sexta-feira, 26 julho , 2024
28 C
Recife

BMW Group atinge novos recordes em receitas e lucratividade

O BMW Group continua com um bom desempenho no ano apesar de um ambiente de mercado instável globalmente. O grupo atingiu novos recordes em termos de volume de vendas, receitas e lucratividade no terceiro trimestre de 2015. Esses indicadores de performance também melhoraram no período de nove meses, com novos recordes estabelecidos em cada caso.

“Continuamos a vislumbrar um curso de crescimento rentável, com os números reportados mantendo a tendência de crescimento nesses primeiros nove meses do ano”, comentou Harald Krüger, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

- Publicidade -

As vendas mundiais no terceiro trimestre dos veículos das marcas BMW, MINI e Rolls-Royceaumentaram 6,9% para 545.062 unidades (2014: 509.669 unidades), estabelecendo um novo recorde para o período. Com a ajuda de condições comerciais favoráveis, as receitas do grupo subiram 14% para € 22,34 bilhões (2014: € 19,60 bilhões).

Esse bom desempenho ajudou o lucro antes do resultado financeiro (EBIT) a aumentar 4,3% para € 2,35 bilhões (2014: € 2,25 bilhões). Por conta disso, o lucro antes dos impostos (EBT) do grupo aumentou 12,8% para € 2,26 bilhões (2014: € 2 bilhões). Em linha com esses números, o lucro líquido do grupo no terceiro trimestre foi de € 1,57 bilhão, consideravelmente maior do que um ano antes (2014: € 1,31 bilhão; + 20,5%).

 O EBT do Group excede a marca de € 7 bilhões pela primeira vez no período de nove meses do ano

- Publicidade -

O volume de vendas do BMW Group nos primeiros nove meses do ano aumentou 7,5% para1.644.810 unidades (2014: 1.529.880). Condições comerciais favoráveis ajudaram as receitas do grupo a crescerem 16,4% para € 67,19 bilhões (2014: € 57,74 bilhões).

O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) para o período de nove meses aumentou 6,5% para € 7,4 bilhões (2014: € 6,94 bilhões).

Apesar do menor resultado dos investimentos, parcialmente refletindo a normalização em andamento no mercado chinês, o lucro antes dos impostos (EBT) aumentou 4,3% para €7,11 bilhões (2014: €6,81 bilhões) e ultrapassoua marca de € 7 bilhões pela primeira vez em um período de nove meses do ano.

- Publicidade -

O lucro líquido atingiu o valor de € 4,84 bilhões e, portanto, aumentou 6,8% considerando o recorde do ano anterior (€ 4,53 bilhões).

“Considerando que a tendência de crescimento dos nossos negócios se mantém, nós permanecemos com metas ambiciosas para o ano e pretendemos alcançar novos recordes para o volume de vendas, receitas e lucros”, explicou Friedrich Eichiner, Membro do Conselho de Administração da BMW AG e CFO da companhia.

Segmento de automóveis: margem EBIT dentro da meta

As receitas do terceiro trimestre para o setor automotivo cresceram 15,6% para € 20,97 bilhões (2014: € 18,14 bilhões), refletindo o consistente desempenho de vendas e condições comerciais favoráveis. O EBIT melhorou em 12,7% para € 1,91 bilhão (2014: € 1,69 bilhão). A margem EBIT atingiu 9,1% (2014: 9,4%) e, portanto, dentro da meta de 8 a 10%.

Por conta de um melhor resultado financeiro, o resultado antes dos impostos do segmento de automóveis aumentou para € 1,84 bilhão (2014: €1,43 bilhão;+ 29%). O retorno antes dos impostos sobre as vendas foi de 8,8% (2014: 7,9%).

As receitas do segmento nos nove meses do ano cresceram 15,6% para €61,51 bilhões(2014: € 53.20 bilhões). O EBIT subiu ligeiramente, 1,6%, de € 5,43 bilhões para € 5,52 bilhões. A margem EBIT encerrou em 9% (2014: 10,2%) durante o período de nove meses do ano e, portanto, dentro da meta de 8 a 10%.

O lucro antes dos impostos, em € 5,32 bilhões, está em um nível semelhante ao registrado no ano anterior, gerando um retorno antes dos impostos sobre as vendas de8,7% (2014: 10%).

A marca BMW registrou uma nova alta no volume de vendas no terceiro trimestre atingindo 463.739 unidades (2014: 433.145 unidades; + 7,1%). O volume de vendas para o período de nove meses do ano cresceu em 5,8% para 1.395.780 unidades (2014: 1.319.492 unidades). As vendas da marca foram impulsionadas por diversos modelos, com destaque para os modelos da linha BMW X, bem como as Séries 2 e 4.

No período dos nove meses do ano, foram comercializadas 110.066 unidades (2014: 21.047 unidades) do BMW Série 2, um recorde impulsionado pelas vendas do novo BMW Active Tourer e da versão Conversível. As vendas do Série 4cresceram para 114.151 unidades (2014: 81.876 unidades; + 39,4%).

A demanda pelos vários modelos da família BMW X permanece forte.  As vendas nos nove meses do BMW X5 cresceram em 19,8% para 125.739 unidades (2014: 104.997 unidades). O volume de vendas do BMW X6 cresceu ainda mais rápido, atingindo 32.857 unidades (2014: 23.394 unidades).

O BMW X4, lançado cerca de um ano atrás, registrou vendas no período de 40.920 unidades (2014: 7.199 unidades). A submarca BMW i também continua a progredir, com vendas quase dobrando para 20.576 unidades (2014: 10.540 unidades). Um impulso maior em termos de vendas é esperado no final do ano em função do recente lançamento do novo BMW Série 7.

 

A marca MINI registrou um aumento no volume de vendas de 6,4% no terceiro trimestre, com vendassaltando para 80.488 unidades (2014: 75.633 unidades). A venda nos nove meses do ano subiu 18,7% para um novo recorde de 246.426 unidades (2014: 207.529 unidades). Os crescimentos mais destacados foram registados para os modelos MINI Hatch 3 e 5 portas, cujas vendas quase dobraram, atingindo um total de 162.791 unidades (2014: 83.508 unidades). Um novo crescimento em vendas deve ser impulsionado pelo lançamento recente do novo MINI Clubman, já disponível em alguns mercados desde o final de outubro.

 

A Rolls-Royce Motor Cars obteve sua segunda melhor performance de vendas nos nove meses do ano até hoje, apesar da desaceleração do mercado de luxo na China. A marca entregou 2.604 unidades para clientes de janeiro a setembro (- 8,9%). As vendas mundiais no terceiro trimestre totalizaram 835 unidades (2014: 891 unidades; – 6,3%). Com exceção da China, as vendas mundiais estão equilibradas e em conformidade com as expectativas, sendo que a empresa continua a planejar o crescimento sustentável da marca em longo prazo.

 

Recordes de vendas por região nos primeiros nove meses do ano

A fim de manter a sua estratégia de crescimento rentável, o BMW Group continua empenhado em alcançar uma distribuição equilibrada das vendas globais nas três principais regiões de vendas do mundo – Europa, Ásia e Américas – com o objetivo de evitar a excessiva dependência de mercados individualmente.  Em conformidade com essa estratégia, um crescimento no volume de vendas foi registrado em todas as regiões para o período de janeiro a setembro.

Os primeiros nove meses de 2015 registraram um ótimo desempenho na Europa, com vendas aumentando em 10,3% para 731.637 unidades (2014: 663.407 unidades). O volume de vendas na Alemanha durante esse período aumento em 5,3% para 208.614 unidades (2014: 198.083 unidades).

A Grã-Bretanha – quarto maior mercado do BMW Group – alcançou um aumento de 13,8% para 171.472 unidades (2014: 150.626 unidades) no período, enquanto o número de veículos vendidos na França subiu 19,6% para 56.238 unidades (2014: 47.004 unidades). O volume de vendas na Itália aumentou 11,5% para 50.895 unidades (2014: 45.666 unidades).

As vendas de veículos BMW e MINI na Ásia cresceu 4,2% para 503.160 unidades (2014: 482.718 unidades) para o período de nove meses do ano, incluindo um aumento de 1,9% nas vendas em território chinês para 342.920 unidades (2014: 336.499 unidades). As vendas no período no Japão subiram 9,8% para 50.613 unidades (2014: 46.109 unidades).

Um bom desempenho também foi registrado para a região das Américas, com vendas de veículos do BMW Group subindo para 361.562 unidades (2014: 337.852 unidades) de janeiro a setembro, um aumento de 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Nos EUA, o volume de vendas aumentou 7% para 295.728 unidades (2014: 276.491 unidades).

Segmento de motocicletas estabeleceu novos recordes

O segmento de motocicletas definiu um novo recorde para o trimestre, com o volume de vendas aumentando em 16,3% para 33.993 unidades (2014: 29.239 unidades). As receitas do segmento para o período de julho a setembro cresceram em 22,7% para € 454 milhões (2014: € 370 milhões) puxadas pelo forte volume de vendas e um mix de modelos de alto valor agregado.

O EBIT melhorou para € 46 milhões (2014: € 27 milhões; + 70,4%), enquanto o lucro antes dos impostos aumentou para € 45 milhões (2014: €26 milhões; + 73,1%). Osnúmeros de lucros e volume de vendas marcam novos recordes para um terceiro trimestre. A tendência de alta nos negócios foi impulsionada pelos modelos BMW R 1200 R, R 1200 RS, S 1000 RR, S 1000 XR e F 800 R.

A BMW Motorrad também atingiu o seu melhor desempenho em nove meses em mais de 90 anos de operações, com as vendas aumentando 12,2% para 112.411 unidades (2014: 100.217 unidades). A receita do segmento aumentou 19,9% para € 1,64 bilhão (2014: € 1,37 bilhão). O EBIT melhorou atingindo € 273 milhões (2014: € 146 milhões; + 87%). O lucro antes dos impostos apresentou um cenário semelhante, com um salto de 89,5% para € 271 milhões (2014: € 143 milhões).

Segmento de Serviços Financeiros continua com um bom desempenho

O segmento de Serviços Financeiros também continuou com um bom desempenho durante o período de julho a setembro, registrando novos recordes para o terceiro trimestre. As receitas do segmento foram 7,7% superiores ao ano anterior atingindo € 5,62 bilhões (2014: €5,22 bilhões).

O lucro antes dos impostos aumentou 3,1% para € 462milhões (2014: €448 milhões) graças ao crescimento do portfólio de clientes e uma posição de risco estável.

 

As receitas para o período de nove meses do ano cresceram 16,8% para €17,83 bilhões(2014: € 15,26 bilhões). O lucro antes dos impostos aumentou para € 1,51 bilhão (2014: € 1,35 bilhão; + 12,1%).

Um total de 1.222.165 novos contratos (2014: 1.111.700 contratos: + 9,9%) foram assinados durante o período de nove meses em conjunto com os negócios de financiamento e leasing. A carteira de contratos de leasing e financiamento atual com concessionárias e clientes de varejo em 30 de setembro aumentou 7,5% para um total de 4.227.586 contratos (2014: 3.932.451 contratos).

A força de trabalho do BMW Group aumenta

O tamanho da força de trabalho da organização aumentou 5,9% em comparação com o final do terceiro trimestre do ano anterior. O BMW Group possui uma força de trabalho no mundo inteiro de 121.316 colaboradores (2014: 114.587 colaboradores) em 30 de setembro de 2015.

O BMW Group continua a recrutar engenheiros e outros trabalhadores qualificados, a fim de atender à crescente demanda do mercado por nossos veículos, mantendo o foco em inovação e desenvolvimento de novas tecnologias característico da empresa.

O BMW Group reafirma as metas para o ano

O BMW Group encara o futuro com confiança e reafirma as suas metas para 2015. Crescimento sólido e, portanto, novos resultados recordes são as metas em 2015 para o volume de vendas e o lucro antes dos impostos do grupo. O BMW Group também tem a intenção de fortalecer firmemente sua posição como o fabricante de veículos premium líder mundial ao final do ano.

 

No entanto, a escala de crescimento nos próximos meses pode oscilar, devido à concorrência agressiva nos mercados de automóveis; ao aumento dos custos com pessoal; e aos desafios relacionados com a normalização do mercado chinês.  Alguns riscos também devem ser avaliados, incluindo a situação instável do mercado russo, incertezas macroeconômicas na Europa, e a situação cada vez mais competitiva nos EUA.

O grupo prevê mais impulso aos negócios até o fim do ano em decorrência do lançamento de 15 modelos (entre novos e facelifts), assim como a previsão de desenvolvimento positivo dos mercados de automóveis em todo o mundo.

 

As receitas do segmento de automóveis devem crescer consideravelmente em 2015devido ao aumento do volume de vendas e fatores cambiais favoráveis. Reafirmamos nossa previsão de uma margem EBIT dentro de um intervalo alvo de 8 a 10% para o segmento.

O BMW Group espera que o segmento de motocicletas continue com a sua tendência ascendente, com um impulso adicional advindo de novos modelos. As vendas de motocicletas BMW ao longo do ano, como um todo, deverão crescer solidamente.

O segmento de Serviços Financeiros também deverá permanecer com um bom desempenho ao longo de 2015.  Apesar do aumento dos requisitos de capital próprio ao redor do mundo, o BMW Group prevê um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) para 2015 em conformidade com o nível do ano anterior (2014: 19,4%), mantendo-se assim à frente da meta de pelo menos 18%.

As previsões do BMW Group para o ano fiscal de 2015 se baseiam no pressuposto de que as condições políticas e econômicas globais permanecerão estáveis.

 

O BMW Group – panorama geral

 

Terceiro trimestre

2015

Terceiro trimestre

2014*

Alteração em %
Volume de vendas        
Automotivo unidades 545.062 509.669 + 6,9
Dos quais:

BMW

unidades 463.739 433.145 + 7,1
MINI unidades 80.488 75.633 + 6,4
Rolls-Royce unidades 835 891 – 6,3
Motocicletas unidades 33.993 29.239 + 16,3
Força de Trabalho1   121.316 114.587 + 5,9
Fluxo de caixa operacional do

Segmento automotivo

Milhões de euros 2.246 1.176 + 91,0
Receitas Milhões de euros 22.345 19.600 + 14
Das quais:

Automotivo

Milhões de euros 20.970 18.142 + 15,6
Motocicletas Milhões de euros 454 370 + 22,7
Serviços Financeiros Milhões de euros 5.621 5.221 + 7,7
Outras Entidades Milhões de euros 1 2 – 50
Eliminações Milhões de euros – 4.701 – 4.135 – 13,7
Lucro antes do resultado financeiro

(EBIT)

Milhões de euros 2.354 2.256 +4,3
Dos quais:

Automotivo

Milhões de euros 1.912 1.697 +12,7
Motocicletas Milhões de euros 46 27 +70,4
Serviços Financeiros Milhões de euros 465 456 +2
Outras Entidades Milhões de euros 5 31 -83,9
Eliminações Milhões de euros -74 45
Lucro antes dos impostos (EBT) Milhões de euros 2.263 2.006 +12,8
Dos quais:

Automotivo

Milhões de euros 1.845 1.430 +29
Motocicletas Milhões de euros 45 26 +73,1
Serviços Financeiros Milhões de euros 462 448 +3,1
Outras Entidades Milhões de euros 5 63 -92,1
Eliminações Milhões de euros -94 39
Imposto de renda Milhões de euros -684 -696 +1,7
Lucro líquido Milhões de euros 1.579 1.310 +20,5
Lucro por ação2 Milhões de euros 2,39/2,39 1,98/1,98 +20,7/+20,7

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão