O novo Cabriolet é o sexto modelo da atual família do Classe S e o primeiro conversível premium lançado pela Mercedes-Benz desde 1971. Ele apresenta um design diferenciado e exclusivo, além da tecnologia de ponta e um conceito de proteção contra o vento, que inclui o controle inteligente de climatização para conversíveis.
Este elegante modelo esportivo terá sua apresentação mundial no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha.
Durante o evento a versão esportiva do novo Classe S também será apresentada. O Mercedes-AMG S 63 4MATIC Cabriolet possui motor de 5,5 litros biturbo, que gera potência de 585 cv e torque máximo de 900 Nm.
Ele traz de série a tração integral permanente AMG Performance 4MATIC com divisão de torque privilegiando o eixo traseiro e acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
“Depois de um intervalo de 44 anos, podemos oferecer novamente para os aficionados da Mercedes-Benz um automóvel conversível na Classe S. O novo Classe S Cabriolet simboliza toda nossa paixão por uma mobilidade exclusiva, individual e atemporal, que compartilhamos com nossos clientes”, ressalta Ola Källenius, membro do Conselho da Daimler AG, responsável pela área de vendas Automóveis da Mercedes-Benz.
Soluções inovadoras, como a estrutura do compartimento de bagagem feita de alumínio e magnésio, assim como o assoalho traseiro de alumínio, permitiram reduzir o peso da carroceria ao mesmo nível do Classe S Coupé.
Com relação aos itens de conforto, o sistema automático de proteção contra o vento AIRCAP (reduz a turbulência de ar e nível de ruído interno), o sistema AIRSCARF de aquecimento ao nível do pescoço, o aquecimento dos bancos também na traseira, além do controle climático inteligente fazem do modelo um dos mais sofisticados do mundo. Diferentemente dos sistemas convencionais, a climatização é controlada de forma totalmente automática.
Isto quer dizer que o motorista não precisa escolher um modo para capota fechada ou capota aberta, nem que é necessário memorizar uma determinada temperatura para cada uma dessas condições.
Uma apaixonante atenção aos detalhes também se destaca no projeto do compartimento de bagagem: quando a capota de tecido é aberta, é dobrada separadamente numa área específica, o que a separa do restante do espaço do bagageiro por uma cobertura retrátil operada eletricamente, que envolve o teto de tecido.
Esta partição do compartimento de bagagem se estende automaticamente durante a abertura da capota. Quando a capota é fechada, a divisória do porta-malas pode ser recolhida pelo toque de uma tecla no painel interno da tampa do bagageiro, aumentando assim a disponibilidade de espaço para bagagem.
Outras vantagens oferecidas são o fechamento remoto eletro hidráulico de série e a abertura de comunicação para carga entre o bagageiro e o interior do veículo.
Design de grande destaque
O novo Classe S Cabriolet é um dos veículos mais bonitos e exclusivos da Classe S em todos os tempos e traduz o conceito de luxo moderno.
A peça central da parte dianteira é a grade do radiador preta em diamante (versão S 500) apresentando a estrela da Mercedes-Benz e uma travessa única em prata com insertos cromados. O capô acrescenta mais detalhes dinâmicos, com suas poderosas linhas. O sistema opcional LED Intelligent Light System demonstra a elegância do modelo , com sofisticados cristais Swarovski nas lanternas indicadoras de direção e luzes de condução diurna.
O design lateral do Classe S Cabriolet apresenta um excitante perfil dinâmico no estilo de um cupê quando a capota está fechada. Entre os itens mais marcantes da lateral estão a baixa área envidraçada, a linha da parede lateral descendo para a traseira e as janelas laterais que podem ser totalmente recolhidas.
A tecla no console central pode ser utilizada para abrir e fechar a capota de tecido com o veículo em movimento a até 60 km/h. A abertura ou fechamento tomam cerca de 20 segundos e podem ser comandados de fora do veículo pela chave eletrônica.
A traseira reforça a impressão de largura do modelo por suas finas lanternas em LED e dos ombros musculosos. Quando fechada, a capota de tecido com janelas de vidro se funde harmoniosamente à vista traseira. A cobertura do compartimento da capota é emoldurada como um largo elemento cromado.
O para-choques traseiro com seção inferior com aparência de difusor, dois aros visíveis das ponteiras de escapamento e um elemento decorativo cromado horizontal acrescenta um toque esportivo.
A estrela da Mercedes-Benz é articulada e desempenha várias funções: serve de maçaneta para abertura manual da tampa do porta-malas e também como cobertura para a câmera de ré e a câmera opcional de 360°.
Por dentro, o Classe S Cabriolet apresenta uma luxuosa linguagem de design esportivo, juntamente com materiais requintados, compondo um conjunto interior excepcional.
A escolha cuidadosa das combinações de cores e materiais e os controles de alta qualidade em metal verdadeiro ou aparência de cromo reforçam o caráter altamente exclusivo do veículo. Os materiais apresentam o mais alto padrão de manufatura e são confeccionados à mão.
Diminuição nos níveis de ruído
Com um coeficiente aerodinâmico de 0,29 Cd (versão S 500), a Mercedes-Benz estabelece um novo parâmetro no segmento com o Classe S Cabriolet. As excelentes características de fluxo de ar são consequência, por exemplo, da concepção do revestimento sob a carroceria abrangendo o compartimento do motor e o assoalho principal, a ampla blindagem do eixo traseiro, os defletores das rodas otimizados, o formato dos espelhos externos e a distribuição bem balanceada de forças entre os eixos dianteiro e traseiro.
