emergentes, a Renault resiste com ganhos de participação de mercado na Rússia, Brasil, Turquia e Argélia. Os emplacamentos do Grupo estão contudo em declínio de 5,9% fora da Europa, para 1.247.821 unidades. Eles representam 46% dos emplacamentos totais do Grupo, contra 50% em 2013.

Região Américas – Com 416.934 emplacamentos, os volumes do Grupo perderam 10,7%, em um mercado em declínio de -7,5%, em grande parte devido à situação econômica na Argentina. O Grupo Renault mantém uma participação de mercado de 6,4% (-0.2 pt), graças ao seu sucesso no Brasil.

– O Brasil continua sendo o 2º mercado do Grupo. Apesar de um mercado em queda de -7,1%, a Renault emplacou 237.187 unidades (alta 0,3%). A marca conquistou uma participação de mercado recorde de 7,1% (avanço de 0,5 ponto percentual).

– Na Argentina, em um contexto financeiro local difícil, a Renault decidiu limitar sua exposição ao Peso Argentino e, consequentemente, seus volumes de importação. Os emplacamentos foram penalizados e recuaram 39,8% em relação a 2013, para uma participação de mercado de 12,9% (2,5 pontos percentuais).

– Na Colômbia, a Renault é a 2ª marca do mercado, com um recorde de vendas de 50.362 unidades (+13,5%) e uma participação de mercado de 16,6% (alta de 0,5 ponto).

Região Eurásia[1]

Em 2014, a participação de mercado do grupo Renault teve um aumento de 0,7 ponto percentual e ficou em 10,3%. O Grupo fez mais que o mercado, com emplacamentos em declínio de 5,4%, em um mercado em queda de 11,5%, graças às suas performances na Rússia e Turquia.

– Na Rússia, seu 3º mercado, impulsionada pelo sucesso do Duster (mais uma vez posicionado como primeiro SUV do mercado em 2014) e o lançamento bem-sucedido do Novo Logan e Novo Sandero, a Renault registrou uma participação de mercado recorde de 7,9% (alta de 0,3 ponto percentual), em um contexto econômico e monetário difícil.

– A Renault também segue sua expansão nos países CEI (Comunidade dos Estados Independentes), com volumes em alta de 42,5%, para uma participação de mercado de 5,9%, em evidente progressão (1,7 ponto percentual).

– Na Turquia, em um mercado em recuo de 10,0%, o Grupo ganhou 0,4 ponto percentual de participações de mercado (17,4%). A Renault é a 2ª marca do país.

– Na Romênia, a Dacia se mantém líder do mercado como montadora nacional. No total, o grupo Renault totalizou 38,6% de participação de mercado no país, com vendas em alta de 21,3%.

Região África, Oriente Médio, Índia

Com 308.012 emplacamentos, os volumes do Grupo recuaram 9,2% em 2014 na região, com uma participação de mercado que ficou em 3,8% (queda de 0,7 ponto percentual). Alguns dos mercados mais importantes para o Grupo estão em declínio, como o Magrebe (-13,2%) e a Índia (-0,8%).

– O Grupo se afirma como líder do mercado argelino,com 26,9% de participação de mercado, em alta de 0,7 ponto em um mercado em declínio de 19,8%. Esta performance posiciona as marcas Renault e Dacia em 1º e 3º lugares. Inaugurada em novembro de 2014, a fábrica Renault de Orã fortaleceu a posição da Renault como grande player do mercado automobilístico argelino.

– No Marrocos, em um mercado estável (alta de 1,1%), o Grupo Renault domina o mercado com 37% de participação de mercado e posiciona mais uma vez suas marcas Dacia e Renault no topo das vendas, com 45.174 veículos vendidos.

– Na Índia, a Renault se mantém a primeira marca europeia, com 1,5% de participação de mercado e 44.849 emplacamentos, apesar de um declínio em seu ciclo de produtos.

Região Ásia-Pacífico – Com 133.172 unidades, os volumes do Grupo apresentaram aumento de 23%, em um mercado em alta de 4,6%. Na Coreia, o Plano de Recuperação da Renault Samsung Motors impulsiona o crescimento.

