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Continental apresenta projeto inovador de partida a frio

Inovação no desenvolvimento de tecnologias limpas e soluções para o aprimoramento da eficiência energética de veículos e combustíveis são os focos do projeto desenvolvido pela Continental em parceria com a Umicore, fabricante de catalisadores automotivos, e a Mahle, que produz componentes para motores. Os resultados serão apresentados durante o Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA), que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, em São Paulo (SP).

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O projeto inovador que alia sustentabilidade à tecnologia foi desenvolvido no Brasil e conta com a expertise da Continental, uma das maiores fornecedores mundiais da indústria automotiva, no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento eletrônico do motor.

Nesta parceria, a sistemista é responsável pelo desenvolvimento da ECU (Gerenciamento Eletrônico do Motor, na sigla em inglês), do corpo de borboletas e do injetor, além da calibração e otimização de todo o sistema.

Alinhado às necessidades e novas diretrizes das montadoras, o projeto vem de encontro com a meta de reduzir ao máximo a emissão de poluentes e o consumo de combustível e, com isso, atender às exigências do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) e aos anseios da sociedade por veículos mais econômicos e limpos.

“O projeto foi desenvolvido para o mercado nacional em função da utilização de etanol hidratado como combustível. Apesar de não significar uma parceria comercial entre as três empresas, os estudos viabilizam que o produto final tenha um custo competitivo e gere novos sistemas e estratégias”, avalia Alexandre Rezende, Diretor de Engenharia de Desenvolvimento da Divisão Powertrain do Grupo Continental.

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“A Continental mais uma vez inova como sistemista e traz ao mercado brasileiro um projeto de ponta focado em eficiência energética e no desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a preservação do meio ambiente”, completa.

A aplicação e os testes necessários para o desenvolvimento deste projeto do sistema de partida a frio aquecido foram realizados no Centro Tecnológico da Divisão Powertrain da Continental, em Salto, interior de São Paulo.

Com estrutura completa para a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores, o parque industrial atende os atuais padrões internacionais de consumo de combustível e emissões.

O laboratório de testes da fabricante reúne os principais recursos e tecnologias do portfólio de Powertrain, tornando a Continental referência no fornecimento de sistemas de gerenciamento de motor, sensores e atuadores, e módulos de fornecimento de combustível.

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