A CAOA, importadora exclusiva do New Hyundai i30 1.8, inicia o ano de 2015 com uma ótima notícia para os fãs do consagrado hatchback. O modelo, que antes era comercializado em duas versões, entrada e top de linha com teto panorâmico, conta agora com uma versão intermediária também destacada por conter o amplo teto solar panorâmico.
Pesquisas de mercado mostraram que o teto solar é um dos itens de conforto mais desejados pelo consumidor do New Hyundai i30 e, por isso, a Hyundai CAOA passa a oferecer o equipamento em uma versão mais acessível, somado à vantagem de ser o único oferecido neste segmento com abertura elétrica. A gama de versões passa a ser oferecida, no Brasil, assim:
New Hyundai i30 1.8 GLS GAS (Versão de entrada) – R$ 78.000,00
New Hyundai i30 1.8 GLS GAS (Versão de entrada com Teto panorâmico) – R$ 84.000,00
New Hyundai i30 1.8 GLS GAS (Completo com Teto panorâmico) – R$ 94.000,00
O hatchback médio New i30 é um dos destaques da linha de importados da Hyundai e conta com o moderno motor 1.8 MPI, com 150 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, que oferece alta eficiência e baixo consumo de combustível graças ao bloco de alumínio de baixo peso e uma série de outros recursos de engenharia. Entre muitos itens importantes nesse sentido estão os balancins roletados e a redução do atrito obtida em vários componentes.
Um sistema avançado de variação das válvulas de admissão colabora com o aumento no desempenho. Entre outros itens, o motor 1.8 MPI conta com injeção de combustível multiponto controlada por computador, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, configuração que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiência no consumo.
O acionamento da distribuição é feita por meio de corrente, ao invés da correia dentada, projetado para reduzir ruídos; e os conjuntos auxiliares – bomba d’água, alternador e compressor do ar-condicionado – são montados diretamente no bloco do motor e movimentados por uma única correia.
O desempenho e eficiência do novo motor são otimizados pela transmissão automática A6GF1, desenvo lvida pe la própria Hyundai. Compacta e leve, ela permite uma condução esportiva e também colabora com a redução do consumo de combustível.
Mecânica Online – Desde seu lançamento, o Hyundai i30 destacou-se no mercado mundial por sua abr angente lista de equipamentos de série. Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível.
O sistema Flex Steer permite que o motorista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência oferecida. O modo Comfort é ideal para uso na cidade; o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores, ou direção esportiva.
A suspensão dianteira do New i30 utiliza o sistema McPherson, com seis pontos de montagem, garantindo melhor dirigibilidade. A suspensão traseira é por eixo de torção, compacta e leve.
Silêncio ao rodar e baixas vibrações foram preocupações dos engenheiros da Hyundai ao desenvolver o New i30, o que resultou em sensação ao rodar comparável a carros de categorias superiores. Material isolante sonoro foi aplicado em seis pontos na estrutura, as borrachas das portas são duplas, reduzindo o ruído do vento em alta velocidade e até mesmo o desenho das maçanetas externas foi otimizado em testes aerodinâmicos.
A estrutura do Hyundai New i30 utiliza aço ultra resistente em pontos estrat=E 9gicos para elevar a rigidez torcional e a segurança do compartimento dos passageiros. As portas contam com barras de proteção contra impactos laterais e as colunas B (centrais) e as laterais do teto são estampadas a quente, método de produção que aumenta a resistência do aço. Aço de alta resistência também é utilizado na estrutura interna e externa das soleiras.
O New i30 conta com até sete airbags para proteção dos ocupantes – são dois frontais, para o motorista e passageiro, dois laterais dianteiros, para prote ção do ombro e tronco, dois de cortina, que cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem, e um airbag especial para proteção dos joelhos do motorista contra choques na parte inferior do painel de instrumentos.
Quanto à segurança ativa, o carro oferece, além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posição do volante e ângulo de deslocamento, o ESP pode real izar fre nagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o motorista correria sério risco de perder o controle do veículo.
Conforto e conveniência – A proposta de cria r um com pacto de luxo incluiu, obviamente, uma série de itens destinados a aumentar o conforto e a praticidade para o motorista e passageiros.
O New Hyundai i30 conta, por exemplo, com freio de estacionamento com controle eletrônico, recurso que além de prático libera espaço na área central dianteira.
Uma tela de sete polegadas sensível ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as imagens geradas pela câmera de ré (que fica oculta sob o logotipo na tampa do porta-malas). Além da câmera, o motorista é auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no para-choques traseiro.
O sistema de ar-condicionado com duas z onas e c omando eletrônico, facilitando o ajuste da temperatura interna desejada.
Garantia e serviços – O New Hyundai i30 está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional n o primei ro ano.