Ford está comemorando dois marcos importantes da linha Fiesta: 20 anos de Brasil e a venda de mais de 1,8 milhão de unidades no mercado brasileiro. O modelo é também o terceiro veículo mais vendido da história da Ford no mundo – atrás apenas da Série F e do Escort –, com mais de 17 milhões de unidades.
Hoje na sexta geração, a linha é conhecida pelo design, segurança, economia, tecnologia e conectividade, que lhe renderam inúmeros prêmios no Brasil. O New Fiesta Hatch, produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, criou um novo padrão no segmento de compactos premium.
A cabine de estilo “cockpit” é uma das marcas do seu design Kinetic. Outros diferenciais no segmento são o sistema multimídia SYNC com comando de voz em português, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa e 7 airbags.
Conta com duas opções de motores Sigma, ambos flex, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio e sistema de partida a frio Ford Easy Start: o 1.6 TiVCT, com duplo comando de válvulas variável, de 130 cv, e o 1.5 DOHC, de 111 cv. Além da transmissão manual IB5, oferece a avançada automática sequencial de seis velocidades e dupla embreagem.
Referência em qualidade
O New Fiesta global foi desenvolvido com a soma dos recursos mundiais da Ford e participação ativa da engenharia brasileira. Os testes de durabilidade e simulação foram feitos em laboratórios americanos, europeus e brasileiros, com o uso das mais avançadas tecnologias.
A linha é produzida em oito fábricas com padrão mundial de qualidade, utilizando o Sistema de Produção Ford, em três continentes. Além do Brasil, é fabricada no México, Alemanha, Índia, Vietnã, Tailândia e em duas instalações na China.
Para sua produção, a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo recebeu uma completa modernização, que incluiu uma linha de prensas de última geração, novas máquinas automatizadas na área de carroceria com controle de geometria a laser, uma nova tecnologia de pintura com tinta de alto teor de sólidos e checagem automática dos componentes elétricos e eletrônicos de 100% dos veículos.
Marcos históricos
1995 – Início das vendas do Fiesta no Brasil (terceira geração global).
1996 – Modelo Hatch começa a ser produzido no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP. 1999 – Introdução do motor Zetec Rocam 1.0 e 1.6
2000 – Lançamento versão Sport.
2001 – Introdução da versão básica Street.
2002 – Lançamento da nova geração do Fiesta com conceito de design New Edge, produzida no Complexo Industrial Ford Nordeste, na Bahia.
2004 – Início de produção do Novo Fiesta Sedan com motor RoCam 1.6 Flex, o primeiro bicombustível da marca.
2006 – Linha introduz o motor 1.0 Flex.
2007 – Introduzida a versão Trail.
2010 – 1 milhão de unidades da Linha Fiesta (Hatch e Sedan) produzidas na Bahia. Também renovou o design e o conteúdo com a chegada da linha 2011. Lançamento do New Fiesta Sedan global no Brasil, importado do México com motor 1.6 Sigma brasileiro.
2011 – Início das vendas do New Fiesta Hatch global no Brasil, importado do México.
2013 – Início da produção do New Fiesta Hatch em São Bernardo do Campo, com nova reestilização e transmissão automática. É, pelo segundo ano consecutivo, o compacto mais vendido do mundo.
2014 – Produção do New Fiesta 100.000º no Brasil.
2015 – Linha Fiesta soma mais de 1,8 milhão de veículos vendidos no País, incluindo 240.000 unidades do New Fiesta.