Um dos prêmios mais cobiçado da indústria automotiva brasileira, o Carro do Ano, organizado pela Revista Auto Esporte, anunciou os vencedores entre os motores.
O Mecânica Online, com Tarcisio Dias, integra o seleto grupo de jurados na escolha do melhor motor até 2.0 e acima de 2.0 litros.
Melhor motor até 2.0 litro – A lista de finalistas contava com a motorização 1.4 TSI flex da Audi, 2.0 MultiJet da Jeep, 1.0 Flex da Nissan, 1.0 Drive-E da Volvo e o vencedor 1.0 TSI flex da Volkswagen. Para muitos a motorização do Up! já era favorita, mas a concorrência era forte.
O novo motor 1.0 TSI Total Flex produzido pela Volkswagen do Brasil é o mais avançado da fabricante no País e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível.
Com ele surge uma nova percepção sobre motorização 1.0 litro, onde desempenho (0 a 100 km/h em 9,1 segundos, com velocidade máxima de 184 km/h (etanol) combina com economia (up! TSI obteve a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km [ conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012], com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO).
O Mecânica Online produziu diversas matérias sobre o Up! 1.0 TSI.
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Melhor motor acima de 2.0 litros – Com apenas dois motores na disputa, a Audi pulou na frente e conquistou o prêmio com sua motorização 3.0 V6 da Audi, usada nos modelos A6 e A7. O propulsor concorreu pelo troféu com o 3.3 V6 da Kia.
O motor 3.0 TFSI recebeu importantes alterações e agora desenvolve 333 cv e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm.
O V6 de 2.995 cm³ utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão.
Uma nova embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e média solicitação e rotação do motor.
Dupla injeção, comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para reduzir o atrito interno são uma demonstração da tecnologia de eficiência da Audi.