O que acontece quando uma doença que mata mais de 1.300 homens por dia encontra motocicletas clássicas? Resposta: o “Distinguished Gentleman’s Ride” (“DGR”), um evento global de motos que está abrindo caminhos para a cura do câncer de próstata e do qual a Triumph Motorcycles é patrocinadora oficial.
No próximo dia 27 de setembro, mais de 30.000 damas e cavalheiros, elegantemente vestidos, em mais de 400 cidades espalhadas pelo planeta, pilotarão suas motocicletas café racers, bobbers, scramblers e outros modelos clássicos para alertar sobre a saúde dos homens e arrecadar fundos para a cura do câncer de próstata.
No Brasil, o evento acontecerá em 11 cidades que possuem concessionárias da marca – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), Recife (PE) e Campinas (SP). Para consultar outras cidades que também participarão do evento ou obter mais informações, consulte o site www.gentlemansride.com.
Em 2013, para se ter ideia, mais de 11.000 participantes em 145 cidades espalhadas pelo mundo arrecadaram mais de US$ 277 mil para pesquisas do câncer de próstata.
No ano passado, mais de 20.000 participantes de 257 cidades em 58 países arrecadaram mais de US$ 1,5 milhão com o mesmo objetivo. A meta para 2015 é arrecadar US$ 3 milhões.
O conceito da DGR teve início em 2012 com uma imagem de Don Draper, do seriado de televisão “Mad Men”, montado em uma moto clássica vestindo um terno.
A imagem inspirou o piloto Mark Hawwa, aficionado por café racers, a imaginar um passeio de moto em trajes socais pelas ruas de Perth, na Austrália.
Foi decidido então que um encontro temático seria uma ót ima maneira de combater o estereótipo muitas vezes negativo dos homens em suas motocicletas e também uma ótima oportunidade de conectar diversos grupos de motociclistas.
A ideia decolou rapidamente, crescendo para o evento mundial que é hoje. Embora o foco do “DGR” seja receber donativos para contribuir com a cura do câncer de próstata, as doações não são obrigatórias para quem deseja participar do passeio.
Pelo segundo ano consecutivo, a Triumph é parceira global da organização do evento, oferecendo apoio aos participantes por meio de sua rede de concessionárias.
“Nosso objetivo é gerar uma grande mobilização e sensibilização para levantar a maior quantidade possível de recursos para ajudar a combater o câncer de próstata”, afirma Fernando Filie, gerente de Marketing da Triumph Motorcycles Brazil.