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Dobradinha dos Porsche 919 Hybrid em Le Mans

Missão cumprida: a Porsche conquistou sua 17ª vitória na classificação geral de Le Mans na 83ª edição da famosa 24 Horas de uma maneira perfeita, com uma dobradinha na linha de chegada. Os pilotos Earl Bamber (Nova Zelândia), Nico Hulkenberg (Alemanha) e Nick Tandy (Grã-Bretanha) ganharam o desejado troféu em seu inovador Porsche 919 Hybrid exatos 45 anos após a primeira vitória da Porsche na classificação geral em La Sarthe.

Timo Bernhard (Alemanha), Brendon Hartley (Nova Zelândia) e Mark Webber (Austrália), no carro idêntico, adicionaram a cereja ao bolo ao terminarem em segundo. Romain Dumas (França), Neel Jani (Suíça) e Marc Lieb (Alemanha) levaram o terceiro Porsche ao quinto lugar.

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Nenhuma outra marca conseguiu vencer a mais dura corrida de endurance do mundo tantas vezes e estar tão fortemente conectada ao mito de Le Mans. A vitória anterior também foi um “1-2” – em 1998, quando Allan McNish (Escócia), Laurent Aiello (França) e Stéphane Ortelli (Mônaco) terminaram em primeiro em seu Porsche GT1.

Matthias Müller, CEO da Porsche AG, afirmou: “Este 1-2 em Le Mans 2015 é o resultado tão fabuloso quanto jamais poderíamos sonhar. Toda a equipe fez um grande trabalho ao longo dos últimos três ou quatro anos e merece muito esse sucesso.”

Wolfgang Hatz, membro do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG: “Uma dobradinha naquele que é apenas nosso segundo ano é uma recompensa incrível para o âmago de nossos engenheiros, sobre o conceito do 919 Hybrid e os esforços incansáveis dos 230 membros da equipe”.

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A Porsche só voltou no ano passado para o nível superior de corridas de endurance, atraída pelas novas regras de eficiência. No Centro de Pesquisa da marca, em Weissach, foi desenvolvido o carro mais inovador de todo o grid. O Porsche 919 Hybrid representa uma nova tendência, com motor turbo de pequeno tamanho e dois sistemas de recuperação de energia, que em conjunto criam um trem de força capaz de entregar cerca de 1.000 HP de potência. Ele funciona como um laboratório de corrida para maior eficiência dos futuros carros de série esportivos.

Na 83ª 24 Horas de Le Mans, todos os sistemas deste carro de corrida altamente complexo foram testados até seus limites. Devido à competição muito equilibrada, especialmente entre os Porsche 919 Hybrid e os protótipos da Audi, a corrida prosseguiu em ritmo de qualificação duas vezes. Na qualificação, os três Porsche não apenas conquistaram os três primeiros lugares do grid como também estabeleceram um novo recorde de qualificação para o longo traçado de 13,629 km. O auge foi também o desempenho da equipe de box, que conseguiu fazer um total de 90 pit stops e foi significativamente mais rápida que a concorrência.

O protótipo vencedor, de número 19, alinhou em terceiro no grid, e por um curto período de tempo, no início da prova, caiu para o oitavo lugar, antes de se estabelecer em sexto por uma fase mais longa. No fim das contas, foi a equipe estreante que ganhou esta prova clássica. Nem o piloto de Fórmula 1 Nico Hülkenberg, que teve a alegria de estar no carro nos momentos mais emocionantes da corrida (ele guiou na largada e na chegada), nem Earl Bamber tinham experiência em Le Mans. Nick Tandy, o terceiro piloto do trio vencedor, já tinha pelo menos duas participações na 24 Horas de Le Mans 24 Horas para a Porsche, na classe GT. Ao fazer voltas super-rápidas, manterem-se calmos mas altamente concentrados, os três fizeram uma corrida sem erros e venceram por seus próprios méritos.

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Nos estágios iniciais da estressante maratona para homens e máquinas, o Porsche número 17 Porsche foi o líder. No entanto, uma punição (stop and go de um minuto) no final do primeiro terço da corrida os fez cair para o quarto lugar. Timo Bernhard, Brendon Hartley e Mark Webber mantiveram as cabeças frias e trabalharam duro. Com um desempenho consistentemente forte, progrediram para o segundo lugar.

A tripulação do terceiro Porsche 919 Hybrid teve uma corrida bastante complicada. O pole position Neel Jani perdeu a liderança para Timo Bernhard logo após a largada. Por algum tempo, os pilotos estavam descontentes com o balanço dos freios, e a ocorrência de duas saídas de pista também não ajudou. Dada a cronologia dos acontecimentos, o rápido trio do carro número 18 não teve mais que o quinto lugar ao seu alcance.

Fritz Enzinger, vice-presidente LMP1: “É um feito incrível ganhar Le Mans apenas em nossa segunda tentativa após o retorno da Porsche. Tenho que agradecer a esta equipe brilhante, que vem crescendo junto ao longo dos últimos três anos e meio. A diretoria da Porsche nos apoiou 100% desde o início. Vai levar alguns dias para perceber o que conseguimos. Eu sei que muitas pessoas praticamente viveram para que este sonho se tornasse realidade e perseguiram-no com o maior empenho”.

Andreas Seidl, Team Principal: “É difícil encontrar palavras, porque é igualmente difícil acreditar que conseguimos isso. É uma magnífica recompensa para o trabalho duro que a equipe fez na pista e em Weissach ao longo dos últimos três anos e meio. Sabíamos que estávamos muito mais bem preparados do que no ano passado, mas de maneira alguma poderíamos esperar este resultado. Não nos beneficiamos de quaisquer situações, mas estávamos em um nível vencedor em todos os aspectos – seja os mecânicos no box ou os engenheiros responsáveis pela estratégia. Os pit stops foram excelentes. Os pilotos foram sensacionais. Parabéns aos três rapazes vencedores”.

Alexander Hitzinger, diretor técnico LMP1: “Estamos realmente felizes agora. É uma sensação incrível vencer em Le Mans, algo que não se pode descrever com palavras. Estou particularmente satisfeito pela equipe, que colocou tanta paixão e trabalhou tão duro neste projeto. Conseguimos um grande desenvolvimento ao longo dos últimos dois anos e este 1-2 é a recompensa por isso”.

Timo Bernhard (carro número 17): “Parabéns para o que nossos companheiros do carro número 19 fizeram – grande trabalho, grande corrida. Nós fomos bem, mas nunca o suficiente para compensar o atraso que a punição causou. Em relação à minha breve incursão pela caixa de brita: todo mundo concordou que os carros mais lentos ficariam na trajetória de corrida, mas aquele cara decidiu mudar sua linha sem aviso prévio. Para evitar a colisão eu tive que abrir e ir para a caixa de brita. Nada de grave aconteceu, mas este tipo de incidente pode causar muitos problemas. Mas são coisas de corrida e a pista está lá para todos nós”.

Brendon Hartley (carro número 17): “Na última volta eu tinha lágrimas nos olhos. Todos nós trabalhamos muito duro para obter este resultado. Subir ao pódio foi um sonho tornado realidade. É inacreditável. Estou muito orgulhoso de que dois Porsches ganharam. Sinto-me feliz por cada pessoa aqui”.

Mark Webber (carro número 17): “Os caras no carro número 19 fizeram um grande trabalho. Todos os três foram excepcionais durante 24 horas. Especialmente à noite, o número 19 foi rápido. É um grande dia para a Porsche. Tivemos uma corrida tranquila, mas no final não fomos rápidos o suficiente. Brendon e Timo fizeram um grande trabalho. Estamos muito orgulhosos pela Porsche. Se não pudéssemos vencer, obviamente queríamos que a vitória ficasse com a equipe”.

Romain Dumas (carro número 18): “Este é um grande sucesso para a Porsche. Infelizmente, nós não fizemos uma boa corrida com o nosso carro porque tivemos alguns problemas. Mas o mais importante é que provamos que a Porsche pode vencer. Esse era o objetivo principal. Com certeza não foi fácil para nós. Mas isso faz parte do jogo. Este sucesso é uma grande recompensa para todos os esforços que nós tivemos desde o final de 2012”.

Neel Jani (carro número 18): “Hoje não foi uma corrida para os pilotos do número 18 hoje, mas terminamos e pelo menos somamos alguns pontos no campeonato. Para a Porsche, este 1-2 é simplesmente fantástico”.

Marc Lieb (carro número 18): “Este é um grande dia para toda a equipe e para a Porsche. Estou muito orgulhoso por fazer parte disso. Parabéns aos tripulantes do 19 e do 17. Uma dobradinha para a Porsche em Le Mans é realmente grandioso. Nós esperávamos mais para os pilotos do nosso carro, mas não era nosso dia. No entanto, vamos festejar nesta noite”.

Earl Bamber (carro número 19): “É uma sensação incrível. Desfrutei cada ida para a pista. Foi um longo, longo dia antes de dirigir à noite e, em seguida, novamente na parte da manhã. Eu só tive uma pausa muito pequena. Mas eu não estou cansado – estou repleto de adrenalina agora. Pensei que havia ouvido barulhos estranhos no carro. Mas, é claro, você imagina todo tipo de ruído se está no seu caminho de ganhar Le Mans”.

Nico Hülkenberg (carro número 19): “Desfrutei cada momento, estes carros são muito divertidos de pilotar, e de estar em uma pista longa como esta. O ritmo era muito alto, e isso não é o que você espera de corridas de endurance. Especialmente à noite, quando as temperaturas baixaram um pouco, o carro estava fantástico de dirigir. Claro, não achei que eu viria aqui e deitaria e rolaria nesta corrida: seria bobagem, porque há muito desafios nessa corrida. No entanto, nós fizemos isso, e nós fizemos isso juntos”.

Nick Tandy (carro número 19): Este é um dia fantástico. É difícil pensar que agora eu sou um vencedor de Le Mans com a Porsche”.

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