Como fiel irmão do Classe S Coupé – o automóvel produzido em série com o interior mais silencioso do mundo – o modelo conversível com quatro lugares também oferece um excelente conforto relacionado ao ruído. A capota acústica de tecido com três camadas é equipamento de série.
A concepção da carroceria, o conceito de selagem das portas e o duplo envernizamento também são cruciais para garantir o baixo nível de ruído no interior. Além do conforto acústico, os engenheiros aerodinâmicos também dedicaram atenção especial para manter o interior livre de correntezas.
Propulsão, suspensão e segurança ativa
O motor V8 do S 500 Cabriolet tem potência de 455 cv e atinge o torque máximo de 700 Nm a partir de 1.800 rpm. Em termos de potência máxima e consumo de combustível, o motor V8 biturbo AMG 5,5 litros, que equipa a versão superesportiva do modelo, é um dos V8s de série mais eficientes do mundo.
Com potência de 585 cv e 900 Nm de torque, ele atende às mais altas exigências. O mesmo ocorre com o desempenho: o Mercedes-AMG S 63 Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h., tendo também como item opcional a velocidade limitada em 300 km/h.
O Classe S Cabriolet é equipado de série com a suspensão AIRMATIC semiautomática a ar, que proporciona controle variável do amortecimento.
O sistema pode ser regulado para um comportamento mais esportivo ou mais orientado ao conforto, de acordo com o gosto pessoal. O eixo dianteiro com quatro braços impressiona pelo alto nível de conforto de rodagem, além da ação precisa da suspensão.
Como o sedã Classe S e o Coupé, o novo Cabrio é oferecido com numerosos sistemas de assistência que tornam o ato de dirigir ainda mais confortável e seguro.
Os sistemas de direção inteligente incluem os freios PRE-SAFE com detecção de pedestres, o DISTRONIC PLUS, com assistente de direção (Steering Assist) e piloto automático ativo Stop & Go Pilot (que mantém a distância do veículo que vai à frente), Brake Assist BAS PLUS com assistência em cruzamentos, o Active Lane Keeping Assist (assistente de manutenção ativo de faixa de rolamento), Adaptive High-beam Assist Plus (assistente de farol alto adaptativo) e o Night View Assist Plus (assistente de visão noturna).
Além de uma função de alerta para distância e colisão, em conjunto com o Adaptive Brake Assist, que protege contra colisões já em velocidades tão baixas como 7 km/h, o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS presente de série também traz uma função adicional: quando o risco de colisão persistir e o motorista não reagir, o sistema pode efetuar a frenagem automática em velocidades de até 100 km/h, reduzindo assim a gravidade das colisões com veículos mais lentos ou parados.
O sistema também freia na presença de veículos parados em velocidades de até 50 km/h e pode evitar colisões traseiras a até 40 km/h.
O sistema preventivo PRE-SAFE de proteção aos ocupantes foi aperfeiçoado e passa a chamar-se PRE-SAFE PLUS. O PRE-SAFE PLUS pode reconhecer a iminência de uma colisão traseira e avisar os veículos que vem atrás ativando as luzes de alerta traseiras em alta frequência.
Quando o perigo de uma colisão persistir, o sistema poderá “bloquear” os freios do veículo parado antes de uma colisão traseira e ativar os tensores de cintos PRE-SAFE imediatamente antes do impacto.
AMG Lightweight Performance
A base para a personalidade superior e dinâmica da versão Mercedes-AMG S 63 Cabriolet é fornecida pela estrutura particularmente rígida da carroceria, que apresenta soluções inovadoras como a estrutura do porta-malas feita de magnésio.
O aumento de peso que é normal no projeto de um conversível foi limitado pelo uso de uma bateria leve, de íons de lítio, das rodas AMG de liga leve produzidas por um sofisticado processo de forja e pelo sistema de freios AMG de alta performance de material composto, com peso otimizado.
Além disso, uma grande parte da estrutura e da seção frontal são feitas de alumínio, assim como a traseira do veículo.
Sistema de escapamento com flaps de exaustão automáticos
O S 63 Cabriolet também se adapta à preferência individual do motorista quanto ao som do motor, que pode variar desde emocionante e esportivo até uma alternativa mais comedida, apropriada para longos percursos. O sistema de escapamento tem flaps controlados por computador nos dois silenciadores traseiros. Quando a transmissão está no modo “C” (Controlled Efficiency – eficiência controlada), os flaps se mantém fechados a maior parte do tempo, tornando mais discreto o som do oito-cilindros biturbo. Nos modos “S” (Sport) e “M” (Manual), os flaps se abrem mais cedo e mais livremente, especialmente se o motorista tiver um estilo de direção mais dinâmico. O resultado é uma emocionante sonoridade, típica da AMG.
Individualidade: Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas
A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas combina perfeitamente com o motor V8 biturbo. Máxima agilidade e dinamismo são as duas principais qualidades dessa transmissão, que é usada exclusivamente pela AMG. O condutor pode configurar seu acerto pessoal, dependendo de seu estilo de direção. Há três modos para escolher: “C” (Eficiência Controlada), “S” (Sport) e “M” (Manual). A função ECO start/stop é equipamento de série e é ativada pelo modo de transmissão “C”.
Os modelos:
S 500 Cabriolet | Mercedes-AMG S 63 Cabriolet | |
Cilindrada (cm³) | 4.663 | 5.461 |
Potência (cv) | 455 | 585 |
Torque máximo (Nm/rpm) | 700/1.800-3.500 | 900/2.250-3.750 |
Peso em ordem de marcha (normas DIN/EC) | 2.115 | 2.185 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,6 | 3,9 |
Velocidade máxima *(km/h) | 250 | 250 |