Na última quinta-feira (7), oito palestras (sendo duas internacionais) e um painel de encerramento, com a participação de especialistas e representantes do Governo, compões a 1ª edição do Simpósio de Eficiência Energética: Emissões e Combustíveis, que a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva , no Milenium Centro de Convenções, em SãoPaulo, SP.
“Em outubro de 2017, as montadoras terão de comprovar, de acordo com o programa Inovar-Auto, a redução das emissões veiculares, na média do portifólio dos produtos em comercialização. Assim, a eficiência energética, por meio de novas tecnologias, redução de emissões e qualidade de combustíveis, torna-se crucial às montadoras. Nesse sentido, o simpósio chega em momento oportuno”, avalia Alfredo Castelli,(Magneti Marelli) e diretor da entidade e um dos membros da comissão organizadora, ao lado de Jair Pasquini (Robert Bosch), Renato Linke (Cetesb), Sérgio Viscardi (Ipiranga) e Vicente Pimenta (Delphi).
Sob o tema “Tecnologias, combustíveis, emissões e eficiência energética: qual a direção a seguir?”, o simpósio conta com a palestra de abertura do 1º vice-presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Antonio Megale, que aborda o “Panorama da indústria automobilística nacional: mercado, tecnologia e investimento”.
Na sequência, “Eficiência do veículo a etanol”, a ser proferida pelo professor doutor Francisco Nigro, da Universidade de São Paulo; “Deposit Control Additives for Direct Injection Gasoline Engines”, de John Bennett, da Afton Chemical; “Injeção direta x indireta para motores Otto: mercado, emissões e consumo”, por Franz Leitner, diretor da divisão de engenharia da AVL no Brasil; e “Estratégias para melhoria da eficiência energética”, por Gabriel Murgel Branco, diretor da EnvironMentality.
No período da tarde, mais três palestras. Fábio Ferreira, diretor de produto da Bosch, discorre a palestra“Conciliando melhorias de emissões e consumo veicular para o mercado local”; Nilton Shiraiwa, gerente de motores e ATS da Mercedes-Benz, fala sobre “Tecnologias de controle de emissões para veículos pesados visando a experiência do Euro 6”. Mateus Dal Piccol, gerente de homologações da Idiada, encerra o capítulo de palestras, com o tema “Ciclo harmonizado WLTP: consumo e emissões”.
Todas as apresentações contam com sessão de perguntas e respostas. No entanto, o ponto alto do simpósio deverá acontecer no painel de encerramento, cujo tema, provocativo, é “Qual a direção a seguir?”. Esse painel terá duração de 1h20, com a participação de Margarete Gandini, coordenadora geral de Arranjos Produtivos Locais do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e representantes da área automotiva.