terça-feira, 27 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Em 10 anos, acidentes envolvendo motociclistas tiveram aumento de 280%

Um dado triste vem preocupando as autoridades e a população: cresceu o número de acidentes de trânsito causados por motocicletas. Uma pesquisa realizada entre os anos de 2004 e 2014 mostram que o percentual de acidentes subiu para 280% no Brasil inteiro.

Muitas pessoas aderiram às motos pela praticidade e agilidade que elas proporcionam, mas se esquecem de tomar algumas precauções básicas. O HC em Movimento, um programa de prevenção de acidentes do Hospital das Clínicas de São Paulo, traçou o perfil das pessoas que sofrem acidentes causados por motos e constatou que a maioria é composta por adultos de 18 a 30 anos.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, muitos motoboys circulam em alta velocidade para cumprir seus horários e acabam sendo vítimas de alguma fatalidade por este motivo. E ainda existem aqueles que não utilizam equipamentos de segurança fundamentais, como o capacete e calçados adequados. Saiba como se proteger:

Capacetes – Os capacetes são a prioridade número um. Eles protegem a nuca e o rosto numa eventual queda. Escolha modelos fechados, mas que não fiquem muito justos, e que tenham uma viseira resistente.

E se for usar óculos dentro do capacete, prefira os que são feitos de acetato (um tipo de plástico), pois não oferecem nenhum risco ao rosto se forem prensados.

Roupas reforçadas – Jaquetas de couro e jeans especiais ajudam a proteger o corpo de machucados por serem materiais bem resistentes. Alguns modelos também suportam chuvas amenas.

Jamais utilize calçados abertos para pilotar. Sempre use tênis e botas sem cadarços para evitar que se enrosquem na motocicleta.

Respeite a Lei Seca – Na época em que as regras mais severas da Lei Seca foram implantadas, em janeiro de 2013, houve um intenso debate em relação à rigidez, pois o limite do bafômetro, que era equivalente a 0,1 miligrama de álcool por litro de ar passou a ser de 0,05 mg/l.

Apesar da grande polêmica que se criou em torno do assunto, a medida veio para melhorar a vida dos brasileiros, já que conseguiu alertar a população sobre os perigos de dirigir sob efeito do álcool.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn