sábado, 31 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Renault Duster Oroch: a picape derivada de um SUV

O Brasil entra para a história da Renault com o desenvolvimento e fabricação da primeira picape da marca no mundo. Oroch, nome vindo de uma tribo na Rússia, aposta na robustez, cabine dupla, fácil acesso com as quatro portas e no espaço interno para conquistar o cliente indeciso entre picape menores como a Strada, Saveiro, Montana, e picapes maiores como S10, Ranger, entre outras.

A aposta da Renault foi muito boa, pois a Oroch não é simplesmente a picape do SUV Duster, mas um veículo que inaugura um novo segmento estrategicamente entre as picapes compactas e as médias, unindo as características de ambas, que passou por transformações para cumprir seu papel.

- Publicidade -

Apesar do mesmo visual por fora (até a porta traseira) e por dentro (painel), ambos têm largura igual (1,56 m) e quase a mesma altura: a picape tem 1 cm a menos (1,62 m), a Oroch é bem mais comprida: tem 30 cm a mais do que o SUV (4,70 m) e distância entre eixos de 2,81 m, 15 centímetros a mais que a do utilitário.

Derivada do SUV Duster, a picape fabricada em São José dos Pinhais (PR) foi desenvolvida pela RTA (Renault Tecnologia Américas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.

Como resultado deste desenvolvimento, o modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões, entre-eixos maior em relação ao Duster e dirigibilidade aprimorada para oferecer uma condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada.

- Publicidade -

No total, foram 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.

A Duster Oroch chega como opção para quem procura liberdade e não abre mão de espaço interno e da versatilidade de uma picape, seja para o trabalho ou para o lazer.

As linhas da Renault Duster Oroch são assinadas pelo Technocentre da Renault, na França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL), o único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano, localizado em São Paulo.

- Publicidade -

O visual é moderno e carrega robustez, inspirado nas formas do show car Duster Oroch, picape conceitual que foi o grande destaque do Salão do Automóvel de São Paulo de 2014.

A traseira da picape com desenho harmônico valoriza a caçamba de grandes dimensões e a robustez do veículo.

A Renault Duster Oroch será vendida em três versões e com duas opções de motores: 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex que equipam o SUV Duster.

Ambos recebem nota “A” em consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas, variando de acordo com a motorização, e com relações específicas.

Veja os detalhes de cada versão:

– Expression 1.6 (câmbio manual de 5 marchas) – R$ 62.290:  inclui direção hidráulica, vidros elétricos, alarme, travas elétricas, volante com comandos de áudio e telefone, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve, rádio CD/MP3 com 4 alto-falantes, USB e Bluetooth (para atender chamadas no celular sem segurar o aparelho), banco do motorista com regulagem de altura, travamento automático das portas, barras no teto, santantônio e protetor de caçamba. Opcionais: retrovisores externos com regulagem elétrica e faróis de neblina.

– Dynamique 1.6 (câmbio manual de 5 marchas) – R$ 66.790: adiciona central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando de 1 toque. Opcionais: bancos em couro, protetor frontal com faróis adicionais, alargador de para-lamas, capota marítima e grade de proteção do vidro traseiro.

– Dynamique 2.0 (câmbio manual de 6 marchas) – R$ 70.790: mesmos itens da Dynamique 1.6.

Como acessórios, há suporte de bicicleta para caçamba e barra de teto transversal, para bicicleta, prancha, etc.

A picape oferece toda a conectividade e conforto que já são referências da Renault no mercado, como Media NAV Evolution, sensor de ré, piloto automático e computador de bordo.

Além de uma linha completa de acessórios para aumentar ainda mais a versatilidade de uso, como extensor de caçamba, barras transversais no teto, suporte de bike ou prancha, câmera de ré, entre outros.

Primeiras impressões – Já entrou no Duster? Então você já entrou na Oroch. Posição de dirigir, controles, visibilidade considerando que agora é uma picape e manutenção do “estilo” Renault de ser, como por exemplo o ajuste do retrovisor ser feito pelo botão embaixo do freio de mão.

A central multimídia tem todas as funções básicas, incluindo GPS, e é de fácil navegação, com tela sensível ao toque que é operada sem grandes esforços.

O posicionamento é que poderia ser melhorado em ambos – Duster e Oroch – para permitir melhor visibilidade do motorista, principalmente do GPS.

O GPS exibe condições de trânsito em tempo real via rádio, o que não exige uma conexão com a internet.

Para a versão que promete ser o carro-chefe da Renault, a motorização 1.6 litro que produz 115 cavalos de potência (com etanol) tem mais dificuldade para enfrentar subidas e retomadas durante nossa avaliação. Mesmo descarregada, são 1.292 kg de peso, ou seja, 11,24 cavalos de potência por quilograma.

Enquanto não é oferecida como 4×4, o que deve acontecer em breve, a Duster Oroch já apresenta a suspensão do irmão mais novo, tipo multilink do Duster 4×4, com braços independentes e que foram reforçados, garantindo um bom comportamento na maciez da condução e controle do modelo.

A direção é hidráulica e com certeza, a opção de elétrica seria ainda mais interessante. Mesmo assim não há dificuldades durante as curvas ou mesmo em altas velocidades. O modelo não oferece controle de tração e de estabilidade.

A versão 2.0 litros agrada em cheio. Bom comportamento dinâmico e motor sempre pronto. Em algumas situações, basta “encher” o motor que o desempenho fica ainda melhor.

Sem concorrentes esse ano no mercado nacional, a picape Oroch vai sim conquistar clientes que procuram um veículo funcional, com bom espaço interno, quatro portas, cinco passageiros e ainda capacidade de carga, com preço convidativo quando consideramos os concorrentes.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008