– Na Coreia, em um mercado de automóveis em alta de 9,0%, a Renault Samsung Motors registrou novamente uma forte progressão de seus volumes (alta de 33,3%) e de sua participação de mercado (avanço de 1 ponto percentual para 5,7%), principalmente graças ao grande sucesso do QM3, que teve aproximadamente 20.000 unidades vendidas desde o início de sua comercialização, ao final de 2013.

– Na China, o Grupo totalizou 34.067 emplacamentos. Um ano após a criação da Dongfeng Renault Automotive Company (DRAC), sua joint venture com a Dongfeng, a Renault segue sua trajetória para realizar, em 2016, o lançamento bem-sucedido de seus principais veículos fabricados localmente.

Perspectivas comerciais para o grupo Renault em 2015 – Em 2015, o mercado mundial deve ter um crescimento moderado de 2% em relação a 2014. Também se espera um crescimento de 1 a 2% no mercado europeu, ficando a França estável.

« Em 2015, em um contexto de mercado ainda incerto, manteremos nosso avanço no âmbito de nosso plano de médio prazo, o Renault Drive the Change. Prevemos um aumento de nossos volumes mundiais, fortalecer nossa posição na Europa e melhorar nossas posições em nossos principais mercados emergentes. Nosso crescimento será mantido por um planejamento de produto em aceleração, com 5 novos modelos » declarou Jérôme Stoll, Membro do Comitê Executivo, Diretor Delegado de Performance e Diretor Comercial do Grupo.

[1] Novo perímetro da Região Eurásia inclui Turquia, Romênia, Moldávia e Bulgária, que antes faziam parte da Região Euromed.

Total das vendas VP+VU (veículos de passeio + utilitários) do grupo por região

 

Ao final de dezembro de 2014

Ao final de dezembro de 2013

% variação

França

577.601

547.694

5,5

Europa* (exceto França)

887.010

754.202

17,6

Total França + Europa

1.464.611

1.301.896

12,5

Eurásia

389.703

411.870

-5,4

Américas

416.934

466.891

-10,7

África, Oriente Médio, Índia

308.012

339.289

-9,2

Ásia Pacífico

133.172

108.237

23,0

Total exceto França + Europa

1.247.821

1.326.287

-5,9

Mundo

2.712.432

2.628.183

3,2

* Europa = UE (28 países – Bulgária & Romênia) + Balcãs (5 países) + Islândia, Noruega & Suíça

Total de vendas por marca

Ao final de dezembro de 2014

Ao final de dezembro de 2013

% variação

RENAULT
VP

1.811.343

1.837.737

-1,4

VU

307.501

293.753

4,7

VP+VU

2.118.844

2.131.490

-0,6

DACIA

 

 

 

VP

474.624

399.605

18,8

VU

36.841

29.991

22,8

VP+VU

511.465

429.596

19,1

RENAULT SAMSUNG MOTORS

 

 

 

VP

82.123

67.097

22,4

GRUPO RENAULT

VP

2.368.090

2.304.439

2,8

VU

344.342

323.744

6,4

VP+VU

2.712.432

2.628.183

3,2

 

15 principais mercados do Grupo ao final de dezembro de 2014

  País

Vendas

VP + VU

Participações de mercado

  País

Vendas

VP + VU

Participações de mercado

1 FRANÇA

577.601

26,6%

9

ARGÉLIA

91.800

26,9%

2 BRASIL

237.187

7,1%

10

ARGENTINA

84.946

12,9%

3 RÚSSIA

194.531

7,9%

11

COREIA DO SUL

80.003

4,9%

4 ALEMANHA

173.479

5,3%

12

BÉLGICA + LUXEMBURGO

77.303

13,0%

5 TURQUIA

133.212

17,4%

13

COLÔMBIA

50.362

16,6%

6 ITÁLIA

130.996

8,9%

14

MARROCOS

45.174

37,0%

7 ESPANHA

127.666

13,2%

15

ÍNDIA

44.849

1,5%

8 REINO UNIDO

109.014

3,9%

 

5 melhores vendas de VP do Grupo ao final de dezembro de 2014

1 Duster (Renault + Dacia) 395.350

234.883 Renault.

160.467 Dacia

2 Renault Clio IV 378.526

3 Novo Logan (Renault + Dacia) 234.766

137.357 Renault.

97.409 Dacia

4 Novo Sandero (Renault + Dacia) 227.036

58.927 Renault

168.109 Dacia.

5 Captur (Renault + RSM) 196.592

178.401 Renault

18.191 RSM

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil