segunda-feira, 6 maio , 2024
28 C
Recife

SKF comemora 100 anos de Brasil

O grupo sueco SKF, líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial, irá comemorar um século em território brasileiro em 2015. Oito anos após sua fundação na Suécia a SKF chegou ao Brasil para contribuir ativamente com o processo de industrialização e crescimento econômico nacional ao longo das décadas seguintes.

- Publicidade -

Depois de mais de um século de atividade, o grupo SKF construiu um legado que atualmente corresponde a mais de 46 mil funcionários espalhados por 100 países e 140 instalações, das quais 16 centros de tecnologia voltados para pesquisa e desenvolvimento. Como resultado dessa intensa busca por conhecimento e inovação, em quase 108 anos de atividades o grupo é dono de um faturamento global de mais US$ 10 bilhões, com o Brasil colaborando ativamente nessa trajetória.

História – Em 1907, na Suécia, o engenheiro Sven Wingquist trabalhava em uma indústria de tecelagem. Incomodado com os constantes problemas de manutenção dos longos eixos de transmissão das máquinas de tecer, decidiu projetar e construir o primeiro rolamento autocompensador de esferas.

A inovação funcionou tão bem que Wingquist começou a fabricar a peça em escala, dando início a Svenska Kullager Fabriken, ou Fábrica Sueca de Rolamentos. Hoje, é internacionalmente reconhecida como SKF.

Com apenas um ano de existência, filiais são abertas na Alemanha e França, e representantes são designados na Suíça, Finlândia, Bélgica, Dinamarca e Austrália. No Brasil, a trajetória se inicia no começo de 1915, com uma loja instalada no Rio de Janeiro que importava diversos tipos de rolamentos para suprir o mercado nacional.

- Publicidade -

Acompanhando a necessidade por peças devido ao estabelecimento de montadoras no Brasil na década de 1950, a primeira fábrica nacional da SKF é inaugurada em junho de 1963 às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos. O forte ritmo de industrialização do País nas décadas seguintes, que diversificou e a aumentou a demanda, exigiu novas instalações.

Atualmente, a unidade fabril brasileira fica na cidade de Cajamar, no sub-distrito de Polvilho, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 quilômetros da cidade de São Paulo. Além da produção de rolamentos para veículos leves, o local abriga a Solution Factory.

Fruto de um investimento de R$ 10 milhões, o centro de soluções de customização de serviços de engenharia oferece reparo de fusos, corte de guias e fusos lineares, repotencialização de serviços, bem como uma série de treinamentos para técnicos e engenheiros.

Já em janeiro de 2013 foi inaugurado o novo Centro de Distribuição em Jordanésia, outro sub-distrito de Cajamar. O local concentra, junto com operação logística, os escritórios de vendas, marketing, customer service e serviços industriais.

Brasil – Nestes últimos 100 anos de Brasil, a SKF combinou experiência prática em mais de 40 setores com um conhecimento exclusivo em plataformas de tecnologia para os importantes segmentos industriais, tais como energia, agricultura, naval, ferroviário, mineração, celulose, aeroespacial e, claro, automotivo.

- Publicidade -

Sempre atenta às necessidades desenvolvimento do País, investiu pesado em conhecimento e novas opções para o mercado. Em outubro de 2014, colocou um aporte 220 milhões de coroas suecas em uma nova fábrica para a produção de coroa de orientação Kaydon para fabricantes de turbina eólica, que fornecem soluções para esse setor no Brasil.

Para o presidente da SKF do Brasil, Mauro Favero, é com essa postura que a empresa se tornou líder de mercado nos setores em que atua. “Oferecemos uma ampla linha de tecnologias e produtos para fabricantes de equipamentos originais e clientes do mercado de peças de reposição, em diversos segmentos importantes e em cada fase do ciclo de vida dos ativos.

Provemos serviços de montagem, alinhamento, lubrificação e monitoramento de máquinas e motores, garantindo o perfeito funcionamento de linhas de produção e evitando paradas não programadas”, explica. “Hoje já são mais de 1,1 mil colaboradores em todo o País. A SKF do Brasil possui contratos com as maiores empresas do Brasil, disponibilizando equipes de engenharia dedicadas na unidade do cliente”, comemora o presidente.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais