quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Magneti Marelli inaugura cinco fábricas em Pernambuco

Grupo Magneti Marelli inicia uma nova e importante fase de sua história no Brasil, com a inauguração de unidades industriais no estado de Pernambuco.

- Publicidade -

São cinco fábricas, organizadas como MMH (soldagem e montagem de sistemas de suspensão, produção de tanques plásticos de combustível, montagem do conjunto de pedais e sequenciamento do Sistema de Exaustão) MM Stamping & Welding (estampagem de componentes estruturais e de suspensão e soldagem de subchassi), FMM (joint venture com a Faurecia), SPMM (joint venturecom a Sole Prima).

Construída em um terreno de 276 mil metros quadrados destinado ao Suppliers Park – área da FCA reservada a fornecedores -, as fábricas da Magneti Marelli contam com uma área construída de 130 mil metros quadrados. As unidades industriais são equipadas com máquinas de última geração, com destaque para o maquinário de estamparia, exclusiva em unidades da Magneti Marelli no Brasil.

Atualmente, a sistemista conta com mais de mil colaboradores nas plantas de Goiana e Cabo de Santo Agostinho. A expectativa é chegar a cerca de três mil até 2017, quando estará operando em sua capacidade máxima, acompanhando a demanda de produção da FCA.

“Mesmo com o atual cenário do setor automotivo, a Magneti Marelli acredita no mercado nacional. Prova disso é o investimento da empresa em Pernambuco, mais um estado a receber fábricas da companhia no Brasil, que, além da Itália, é o único país a manter todas as unidades de negócios do grupo”, declara Olivier Philippot, presidente da Magneti Marelli para a América Latina.

- Publicidade -

Joint Ventures – Uma novidade do grupo Magneti Marelli no Brasil está ligada às parcerias que a empresa acaba de oficializar no Suppliers Park da FCA com a Faurecia (FMM) e Sole Prima (SPMM), dentro de um escopo exclusivamente industrial e unicamente para essa operação.

As joint ventures são basicamente focadas em troca de tecnologia e know how das empresas no desenvolvimento e produção de componentes plásticos como, por exemplo, painel, console central, para-choques traseiro e dianteiro, no caso da FMM, e protetor de cárter, painéis de porta, colunas internas, tampa interna do porta-malas, molduras externas, caixas de roda, entre muitos outros, no caso da SPMM.

Sistemas de Exaustão – Como parte da MMH nessa operação, a unidade industrial está localizada na cidade de Cabo de Santo Agostinho, litoral no estado, equipada com o que há de mais moderno no mercado mundial em termos de fabricação de sistemas de exaustão.

Trata-se da segunda fábrica de sistemas de exaustão do Grupo no Brasil (a primeira está localizada em Amparo, no interior de São Paulo), e vai abastecer a fábrica de Goiana, além de outras montadoras instaladas em locais próximos. “Com a expansão das operações e atividades da Magneti Marelli no país, o Grupo passará a contar com 15 unidades produtivas e 11 mil colaboradores, reafirmando a posição de uma das principais empresas sistemistas do mercado automotivo nacional”, finaliza Olivier Philippot.

Magneti Marelli – A Magneti Marelli desenvolve e produz sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automotiva. Com 89 unidades produtivas, 12 centros de P&D e 26 centros de aplicações em 19 países, 38.000 colaboradores e faturamento de € 6,5 bilhões em 2014, o Grupo fornece para as principais montadoras na Europa, Américas do Norte e do Sul e Ásia. Suas áreas de negócio são Sistemas Eletrônicos, Iluminação, Controle Motor (Powertrain), Sistemas de Suspensão e Amortecedores, Sistemas de Exaustão, Aftermarket (peças e serviços para o mercado de reposição), Componentes Plásticos e Módulos e Motorsport. Magneti Marelli é parte da FCA.

- Publicidade -

No Brasil desde 1978, a empresa conta com 8,1 mil colaboradores e é líder de mercado em amortecedores, sistemas de injeção eletrônica e escapamentos, atuando também nos segmentos de faróis e lanternas, quadros de instrumentos, telemática, navegadores GPS, sistemas de suspensão e módulos e componentes plásticos, dentre uma série de outros produtos. É dona de marcas consagradas no mercado, como Cofap e Automotive Lighting, e possui no País 10 unidades produtivas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento, localizados em Minas Gerais (Contagem, Itaúna e Lavras) e São Paulo (Amparo, Hortolândia, Santo André e Mauá). No Brasil, faturou R$ 2,6 bilhões em 2014.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais