O Programa Inovar-Auto do Governo Federal tem desafiado as montadoras a buscarem a fabricação de carros mais econômicos e seguros. Entre os principais critérios para obtenção de incentivos fiscais está a eficiência energética dos veículos. Com isso, as empresas de diversos setores da cadeia produtiva têm investido em pesquisa e desenvolvimento para contribuir com o setor. A boa notícia é: existe tecnologia disponível no mercado para atender as exigências regulatórias.
Um exemplo disso é a Dow Corning, multinacional fabricante de silicone, matéria prima utilizada em diversas partes do sistema automotor. “No conjunto de Power Train, temos investido no desenvolvimento de tecnologias e estudos de novos materiais. Nossos produtos contribuem para o aumento da eficiência energética, reduzem a vibração, ruído e desgaste de componentes, melhorando o conforto e aumentando o intervalo de manutenção do veículo”, comenta Carlos Eduardo Adami, técnico em lubrificantes.
A redução do peso do veículo também impacta diretamente na otimização do consumo de energia. Ao reduzir 10% da massa do automóvel é possível obter um aumento de até 8% na eficiência do combustível. Peças de plástico podem ser substituídas por materiais mais leves como o silicone.
Adalberto Ferrari, da área de vendas e desenvolvimento afirma: “Os componentes termoplásticos podem substituir elementos de fixação mecânica, que proporcionam uma redução de peso ao veículo. Outro importante produto é o masterbatch especial de silicone, que proporciona maior resistência ao risco das peças injetadas de termoplásticos, contribui para a redução de fogging, odor e pegajosidade (tack). Também contribui para melhor processamento seja por extrusão ou injeção de peças termoplásticas, facilitando a desmoldagem, reduzindo o consumo de energia e aumentando o ciclo por meio de um processamento mais eficiente”.
Outra grande oportunidade para economia de energia é a tecnologia LED para iluminação. Considerada uma tendência mundial, a indústria automotiva vem aos poucos incorporando esta tecnologia ao sistema de iluminação, buscando menor consumo de energia.
Para Emir Debastiani, Engenheiro de Aplicações, o desafio da indústria e dos fabricantes de faróis é o desenvolvimento de componentes robustos que possibilitem maior inserção da tecnologia LED no setor. “Além dos nossos tradicionais selantes e Hot Melt de silicone, já amplamente utilizados em faróis, nós da Dow Corning temos tecnologia em materiais de silicone para proteção e dissipação de calor de LEDs de potência.
Além disso, também desenvolvemos os silicones ópticos moldáveis por injeção, para produção de lentes e guias de luz com baixo peso e excelente resistência ao calor e exposição a UV. Sabemos do potencial das aplicações desse tipo de tecnologia na iluminação automotiva e estamos acompanhando o avanço dos fabricantes nessa área, que é bastante promissora”.