A Foton Caminhões acaba de anunciar para a sua Diretoria de Vendas, Marketing e Pós-Venda o executivo Alcides Cavalcanti, que possui mais de 28 anos de experiência no setor automotivo. Graduado em engenharia mecânica, com MBA Executivo pelo IBMEC e especialização em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cavalcanti era o responsável pelo Pós-Venda da Foton desde outubro de 2014 e a partir de agora assume também a responsabilidade pelas áreas de Vendas e Marketing.
De acordo com o executivo, para garantir a fidelização da marca junto aos clientes é fundamental uma perfeita integração entre as áreas de Vendas e Pós-Venda. Por esta razão a Foton tomou a decisão estratégica de manter ambas as áreas sob um mesmo guarda-chuva. “Com isso temos a oportunidade de coordenar as atividades sempre com foco total no atendimento aos nossos clientes”, comenta Cavalcanti.
Mesmo com uma perspectiva de queda do mercado total de caminhões para 2015, o executivo acredita que o segmento abaixo de 3,5 toneladas de PBT, onde a Foton atua com maior volume de vendas, deve apresentar um ligeiro crescimento. “O aumento das áreas de restrição para caminhões de maior porte nos grandes centros urbanos, bem como o crescimento das vendas do comércio eletrônico no Brasil deverão favorecer a expansão de nossos negócios”, diz Cavalcanti.
O otimismo do executivo também se deve às características dos produtos da Foton. “Os caminhões da marca são os mais completos da categoria, apresentando muito mais itens de série em relação aos concorrentes diretos – ar condicionado, vidros e travas elétricas, rádio CD player, defletor de ar, coluna de direção ajustável, cabine basculante, barras estabilizadoras dianteira e traseira, além da garantia total de dois anos sem limite de quilometragem”, afirma Cavalcanti.
A marca Foton Caminhões tem como um dos pilares de sua expansão o crescimento da rede de concessionárias. “Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos a nossos clientes e, para tanto, temos como meta aumentar a rede que atualmente conta com 30 revendas, para 50 concessionárias em plena operação até o final de 2015”. De acordo com o executivo, a ideia é “estabelecer um padrão diferenciado de atendimento de vendas e pós-venda”, finaliza.
Em abril de 2014 a Foton Caminhões iniciou as obras da sua fábrica no Brasil, na cidade de Guaíba, no Estado do Rio Grande do Sul, e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro deixe a linha de montagem em 2016. Neste período, a Foton Caminhões continuará o processo de expansão de sua rede de concessionárias.